O curso técnico em química atrai muitas pessoas que buscam uma capacitação rápida, com uma boa inserção no mercado de trabalho. Além disso, que pode ser cursada enquanto o estudante ainda está no ensino médio. O curso de técnico em química permite você trabalhar em diversos setores da indústria. Isso porque possui um campo de atuação muito vasto.
Diferente da graduação em Química, o curso técnico é para quem pensa em emprego no curso prazo. Se interessou? Então continue a leitura para saber tudo sobre o curso técnico em Química.
Leia mais: Faculdade ou curso técnico: o que é melhor?
Conteúdo
O curso Técnico em Química pode ser realizado por estudantes que já concluíram o ensino fundamental, e estão cursando o ensino médio e possui uma duração média de 2 anos, com uma carga horária de 1.200 horas.
Algumas instituições podem ter a duração de 1 ano, dependendo da grade curricular. Durante o curso o estudante vai encontrar aulas teóricas e também aulas práticas.
Saiba mais: Como é o curso de química, perfil e mercado de trabalho?
A grade curricular do curso é composta por matérias que auxiliam o profissional no dia a dia do mercado de trabalho, deixando-o preparado para atuar em diferentes segmentos.
Dentre elas, algumas teorias são teóricas das Ciências da Natureza, com foco em Química. Confira abaixo algumas matérias do curso:
Segundo a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a indústria química nacional tem se desenvolvido muito nos últimos tempos, chegando ao número de 167 bilhões de dólares de investimento até o ano de 2020. Isso representa mais de 2 milhões de empregos novos no mercado de trabalho.
Com o grande crescimento das indústrias no Brasil, também se fez necessário um aumento do número de profissionais da área de química. É muito comum encontrar técnicos em química trabalhando com equipes multidisciplinares, formadas por profissionais como arquitetos, economistas e engenheiros.
É muito comum encontrar os profissionais formado no curso Técnico de Química atuando em empresas de energia elétrica, industrias eletromecânicas, de materiais elétricos, de metalurgia, montadoras de instalações industriais, extração e beneficiamento de rochas, em indústrias do setor alimentício, na cadeia produtiva de petróleo e gás, no setor de agronegócios e serviços autônomos.
Além do curso Técnico em Química, existe também o Tecnólogo em Química, que é um curso superior, na modalidade técnica.
Existem diversos cursos tecnólogos na área de química. Conheça alguns deles abaixo:
O técnico em química pode atuar em processos químicos na indústria petroquímica, eletroquímica, farmacêutica e de produção. O profissional pode trabalhar no controle de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais.
Nesta área, o técnico também pode trabalhar realizando análises laboratoriais, emitindo pareceres.
Com o objetivo de prevenir e amenizar impactos, o profissional pode atuar planejando e gerenciando intervenções nos processos ambientais. É este profissional que vai coletar e analisar amostras, além de coordenador atividade em campo e em laboratório.
Também é este profissional que realiza o controle da logística e suprimentos, realizando o gerenciamento de resíduos, trabalhando em pesquisas de soluções tecnológicas, e emitindo pareceres.
O profissional de química que trabalha com alimentos, pode trabalhar gerenciando processos de beneficiamento, industrialização e na conservação de alimentos. É possível trabalhar em indústrias alimentícias, moinhos, fábricas de conservas e instituições de pesquisa.
Além disso, o profissional pode trabalhar no acompanhamento de processos, desenvolvendo novos produtos, realizando a manutenção manutenção de equipamentos, garantindo a qualidade e a preservação ambiental.
O profissional formado no curso técnico de Biocombustíveis pode atuar na cadeia de produção, na comercialização e também no uso de biocombustíveis gasosos, líquidos e sólidos. Este é o profissional que vai planejar e gerenciar matérias-primas de vários produtos e processos da cadeia produtiva.
Na área de bioquímica, este é o profissional que vai trabalhar com a promoção da sustentabilidade.
Polímeros são compostos químicos, que são utilizados na composição de diversos produtos. O profissional que atua com essa área avalia o desempenho de equipamentos e processos e aplica formulação química de polímeros, tintas e vernizes, além de desenvolver análises laboratoriais.
É também este profissional que atua no monitoramento da qualidade, e processos de reciclagem.
E aí, gostou do curso técnico em Química? Conte para nós o que achou nos comentários. Para finalizar, vale destacar as vantagens de se fazer um curso técnico, em relação aos tecnólogos e à graduação tradicional. O curso técnico permite uma inserção mais rápida o mercado de trabalho.
E, depois do curso feito e do emprego garantido, você pode buscar pela graduação e, em seguida, porque não, uma pós-graduação na área. Assim, seu currículo será bastante reconhecido no mercado de trabalho.
E não esqueça de continuar acompanhando o blog Vai de Bolsa para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre Vestibular.