tema redação enem

Tema de redação do Enem: o que pode cair e como se preparar?

  • Enem
  • 8/set/21
  • por Diógenes Manfroi de Barros

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muitas habilidades e competências de estudantes de todo o Brasil. São questões sobre as principais matérias exigidas no ensino médio e o aluno que deseja ingressar numa boa faculdade precisa dominar muitos elementos da prova. A redação é um dos mais importantes, pois vale até 1.000 pontos. Mas como estudar e antecipar o tema de redação do Enem?

Geralmente quem formula a prova leva em conta temas atuais e relevantes para a sociedade, num nível nacional ou internacional. Por isso, o aluno deve estar atento aos noticiários e prestar atenção nos acontecimentos relevantes dos últimos tempos. Isso exige dinamismo e disciplina do aluno, pois ele deve estudar as matérias do dia a dia do ensino médio, juntamente com temáticas globais.

Mas a gente sabe como esse caminho é complicado. Por isso, vamos te ajudar a entender como antecipar um tema de redação do Enem e quais as melhores formas de se preparar para escrever o texto. É bom lembrar de começar a estudar cedo e fazer tudo com calma. Bora entender como cobram o tema de redação Enem?

Leia mais: Estrutura da redação Enem: entenda como montar um texto nota 1000

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Como funciona a redação do Enem?

Antes de mostrarmos como a prova escolhe o tema, é legal lembrar da estrutura cobrada pelo exame e quais competências você precisa apresentar para tirar uma boa nota. O valor total da redação é de 1.000 pontos, mas para conseguir alcançar a meta você precisa mostrar domínio em cinco aspectos. Cada um vale 200 pontos.

Segundo o Inep, você precisa:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Com essa base de avaliação, o Enem consegue saber se você tem domínio da língua portuguesa na forma culta, se consegue formular uma base de ideias, seguindo o modelo de texto (dissertativo-argumentativo) e apresentar uma solução para o problema proposto no tema. Esse último, aliás, deve ser feito com respeito aos direitos humanos.

Como funciona a escolha do tema de redação Enem?

Quem formula a prova costuma levar em conta temas gerais, como direitos humanos, acesso à cultura, questões relacionadas ao meio ambiente ou até mesmo como a tecnologia afeta a sociedade, de forma geral. Porém, é comum abordarem temas recentes, com importância para o mundo. A questão climática, por exemplo, sempre é uma temática prevista. O uso da internet é outro, ou até mesmo as desigualdades sociais do Brasil.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Nesse caso, o importante é se manter atento e ler sobre o que rola no mundo e gera manchetes nos noticiários. Vai ser difícil prever, realmente, o tema. Mas ao ler e entender sobre situações mundiais, você está mais preparado para argumentar no texto e pode aumentar sua base de conhecimento para outros aspectos da prova. Todo mundo sai ganhando.

Qual a melhor forma de se preparar?

Já demos a primeira dica: leia bastante. Entre nos portais de notícia, perceba as principais discussões e tente se inteirar. Não precisa ler sobre tudo, mas o ideal é conseguir estar atento aos assuntos mais pertinentes. Mas, independente do tema, você precisa manter os hábitos de leitura para conseguir construir argumentos sólidos e ter um vocabulário vasto.

Outra dica: separe um tempo para treinar cada parte do seu texto. Por exemplo, durante uma semana, dedique suas horas de estudo para melhorar a escrita de uma introdução. Depois desse período, foque no desenvolvimento do argumento, e assim por diante. Assim, fica muito mais fácil entender como cada parte funciona e quais ferramentas você pode usar pra escrever.

Treine bastante

Falamos em escrever. Pois é, você vai precisar por em prática os seus textos. Por isso, escolha uma temática qualquer e discorra sobre ela. Escreva cada parte do texto e leia após o termino. Aponte cada coisa que você mudaria e recomesse, caso necessário. O legal é escolher um tema diferente toda vez que for começar uma redação nova. Com isso, você consegue exercitar os argumentos, unindo suas leituras sobre atualidade.

Uma coisa que você vai precisar fazer enquanto treina é controlar o tempo. De nada adianta fazer muitos textos e levar dias para terminar cada um. Na hora da prova, você precisa escrever em cerca de uma hora. Por isso, ao treinar em casa, controle bem por quanto tempo você está escrevendo. Mas, calma! Se você está iniciando os estudos agora, não precisa ser tão direto, comece escrevendo mais lentamente e aumente o ritmo com o tempo.

Como saber se minha redação está boa?

Ter um professor para corrigir e apontar mudanças é legal. Porém, acontece de estudarmos por conta, assim é necessário optar por outras alternativas. O Enem disponibiliza alguns exemplos de textos com nota máxima para você comparar suas produções. Com eles você consegue perceber como o autor expôs a questão, desenvolveu seus argumentos e propôs a intervenção.

Ah, mas não entre na roubada de querer fazer tudo igual. O que você precisa reparar é na construção da redação e nos argumentos. No fim, ter originalidade e saber desenvolver algo do seu jeito ajuda a ser bem avaliado também.

Qual será o tema da redação do Enem 2021?

Ainda que seja difícil prever qual tema será cobrado no dia da prova, dá pra ter uma base a partir de provas anteriores e dos acontecimentos mundiais atuais. A pandemia de Covid-19, por exemplo, pode influenciar bastante na escolha. Mesmo assim, saiba que essas alternativas são apenas possibilidades, por isso, continue lendo e se informando.

1. Violência doméstica

Segundo uma pesquisa do Datafolha, do fim do primeiro semestre de 2021, uma em quatro mulheres sofreu agressão em 2020. Com a permanência das famílias em casa, por conta da pandemia, os casos de violência doméstica aumentaram. Essa questão pode ser cobrada dos estudantes pela relevância social e atualidade.

2. Educação socioemocional

Novidade do Novo Ensino Médio, a educação socioemocional aborda habilidades de autoconhecimento e empatia com os alunos e pode ajudar a evitar situações de bullying. Na era de internet, essa ferramenta pode ser ainda mais importante. Por isso, é uma possibilidade interessante de tema

3. Mobilidade urbana

Com a possibilidade maior do uso de veículos elétricos no futuro, a mobilidade urbana continua em voga. Além disso, discussões recorrentes sobre o transporte público e sua precarização podem influenciar na escolha dessa temática.

4. Importância do SUS

Com a Covid-19, mais pessoas têm destacado a importância do SUS para a saúde do país. Com o órgão, foi possível vacinar milhões de pessoas e tratar os doentes acometidos pela doença. Assim, fica óbvio porque os avaliadores cobrariam esse tema.

Temas anteriores

Vamos te dar mais uma ajuda. Separamos as últimas temáticas para que você tenha noção do que foi exigido. Ah, vale lembrar: dificilmente o Enem cobra novamente uma temática.

Veja a seguir os temas de anos anteriores:

  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”;
  • 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”;
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”;
  • 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”;
  • 2015: “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”;

Leia também: Quer escrever melhor? 10 dicas para redação do Enem

Agora é só arrasar na prova

Dá um frio na barriga só de pensar em fazer o exame, né? Mas fique tranquilo. Faça um bom planejamento, estude bastante e aplique as dicas que passamos anteriormente. Com elas vai ficar bem fácil entrar no curso dos seus sonhos. Continue lendo os textos do nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos sobre Enem.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *