Se você está em dúvida sobre qual rumo tomar na carreira ou qual é o seu perfil de atuação tanto no mercado, quanto nos estudos, saiba que um teste vocacional pode ajudar você a ter um direcionamento.

Se você tem dúvidas para identificar o seu perfil de atuação, fique tranquilo, muitas pessoas recorrem aos testes vocacionais para ter um melhor direcionamento, pois eles podem ser ferramentas úteis para isso. Veja a seguir algumas informações sobre esses testes.

Como funciona o teste vocacional

Ele é basicamente um questionário que, ao ser respondido, levanta hipóteses sobre as aptidões de quem daquele que responde.

É, portanto, uma avaliação que pode ser feita tanto individualmente, quanto coletivamente. Ele traça um perfil profissional de acordo com as áreas que você tem afinidade, sendo assim, ele poderá apontar algumas inclinações de caminho a seguir para se dedicar a uma carreira.

Os testes vocacionais, geralmente, são aplicados por psicólogos ou profissionais da área de recursos humanos, mas você também pode encontrar alguns pela internet.

Ao fazer um teste com um psicólogo, você será sabatinado e terá um acompanhamento mais duradouro sobre esses tipos de inseguranças.

Sendo assim, testes realizados por esses profissionais têm embasamento científico comprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Por outro lado, um profissional de RH poderá lhe indicar as profissões que existem e médias salariais e você entenderá mais sobre mercado, etc.

Ao buscar um teste vocacional na internet, é importante que você saiba que não estabelecerá nenhum vínculo com quem está aplicando esse teste e o resultado será imediato, sem nenhuma conversa prévia ou diálogo, mas de qualquer forma, pode ser uma boa ferramenta para criar um filtro de expectativas.

Quem deve fazer um teste vocacional?

Se você está inseguro e chegou a hora de tomar uma decisão importante na escolha de uma profissão, é hora de pensar em realizar um teste desse tipo.

Afinal de contas, um teste vocacional pode instigar você a ter autorreflexão, certamente ele trará questionamentos  importantes sobre a sua personalidade e afinidades. Desse modo, fará com que você interpele alguns pontos para chegar à hipótese sobre qual área você tem mais identificação.

Nesse sentido, um teste desse tipo pode ajudar você além da escolha, nas possibilidades das atuações em potencial que cada área poderá levá-lo.

O teste vocacional é indicado somente a estudantes?

Nem sempre, saiba que profissionais que se encontram no mercado de trabalho, recorrem muitas vezes a testes vocacionais.

Geralmente, as pessoas procuram essa ferramenta como forma de auxiliar na busca de uma nova profissão ou recolocação no mercado. Nesse sentido, o teste pode indicar alguma hipótese e instigar a autorreflexão para uma solução.

Como um teste vocacional pode me ajudar?

Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e variado, tomar uma decisão pode não ser tão simples, pois as possíveis áreas de atuação nos dias de hoje são inúmeras.

Sendo assim, o teste vocacional pode ajudar, principalmente, a elencar as potenciais áreas de atuação que você tem afinidade. Desse modo, você pode criar um filtro sobre essas possíveis áreas e ter uma decisão mais assertiva. Ele pode oferecer uma orientação ou funcionar como um guia tornando as expectativas e as possibilidades mais claras.

Mas é importante lembrar que não basta só isso para você ter uma decisão positiva na carreira.

O teste pode ser uma boa ferramente para elaborar hipótese, isso não quer dizer que você deva seguir para áreas diferentes do resultado.

Vale ressaltar que o comportamento humano é extremamente complexo e dinâmico, isso quer dizer que as expectativas mudam ao longo da jornada de vida. Isso quer dizer que você pode mudar de certezas ao longo dos anos de estudo e trabalho.

Portanto, lembre-se: o teste pode apontar caminhos, mas quem deverá percorrer será você. Desse modo, tome cuidado para não se frustrar com os resultados dos testes. Vale lembrar que o esforço e dedicação são primordiais para um bom desempenho tanto nos estudos, quanto na vida profissional.

Como fazer um teste vocacional online

Saiba que com a tecnologia atual, existem diversas plataformas que oferecem teste vocacional grátis e online. Para realizar esse tipo de avaliação online, é importante seguir algumas premissas básicas:

  • Esteja relaxado e atento às perguntas: responder um questionário desse tipo exige concentração, portanto, esteja focado, caso contrário, o teste poderá sofrer alterações.
  • Escolha um bom lugar: é fundamental escolher um bom ambiente, pois ruídos externos e outras interferências, isso pode comprometer o resultado do teste.
  • Seja sincero: é imprescindível que você responda as perguntas com sinceridade, pois isso acarretá em resultados falhos de acordo com a sua personalidade.

Veja a seguir três plataformas que oferecem teste vocacional online e grátis:

1- Guia da Carreira

A plataforma é bem didática e intuitiva, além disso o site é rápido e prático de ser acessado. Ele oferece 15 questões para que você possa identificar seu perfil. Confira a plataforma nesse link.

2- Catho

O site da Catho também oferece teste vocacional online e gratuito. No quesito de avaliação, a plataforma é bem completa, os resultados são bem precisos.

Para isso, o candidato deve responder preencher algumas informações iniciais e responder um total de 40 questões de acordo com a enumeração de preferências indo do número 1 a 5. No fim do teste, a plataforma demonstra um gráfico sobre as possíveis áreas de atuação. Confira o site nesse link e saiba mais.

3- Mundo Vestibular

O site Mundo Vestibular também oferece deste vocacional grátis e de forma bem prática. Para acessar, basta entrar no site e responder um total de dezessete questões que avaliam o que você mais gosta. Ao final do teste aparece o resultado e algumas possíveis áreas de atuação. Confira o site nesse link.

Afinal, vale a pena fazer um teste vocacional?

Fazer um teste online pode ser vantajoso e prático, caso você não disponha de muito tempo para procurar um profissional da área da psicologia. A desvantagem de fazer um teste desse tipo na modalidade online pode ser a variação de resultados, fato que compromete a credibilidade.

Mas de qualquer forma, eles geralmente, acerta se a sua afinidade é para as áreas das exatas ou humanas. Por isso, você não deve ter como parâmetro apenas um veículo para ter certeza de que a indicação do site foi positiva. É fundamental buscar outros pontos de vista e outras informações e consultar profissionais que sejam referência na aplicação de testes desse tipo.

Se você está indeciso e precisa filtrar o ramo de possibilidades a seguir, certamente um teste vocacional vai auxiliar você a tomar decisões. Ele é uma ferramenta útil para auxiliar na decisão de um caminho a ser seguido, mas não deve descartar todas as outras possibilidades de avaliação de personalidade.

Vale lembrar também que, na era digital, muitas profissões foram criadas há pouco tempo, e possivelmente deixarão de existir devido ao dinamismo desse mercado.

Portanto, um teste vocacional desatualizado tende a indicar áreas mais tradicionais e não aquelas novas com potencial de ampliação. Desse modo, ele não resolverá todas as questões, ele será apenas um termômetro e uma balança para saber se você tem inclinação para uma profissão ou outra.

Se você gostou desse assunto e quer saber mais sobre educação e mercado de trabalho, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui