Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Conheça 7 tipos de cursos e saiba qual se encaixa melhor com o seu perfil

Saber qual a melhor opção entre os diversos tipos de cursos superiores que existem no mercado é uma tarefa difícil. Mas, dependendo do seu perfil, existem alguns que são mais recomendados e podem te levar ao sucesso. 

Hoje em dia, o estudante pode optar por um curso de graduação, técnico, de pós-graduação, cursos rápidos, tecnólogo e muito mais. Além disso, há modalidades no formato EAD, presencial e semipresencial. 

Para conhecer a melhor opção para você de acordo com o seu perfil de estudante e que atenda às suas expectativas, confira a seguir a matéria que o Vai de Bolsa elaborou sobre o assunto. 

Saiba mais: Ciências exatas: 6 cursos além da Engenharia

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Tipos de cursos disponíveis no mercado 

Cursos rápidos

Certamente, como o nome dessa modalidade de curso sugere, essas são opções com uma curta duração. São indicados para as pessoas que estão em dúvida sobre qual carreira desejam seguir.

A princípio, esse curso apresentará ao estudante algumas de suas diretrizes e ele terá a possibilidade de perceber se é ou não o que deseja seguir como profissão. Sua duração costuma ser menor que 12 meses.

Cursos técnicos 

Essa modalidade de cursos possui uma duração média de 1 a 3 anos, e tem como objetivo preparar as pessoas para ingressar no mercado de trabalho, para que no futuro possam se aprofundar em alguma área. 

Normalmente, esses cursos técnicos abarcam diversas áreas, como administração, informática, edificações, entre outras, e são mais indicados para jovens que estejam encerrando o ensino médio. 

Veja também: Cursos que pagam bem: 6 opções com bons salários

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos são uma modalidade de graduação que diferente do bacharelado, e têm como foco a atuação do profissional no mercado de trabalho. 

Portanto, esse formato de curso não visa preparar o estudante para pesquisas aprofundadas, e sim para um determinado nicho da profissão. 

Ou seja, se a pessoa possui pressa para ingressar no mercado de trabalho, essa pode ser uma das alternativas mais indicadas. A duração do curso varia entre 2 e 3 anos, normalmente. 

Tipos de cursos que demandam mais tempo

Bacharelado

Entre os tipos de cursos mais conhecidos entre os brasileiros, certamente o de bacharelado é, com certeza, um dos mais comuns. A modalidade de bacharelado habilita o profissional para atuar tanto na pesquisa como na parte prática da profissão e, de modo geral, trabalha a atuação de forma bem ampla. 

Em outras palavras, esse formato trabalha com conteúdos mais aprofundados e contém disciplinas de todos os nichos da profissão. O perfil mais recomendado para esse modelo de curso são as pessoas que queiram se dedicar integralmente a uma profissão e conhecer todas as opções de mercado de trabalho que ela pode oferecer. 

O período de estudo nesse tipo de curso é relativo, mas normalmente varia entre 2 e 5 anos. 

Confira também: Áreas da Biologia: conheça a atuação em cada uma!

Pós-graduação 

Os cursos de pós-graduação são realizados por pessoas que já possuem uma graduação e estejam em busca de se aprofundar e se qualificar ainda mais em alguma área da profissão.

Com uma duração média de 1 e 2 anos, esses cursos são indicados para aqueles que desejam aumentar as suas chances no mercado de trabalho, por meio do conhecimento.

Tipos de cursos que exigem muita pesquisa

Mestrado 

Os cursos de mestrado são para estudantes que desejam atuar na área acadêmica ou profissionalizante. É por meio desse curso que o aluno opta por ampliar seu conhecimento em uma determinada área de atuação. É um tipo de curso indicado para quem deseja se tornar professor, e sua média de duração é de 2 anos.

Portanto, para ingressar no mestrado é importante que o aluno tenha desenvolvido ao longo da graduação algum tipo de processo de pesquisa sobre um determinado tema, ou até uma iniciação científica, por exemplo.

Doutorado

Se você gosta de um determinado assunto em sua área ou em alguma área relacionada e quer se dedicar a ele, o doutorado é uma excelente indicação.

Certamente, esse é um dos tipos de cursos de longa duração, que costuma ter entre 4 e 5 anos, e exige muita dedicação por parte do estudante. Além disso, ele deve gastar grande parte desse tempo com pesquisas, para comprovar sua tese.

É importante também que o estudante elabore essa tese, sendo ela inédita e que possa colaborar como um avanço do conhecimento na área relatada.

Leia também: Curso de Gestão Empresarial: como é e a diferença para Administração

Conseguiu identificar o melhor tipo de curso para o seu perfil e o tempo que possui para estudar? Não deixe de acompanhar outras novidades sobre o mercado da educação no blog do Vai de Bolsa. Até a próxima!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *