Se existe uma área dentro das exatas com muita abrangência de cursos, essa área é a da engenharia. Afinal de contas, há uma grande variedade de segmentos. São, pelo menos, trinta opções. Isso possibilita que essa formação seja bastante ampla e capte os mais diversificados tipos de perfis de estudantes. Portanto, a área da engenharia consegue abarcar muitas áreas de atuação, em um mercado diversificado. Quem ganha são os estudantes!

Em resumo, para quem gosta da área, o que não falta é opção. Os tipos de engenharia podem ir desde a área ambiental, aeroespacial, civil, de alimentos, entre outras. Além das tradicionais: civil, elétrica e mecânica. Instituições de qualidade como Estácio, FMU e IBMR oferecem muitas opções de cursos de graduação em engenharia.

Para saber mais o quão variado é esse curso superior, confira a seguir quais são os cursos na formação de engenharia que você poderá encontrar nas instituições de ensino.

Leia também: Podcast Guia de profissões: como é a carreira de um engenheiro civil

Os 10 tipos de engenharia mais comuns

Uma boa estratégia para ter uma carreira profissional bem-sucedida é escolher uma área que se tenha afinidade. Se você sempre sonhou em ser um engenheiro, saiba que existe um vasto campo para se trabalhar nessa profissão.

Para quem gosta das disciplinas das exatas e quer estudar em um curso superior abrangente, a faculdade de engenharia pode ser um prato cheio.

Saiba que cada graduação tem uma área específica de atuação e isso pode ajudar você a definir o seu perfil profissional, pois é preciso escolher uma formação com a qual você tenha afinidade. Essa é a maneira de seguir em uma carreira profissional que garanta satisfação e o trabalho seja mais prazeroso.

Para saber mais sobre algumas opções de cursos, confira a seguir os 10 tipos de engenharia mais comuns que podem ser encontrados no mercado de trabalho.

1- Engenharia Civil

Essa é uma formação indicada para quem gosta de projetar e executar obras tanto no meio urbano, quanto no rural. O engenheiro civil é o grande responsável pelas grandes obras que se costumam ver pela cidade. Além disso, eles também projetam obras de estradas de rodagem, barragens, porto, ferrovias, entre outras.

Essa é uma área bastante conhecida da engenharia porque é a mais evidente. Ela é a que afeta de forma mais direta a vida das pessoas, pois todos utilizam de alguma forma uma obra projetada por um engenheiro civil.

2- Engenharia da Computação

Quem trabalha nesse ramo é responsável por elaborar e executar projetos de computadores e seus periféricos. Sem ele, não seria possível utilizar computadores em casa e no trabalho. Também não seria possível conectar na internet, nem ter a possibilidade de otimizar várias tarefas através do uso de softwares.

Essa é um dos tipos de engenharia que é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. Portanto, tem uma contribuição muito positiva na vida de todos. Se você gosta de trabalhar com circuitos e eletrônica, vá em frente que essa é a sua praia.

3- Engenharia Cartográfica

Essa é a profissão para quem gosta de trabalhar com mapas. Esse é o campo da engenharia que é responsável por pesquisas de campo e cálculos de geolocalização. Além disso, o engenheiro formado nessa área também presta uma enorme contribuição para a construção civil. Pois, ele sabe tudo sobre reconhecimento topográfico e geográfico das localidades onde trabalha.

Além disso, essa é uma das áreas mais promissora da engenharia, pois o trabalho de um engenheiro cartográfico serve de base para outros profissionais. Portanto, um dos tipos de engenharia que é fundamental para o desenvolvimento humano e das construções rurais ou urbanas.

4- Engenharia de Alimentos

Sem a atuação dessa área, não seria possível otimizar a produção de alimentos. O engenheiro de alimentos é o principal responsável por desenvolver técnicas que são utilizadas na fabricação, conservação e transporte de alimentos.

Portanto, o engenheiro dessa área participa de todo o processo que envolve o ramo alimentício, buscando melhores condições para que os alimentos cheguem até as prateleiras dos mercados e consequentemente até a casa das pessoas.

Desse modo, essa é uma área fundamental para melhorar a condição de vida e otimizar tudo o que envolve os alimentos de forma mais eficiente.

5- Engenharia de Controle e Automação

Esse é o setor responsável pelo desenvolvimento de projetos industriais. Portanto, fundamental para a indústria e fábricas. O engenheiro de automação é o responsável por desenvolver e projetar maquinários e máquinas relevantes para o ramo industrial.

Sem a atuação desse engenheiro, muitos processos realizados na indústria nos tempos atuais não seriam viáveis. Pois, graças ao maquinário desenvolvido por ele é que se consegue otimizar e ganhar tempo na fabricação de produtos e máquinas para todos os segmentos e setores.

6- Engenharia de Minas

O engenheiro de minas é o responsável pela extração e aproveitamento dos recursos minerais. Portanto, um trabalho fundamental para todos os setores da indústria. Pois, todo o trabalho que envolve a atuação de um engenheiro minerador serve de matéria-prima para outras profissões.

7- Engenharia de Petróleo e Gás

O engenheiro que atua nessa área é o responsável pela exploração, produção e comercialização do petróleo. Essa é uma formação relativamente nova no país, mas bastante promissora, pois o combustível fóssil ainda é muito utilizado no mundo todo.

Quem é formado nessa área pode trabalhar em refinaria, petroquímicas, plataformas, entre inúmeras outras possibilidades. Portanto, esse pode ser um mercado de trabalho bastante promissor para quem deseja saber tudo sobre petróleo.

8- Engenharia Elétrica

O engenheiro elétrico é o principal responsável pela pela geração e distribuição de energia. Além disso, ele pode atuar nas obras das construções civil com projetos da sua área. Caso contrário, não seria possível um edifício ter instalações elétricas, por exemplo.

9- Engenharia Agrícola

Esse é o ramo que cuida da agricultura. Um engenheiro agrícola é o profissional responsável em elaborar projetos que tornam a produção agrícola mais eficiente. Além disso, ele deve administrar os equipamentos e maquinários necessário para otimizar toda a produção no campo.

10- Engenharia de Telecomunicações

O trabalho do engenheiro de telecomunicações consiste em tornar acessível a comunicação via rede. Portanto, desempenha um papel fundamental para a vida moderna.

Sem o desenvolvimento e implementação de projetos em telecomunicação, não seria possível o acesso à internet, por exemplo.

Onde estudar

Agora que você sabe sobre alguns tipos de engenharia, agora você precisa escolher uma universidade para ir em busca do diploma. Se você é da região de São Paulo, saiba que é possível fazer um curso presencial no Centro Universitário FMU. Por outro lado, se você mora no Rio de Janeiro, também é possível estudar e fazer um curso presencial na instituição IBMR.

Mas se você é não mora em nenhuma dessas regiões, saiba que é possível estudar na modalidade a distância. A instituição de ensino Estácio oferece uma grande variedade de cursos nessa modalidade e ainda você pode buscar uma pós-graduação para incrementar ainda mais a sua formação.

Vale ressaltar que todas essas instituições aceitam o resultado última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, dependendo da sua pontuação você pode garantir uma bolsa de estudos de até 100%. Para saber mais, acesse os links que estão nos nomes das instituições.

Conclusão

E aí? Se interessou por algum desses tipos de engenharia? Para cada perfil de trabalho existe uma formação adequada. Portanto, é fundamental você ter autoconhecimento suficiente para decidir com sabedoria qual é o curso mais adequado para você.

A vantagem de se formar em algum curso de engenharia é de ter uma ampla variedade de atuação e também de garantir uma boa remuneração. Pois, a engenharia é uma das profissões que tem um piso salarial alto, se comparada a outras formações.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui