Conheça os tipos de pós-graduação e qual mais combina com você

Conheça os tipos de pós-graduação e qual mais combina com você

Após concluir a faculdade, a tendência é continuar buscando por especializações que te diferenciem no competitivo mercado de trabalho atual, certo? Para começar a percorrer esse caminho, é fundamental conhecer as principais diferenças entre os tipos de pós-graduação para que você acerte na sua escolha. Continuar os estudos após a graduação é muito importante para quem deseja avançar na carreira e melhorar a sua faixa salarial.

Uma pesquisa da Catho Educação demonstra que para profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Se você quer saber qual a diferença entre MBA, mestrado e doutorado, continue a leitura deste texto. Ao final, você saberá qual desses tipos de pós-graduação é o mais indicado para o seu cenário profissional e poderá buscar pelo curso que melhor atende às suas necessidades.

 

O que caracteriza os diferentes tipos de pós-graduação?

 

Diante de tantas opções de formatos de cursos, é importante ter em mente qual seu objetivo profissional para não perder o foco. Cada um dos tipos de pós-graduação ofertados pelas instituições de ensino superior é indicado para uma área de atuação e você precisa ter isso em mente para não se afastar da sua área e poder atingir os objetivos pretendidos em um investimento em qualificação como esse.

Comumente, uma regra aplicada para escolher o seu curso de pós-graduação é a seguinte: se o seu desejo for atuar no meio acadêmico, mestrado e doutorado são as opções mais indicadas. Já se a sua ideia é buscar uma qualificação maior para atuar no mercado, então um MBA ou uma especialização será a melhor opção.

Todos os cursos que exigem graduação completa são considerados cursos de pós-graduação. Eles são divididos em Lato Sensu – que são especializações –, que incluem, entre outras possibilidades, os cursos de MBA; e Stricto Sensu, que são os cursos de mestrado e doutorado.

 

Conheça mais sobre as características dos cursos Lato Sensu

 

Os cursos de especialização se enquadram na categoria Lato Sensu, com carga horária mínima de 360 horas. O principal objetivo desses cursos é o de preparar o profissional para atuar em áreas específicas que precisem de profissionais com maior qualificação.

Entre as opções mais conhecidas do mercado desse tipo de curso de pós estão os cursos de MBA, que em inglês significa Master in Business Administration. Esse curso é uma especialização, ou seja, é uma pós-graduação Lato Sensu. Os cursos de MBA são mais voltados para gestão, negócios e área empresarial.

 

Confira a divisão e as características dos cursos Stricto Sensu

 

Mestrado

Para quem busca destacar-se no meio acadêmico, como professor ou pesquisador, os cursos de mestrado estão entre os mais buscados. A duração desses cursos pode chegar a três anos. Para finalizar o mestrado, o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um tema escolhido. O título a ser recebido no final dos cursos Stricto Sensu é o de mestre.

 

Doutorado

Nessa modalidade de pós-graduação, o profissional que já concluiu um curso de mestrado está em busca de um conhecimento técnico ainda mais profundo sobre um determinado tema.

Os estudos de doutorado podem durar de quatro a cinco anos. Diferentemente do mestrado, em um curso de doutorado a maior carga de estudos é feita em casa e por conta própria.

A tese, que é submetida a uma banca examinadora, deve conter um ponto de vista inédito que contribua para o avanço do conhecimento de uma determinada área. Depois de aprovado, o aluno recebe o título de doutor.

 

Vantagens de se fazer qualquer um desses tipos de pós-graduação

 

Dedicar-se durante alguns anos para concluir sua pós-graduação pode garantir um bom diferencial para o profissional no atual cenário do mercado de trabalho brasileiro. Entre as principais vantagens de investir em qualquer um dos tipos de pós-graduação disponíveis no mercado, podemos citar as seguintes:

– Ampliação e atualização dos seus conhecimentos;

– Troca de experiências com colegas e professores;

– Maior competitividade no mercado de trabalho e maior empregabilidade;

– Possibilidade de mudar de cargo, área ou empresa, com a expectativa de um salário maior;

– Networking com colegas de classe e professores, podendo influenciar novas oportunidades de atuação na sua área.

 

Agora que você já sabe quais são os tipos de pós-graduação existentes no mercado, que tal escolher aquela que vai ajudar a decolar a sua carreira? Acesse outros textos do nosso blog sobre esse assunto e saiba mais.