instrumento para trabalhar com música

Trabalhar com música: confira as profissões mais indicadas

Trabalhar com música pode ser uma opção interessante de carreira se você tem afinidade ou talento com essa área. Se você é daquelas pessoas que ao tocar algum instrumento musical, algo mexe com você, saiba que é sinal de muita sensibilidade. Então, por que não trabalhar com isso? Se a resposta é positiva, vamos trazer nesse post as profissões mais indicadas para trabalhar com música.

Nesse sentido, temos que ressaltar que o papel da música na educação pode ser bastante interessante para desenvolver habilidades ou descobrir talentos. Não é de hoje que tem se investido em musicalização nas séries iniciais em escolas. Isso tem feito com que as crianças descubram habilidades desconhecidas anteriormente. E, ainda, se você gosta de artes, é mais um ponto positivo.

Além de conhecer as profissões mais indicadas, vamos mostrar como está o mercado. Além disso, se existe algum curso específico para fazer dessa vocação uma profissão.

Leia mais: Saiba tudo sobre a faculdade de música

Como trabalhar com música

O primeiro passo para começar a trabalhar com música é buscar uma formação na área ou se profissionalizar. Saiba que existem diversas oportunidades para esse mercado. A forma mais conhecida talvez seja quem utiliza o talento musical para ensinar e dar aulas de música.

Entretanto, esse não é o único caminho possível. Veja a seguir algumas outras profissões que têm relação direta com a música.

1- Produção Cultural

Essa pode ser uma opção de carreira muito interessante para quem deseja trabalhar com música. A profissão de produtor cultural trata especificamente da produção e organização de eventos. Desse modo, é extremamente relevante para a fomentação da cultura e artistas através desses eventos.

Portanto, é graças a atuação de um produtor cultural que é possível a realização de shows, festivais, mostras, entre outros. Pois é ele que é responsável pela divulgação, captação de recursos e patrocínios. Além de organizar todo o cronograma dos eventos, de maneira que seja atrativa para o público e para os artistas.

Para ingressar nessa profissão, é possível fazer um curso de gestão de eventos, que tem uma duração média de dois anos. É oferecido na modalidade técnica de formação. E vale lembrar que é possível se especializar nessa área, caso você tenha uma formação em comunicação. Para isso, basta procurar alguma instituição que ofereça um curso de pós-graduação.

2- Crítico musical

Se você sempre gostou de escrever e é gamado pelo universo musical, talvez essa seja uma opção de carreira interessante. O crítico musical é responsável por muita informação valiosa no mundo da música. Também atualiza o público com diversas novidades e notícias sobre os lançamentos do mundo fonográfico.

Além disso, a profissão de crítico musical pode ser uma boa oportunidade para viajar ou trabalhar no exterior. As possibilidades de atuação desse profissional podem ser bastante variadas. Pois ele pode trabalhar na elaboração de artigos ou notícias para a sessão de cultura dos jornais ou revistas.

Outras possibilidades de publicação também pode ser a elaboração de um blog com conteúdo relacionado à música. Além de ser um hobby interessante, poderá, quem sabe, render um dinheiro extra. Já pensou?

Geralmente, o material elaborado pelo crítico tem grande valor informativo. Alguns deles com valoração atribuído ou não, o que pode influenciar alguém a comprar ou deixar de comprar determinada obra.

A grande vantagem em ser crítico musical é de estar constantemente dentro do universo da música em todos os seguimentos. Desde a divulgação de material lançado por bandas ou artistas e até mesmo na divulgação de shows.

É importante lembrar que para ser crítico musical não basta somente gostar de escrever e escrever bem. É preciso ter conhecimento apurado e bom ouvido para identificar se uma determinada obra é de qualidade ou não.

Para se tornar um profissional dessa área, a faculdade de Jornalismo pode ser uma boa opção. Pois irá ensinar diversos conteúdos relevantes para a profissão de crítico, como a forma de publicar e como elaborar um conteúdo jornalístico.

3- Produção Fonográfica

Se você gosta da parte técnica da coisa, a faculdade de Produção Fonográfica pode ser bastante indicada também. É graças ao produtor fonográfico que um disco pode ser lançado. Pois ele cuida de todas as questões que envolvem desde a gravação.

Nesse caso, qual o melhor arranjo a ser inserido, mixagem, masterização, a ordem das faixas que serão colocadas no disco. Além de várias outras questões pertinentes ao lançamento de um artista no mercado musical.

Portanto, essa pode ser uma profissão certeira se você deseja trabalhar com música. E ter um desempenho fundamental no lançamento de um disco de sucesso e participar de toda a produção técnica de um disco.

4- Assessoria de imprensa

Todo grande artista precisa de um bom assessor. Se você gosta de música, essa pode ser uma maneira de trabalhar nos bastidores dos palcos e de uma carreira artística. Toda grande empresa ou figura pública precisa de alguém para prestar o serviço de comunicação e isso não é diferente com a música ou com um artista conhecido.

Para se tornar assessor, uma faculdade que prepara você para isso é a de Jornalismo. Para isso, você precisa prestar o vestibular de um instituição de sua escolha e direcionar a sua formação para a assessoria de imprensa.

5- Faculdade de Música

A faculdade de Música pode ser uma ótima pedida se você gosta dessa vertente. Além de preparar você para o mercado de trabalho, essa graduação também pode prepará-lo para o ensino, pois esse curso pode ser encontrado em duas modalidades de formação: bacharelado ou licenciatura.

Portanto, o curso permitirá que você busque um melhor aprofundamento em vários segmentos da música, como canto, composição, interpretação, entre outros. O que farpa de você um profissional bastante entendido desse meio e com uma formação acadêmica, o que permitirá ir mais além nos estudos, caso esse seja o seu interesse.

Além das possibilidades de estudar sobre todo o universo da música, as possibilidades de trabalhar com ela podem ser muito expandidas com o diploma de bacharel ou licenciando.

Se você optar pela modalidade de bacharelado, poderá atuar no mercado de trabalho como um músico profissional. Sendo assim, poderá exercer atividades de regente, maestro, intérprete, compositor, entre outras.

Em contrapartida, se você optar pela modalidade de licenciatura, poderá trabalhar com a música de uma maneira muito nobre, que é a de transmitir o conhecimento para um aluno e trabalhar como um professor diplomado.

Como é o mercado de trabalho para quem trabalha com música

Você nunca ouviu dizer que aquele que sabe tocar um instrumento nunca morre de fome? Pois então, um bom músico sempre agrada por onde passa e certamente não faltam oportunidades para tocar em algum lugar. Isso talvez não torne alguém rico, mas com certeza ajuda a sair de muitas enrascadas.

Além disso, a área de quem deseja trabalhar com música pode ser bastante variada, se você gosta da parte comercial, vender discos de vinil pode ser uma boa opção também. Esse mercado pode ser bem viável atualmente com as possibilidades de vendas e negócios online. Para isso, basta você descobrir o caminho das pedras.

Existem tantas atividades para se trabalhar com música que não é fácil apontar, como é algo que mexe muito com sentimento, o interessante é você ir buscando nessas profissões brechas e caminhos profissionais que permitem atuar nesse mercado, o que pode ser muito interessante e fazer você ter ótimos contatos e ser também bastante reconhecido dentro de ambientes culturais. Para isso, basta encontrar o caminho certo.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre as profissões que permitem trabalhar com música, com certeza uma delas é possível para você. Se você já toca algum instrumento,ótimo, isso irá trazer mais familiaridade com esse ramo e dará mais embasamento para você na hora de optar por uma profissão.

A música na vida das pessoas traz diversos benefícios, como relaxamento, sensação de bem-estar e ainda ajuda muito na expressão corporal ou na memorização e também no raciocínio lógico.

Além disso, a música desempenha um importante papel social na vida das pessoas, seja em projetos musicais em locais de conflito, fornecendo novas perspectivas aos jovens, ao ensinar aulas de música, trazendo também inclusão social a esses jovens.

Portanto, trabalhar com música pode ser algo muito especial na carreira de um profissional e também pode influenciar positivamente a vida das pessoas de inúmeras maneiras e isso torna a vida muito mais agradável.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *