una-sus cursos

Una-SUS: 9 cursos gratuitos na área da saúde

Profissionais da saúde precisam sempre de atualizações de conhecimento para se manterem no mercado de trabalho e conquistar boas oportunidades. E é por isso que os cursos da Una-Sus são uma das melhores opções para esses profissionais que desejam se aperfeiçoar ou se especializar.

E além da qualidade do ensino e das diversas opções de capacitação, os cursos Una-SUS são gratuitos para quem atua na área da saúde.

Ficou interessado? Então continue conosco!

Neste artigo você irá conhecer a Una-Sus, seus principais cursos gratuitos na área da saúde e como se matricular.

Vamos lá?

Leia também: Cursos da área da saúde: 11 opções para ir além da Medicina

Você conheça a Una-SUS?

A Una-Sus é a Universidade Aberta do SUS, uma entidade coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

Com um sistema de educação a distância com foco em profissionais da saúde, a Una-SUS oferece cursos online gratuitos através de uma rede colaborativa que possui 35 instituições de ensino parceiras.

Entre as modalidades de cursos online gratuitos estão: cursos de extensão, de aperfeiçoamento, de especialização e até mesmo mestrados profissionais.

Todos os cursos são ministrados a distância, e até mesmo as atividades, testes e provas são feitos pela internet. Apenas algumas capacitações podem necessitar de encontros presenciais esporádicos na instituição de ensino parceira.

Além disso, todos os cursos da Una-SUS emitem um certificado para os alunos após a conclusão.

7 motivos para fazer um curso gratuito na Una-SUS

Você já sabe que os cursos da Una-SUS são online e gratuitos. Mas, se ainda assim você tem alguma dúvida de que fazer um curso na Una-SUS é uma boa escolha, conheça alguns bons motivos que vão te convencer:

1. A Una-SUS tem como foco principal atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam pelo Sistema Único de Saúde.

2. A coordenação da Una-SUS é realizada em parceria com a Fiocruz, a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil.

3. A instituição oferece mais de 250 cursos em 98% dos municípios brasileiros.

4. Os cursos oferecidos pela Una-SUS acompanham as necessidades da população e buscam soluções para os problemas de saúde pública.

5. Estudantes da Una-SUS têm acesso ao Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da instituição. Neste acervo são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet.

6. A Una-SUS tem como objetivo fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas.

7. A instituição também contribui para a redução das desigualdades entre as diferentes regiões do país, por meio da oferta de cursos de capacitação e educação permanente, além de ajudar na integração ensino-serviço na área da atenção à saúde.

Leia também: Quais são as profissões com foco em pesquisa na área da saúde?

Conheça 9 cursos gratuitos Una-SUS

Agora que você já sabe o que é a Una-Sus, sua importância para a promoção da saúde no Brasil e os motivos para você se tornar aluno da instituição, é hora de conhecer os cursos online gratuitos que você pode fazer.

Confira:

1. Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar

Com carga horária de 45 horas, o curso de qualificação profissional tem como foco os profissionais de saúde, em especial da medicina e enfermagem que atuam em atenção domiciliar e atenção primária à saúde

O curso visa capacitar os alunos na oferta de cuidados paliativos no domicílio através do estudo de casos clínicos interativos, promovendo o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais.

2. Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica – Medicina

Voltado para médicos e enfermeiros que atuam em atenção domiciliar e atenção primária à saúde, o curso de qualificação profissional aborda os principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da atenção básica. 

Com carga horária de 45 horas, a capacitação aborda, entre outros temas, a epidemiologia dos problemas respiratórios nos adultos frequentes na Atenção Básica.

3. Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa

Com carga horária de 10 horas, essa qualificação trabalha quatro temas: mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, rede de atendimento e suporte.

Através deste curso, o aluno se capacita para planejar ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. 

4. Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Com 6 horas de duração, o curso tem como objetivo reforçar, entre os profissionais da saúde, o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde.

O curso apresenta casos clínicos interativos, com explicações sobre os erros e acertos de cada decisão tomada durante o tratamento. Ao final de cada caso, o aluno poderá assistir a vídeo com comentários de especialistas sobre o tema abordado. 

5. Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya

O curso possui carga horária de 45 horas e tem como objetivo implementar e qualificar o cuidado das pessoas acometidas por chikungunya.

A dinâmica dessa capacitação leva os alunos a conhecer a realidade da doença através de uma situação fictícia, em que são trabalhados dois módulos: Manejo clínico do adulto com chikungunya e Manejo da criança e gestante com chikungunya.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de conhecer 11 casos clínicos baseados nas ocorrências do dia a dia dos profissionais de saúde.

6. Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas

Voltado para cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, o curso, na modalidade extensão,  possui carga horária de 45 horas e aborda  o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera sobre a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha.

7. Dermatologia na Atenção Básica

O curso de capacitação online possui carga horária de 60 horas e é voltado para profissionais da saúde que desejam aumentar sua capacidade de resolução das doenças da pele, integradas às outras áreas da saúde.

Essa capacitação auxilia os profissionais na prática diária no SUS, contribuindo para que a Atenção Básica atinja de forma plena, com qualidade e ampla capacidade de resposta, às demandas principais de dermatologia nas Unidades Básicas de Saúde. 

8. Manejo clínico da COVID-19 na Atenção Especializada

Um dos cursos mais atuais oferecidos pela Una-Sus, essa capacitação possui carga horária de 15 horas e tem como objetivo capacitar acadêmicos e profissionais da área da saúde.

Neste capacitação, os alunos estudam as as recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde.

9. Medicamentos na Atenção Primária no SUS

Com carga horária de 60 horas, esse curso é composto por 3 módulos: Medicamentos no SUS: do registro à incorporação; Prescrição e dispensação de medicamentos no SUS; e Segurança do paciente no uso de medicamentos.

A capacitação aborda os medicamentos disponíveis no mercado nacional e que estão incorporados ao sistema de saúde. Além disso, trata de temas como a prescrição dos medicamentos pelo SUS e como orientar e manter os pacientes seguros quando do uso.

Como se matricular nos cursos Una-SUS?

No tópico acima, demos uma pequena amostra dos cursos gratuitos da Una-SUS. É que a instituição oferece mais de 60 cursos de diversos níveis.

Para se matricular, em qualquer um deles é preciso ser um profissional da área da saúde e obedecer aos requisitos descritos na oferta do curso escolhido. Alguns cursos exigem formação superior, outros apenas o nível médio, mas, principalmente, que o candidato atue em estabelecimentos vinculados ao SUS.

Para se matricular em um dos cursos, o interessado deverá acessar o Portal Una-SUS, acessar o link “Buscar Cursos”, escolher a capacitação desejada e clicar em “Matricular-se”.

A partir disso, o aluno deverá fazer um breve cadastro informando seu CPF e, então dar andamento a sua matrícula. Garanta já a sua vaga nos cursos que estão com inscrições abertas e fique de olho nas atualizações desse Portal.

E não se esqueça: aqui no Vai de Bolsa você sempre encontra as melhores dicas e informações sobre cursos para se capacitar profissionalmente.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *