ux design

UX Design: confira tudo sobre a carreira e a formação!

Área de especialização essencial para a construção de plataformas digitais, o Ux Design, ou User Experience, é uma habilidade e diferencial profissional cada vez mais requisitada em empresas, agências de marketing digital, startups, entre outros negócios.

Fundamental para organizações que trabalham com tecnologia, e-commerce e demais serviços digitais, o trabalho de um Ux Designer é um ponto crucial para a satisfação de usuários de plataformas digitais.

E essa satisfação é a grande responsável pelo aumento de oportunidades e vendas do setor que investe no universo digital. Afinal de contas, como o próprio nome da profissão já diz, o foco desse profissional está na experiência e, consequentemente, no encantamento de quem utiliza o serviço que ele desenvolve.

Confira neste artigo o que é o Ux Design, o que faz um profissional com essa habilidade, qual a importância dessa profissão para o mercado e o que é preciso para se tornar um desses profissionais. 

Aproveite a leitura e conheça mais sobre essa que é uma das profissões com grandes e boas oportunidades de trabalho na atualidade, principalmente para quem é da área do design.

Leia também: E-book grátis mostra quais as carreiras em alta da área do design

Afinal, o que é Ux Design?

Para entender melhor o que é e o que faz um Ux Designer, precisamos entender o significado de User Experience – Ux.

Em tradução livre, UX é experiência do usuário que, quando relacionada ao design, trata diretamente da relação que um usuário estabelece com um produto ou serviço.

Confuso? Calma que vamos explicar!

Na prática, podemos dizer que o Ux Designer é o responsável por garantir a satisfação de um usuário ao otimizar a sua experiência dentro de uma plataforma digital, tornando-a mais funcional, confiável, usável e até mesmo prazerosa.

E que, diferente do profissional que trabalha com design tradicional, o Ux cria e refina alguns elementos para tornar a experiência do usuário simples, mas ao mesmo tempo encantadora.

Com certeza, você que está lendo este artigo já teve alguma experiência no universo digital que envolveu Ux Design. 

Por exemplo, ao fazer uma compra on-line, possivelmente você entrou em um site e com facilidade conseguiu encontrar o produto e as informações referentes a ele, adicionou-o ao seu carrinho de compras e fez o pagamento de forma rápida e tranquila.

Por outro lado, você também pode ter vivenciado o contrário e ter entrado em um site onde as informações não eram claras e teve dificuldades em encontrar o produto e as informações que buscava.

No primeiro caso, a chance de um profissional de Ux Design ter realizado o seu trabalho é grande, afinal de contas, ao desenvolver o site em questão, o profissional propôs algo relevante, agradável e que facilitou a navegação do usuário.

Já no segundo caso, a situação já é bem diferente.

Os dois exemplos  acima são representações muito simples de uma experiência cotidiana, mas que podem ajudar você a entender um pouco mais do leque de atividades e funções que podem ser desenvolvidas através do Ux Design.

O que diferencia o trabalho de Ux Designer?

Um trabalho de Ux Design deve conectar o entendimento de uma tarefa com a sua usabilidade. Ou seja, o profissional precisa ter muito definido “o que é a tarefa” e “como as pessoas vão entendê-la e executá-la”.

Isso significa que esse profissional, além da técnica do design, também precisa ter um olhar e um entendimento cuidadoso a respeito do comportamento das pessoas que irão fazer uso da plataforma ou serviço digital. Tudo isso, é claro, sem se esquecer do objetivo do negócio.

Dessa forma, o Ux Design une a técnica à análise do consumidor e o objetivo final do negócio para oferecer uma experiência que seja relevante, útil, de fácil entendimento e satisfatória.

Uma outra forma de entender melhor o que diferencia o Ux Design, é considerar os seus 3 pilares, que são:

1. Utilidade

O primeiro passo para o desenvolvimento do trabalho é considerar para quê tal produto serve, qual sua utilidade, o propósito dessa solução. Vale até mesmo perguntar: “Alguém precisa deste produto?”

2. Usabilidade

Outro pilar está relacionado a forma como e se as pessoas vão conseguir utilizar esse produto. A Usabilidade deve considerar a facilidade de uso e, aqui, entra um ponto importante do trabalho de um designer: a interface.

3. Desejabilidade

O terceiro e último pilar está relacionado à atração, ao desejo por soluções que geram satisfação, surpresa e encantamento, o chamado “efeito Uau”. E para se chegar ao pilar da Desejabilidade é fundamental que, em primeiro lugar, o Ux Designer considere os dois primeiros pilares citados anteriormente.

Leia também: Design de produto: saiba como é esse curso

Como se tornar um Ux Design?

Para se tornar um Ux Design é necessário que o profissional tenha determinadas habilidades, como por exemplo:

  • Empatia e sensibilidade (para entender o problema do usuário);
  • Boa comunicação;
  • Facilidade em persuadir e apresentar suas ideias;
  • Foco na resolução de problemas de forma criativa;
  • Atualização constante relacionada a tendências, técnicas e tecnologias da área;
  • Além de habilidades técnicas de design.

É importante ressaltar que, mesmo não sendo uma exigência, é de extrema importância que o profissional que deseja ingressar nessa área tenha uma boa formação superior, que é o que lhe dará uma boa base.

Entre os principais cursos relacionados ao Ux Design estão:

  • Design Gráfico;
  • Design de Produtos;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Webdesign;
  • Desenho Industrial;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros.

Como ainda não existe uma especialização específica para a formação em Ux Design, algumas dicas podem ajudar futuros profissionais, como por exemplo:

  • Acompanhar o trabalho de UX Designers em blogs, redes sociais e sites especializados;
  • Participar de grupos e comunidades sobre UX Design na internet;
  • Buscar por livros de UX, design de interação e usabilidade;
  • Realizar cursos ou especializações voltados para Arquitetura de Informação;
  • Participar de eventos de Ux Design;
  • Acompanhar canais no youtube sobre o tema;
  • Estudar e colocar em prática os aprendizados.

Como é o mercado de trabalho para um Ux Design?

Tornar a experiência do usuário cada vez mais agradável é o foco das empresas que atuam no mercado digital. Justamente por isso, esse profissional está sendo cada vez mais requisitado.

Em 2020, o Ux Design se destacou em um ranking criado pelo LinkedIn como uma das habilidades mais relevantes para executivos que buscam colocar suas empresas em destaque, tendo como referência:  visibilidade, presença online, de mercado e também a fidelização de seus clientes.

Outro estudo, dessa vez realizado pela NN/g em 2019 mostra que a demanda por profissionais de Ux Design aumentou 69% e apontou que essa tendência deve se ampliar nas próximas décadas.

E o salário para profissionais com essa expertise também é bastante tentador. De acordo com o site Vagas.com, o salário de um Ux Designer começa em R$3.012, podendo chegar a R$6.169.

Como conseguir uma bolsa de estudos para ter essa formação?

Se tornar um profissional de Ux Design é bastante tentador, não é mesmo?

Além de ser uma profissão que tem como foco auxiliar pessoas e empresas a resolverem seus problemas de forma prática, simples e encantadora, a área está repleta de oportunidades do mercado, além de oferecer bons salários.

Se você chegou até aqui, já sabe da importância de investir em uma boa graduação superior para se preparar e se especializar para atuar de forma segura e com muita qualidade como Ux Designer.

E aqui no Vai de Bolsa, você fica por dentro das melhores oportunidades para conseguir uma bolsa de estudos.  E com isso,  fazer uma boa graduação superior ou mesmo uma pós-graduação com foco em Ux Design e tudo isso sem pesar no seu bolso!

Com a ajuda do nosso Buscador de Bolsas você encontra o curso que deseja e fica por dentro das melhores ofertas de bolsas de estudo. Além disso, tem acesso a uma série de artigos e dicas que podem ajudar nas suas escolhas e formação profissional.

Se você deseja se tornar um profissional de Ux Design, prepare-se para essa carreira desde já! 

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *