Tudo o que você precisa saber sobre vagas de estágio

Escolher uma graduação é só o primeiro passo. É preciso estruturar uma carreira profissional. Pensar em todos os detalhes e possibilidades. Quanto mais cedo iniciar a jornada, mais rápida será a evolução. Aí está a importância das vagas de estágio. Elas servem como o primeiro passo na direção do sucesso profissional. Servem como o primeiro contato prático com o mundo corporativo.

No entanto, é preciso se preparar para encarar esse desafio. Montar um bom currículo, investir em cursos extras, acertar na escolha do site para encontrar uma das vagas de estágio e ainda aproveitar ao máximo a experiência para garantir um futuro profissional.

Regras do estágio

Ele pode ser obrigatório ou não. Depende da grade do seu curso. Então, preste bastante atenção nos requisitos da sua faculdade para entrega do diploma.

Se você precisa de uma das vagas de estágio que são obrigatórias, precisa estar alinhado com o descritivo da instituição de ensino. Existem algumas regras como quantidade de horas e documentos comprobatórios de atividades. Além disso, é necessário o acompanhamento de um professor responsável. Fora isso, vale ressaltar que nem sempre o estágio obrigatório oferece uma bolsa.

No entanto, se o seu curso não exigir uma das vagas de estágio que é obrigatório, você pode usar, em qualquer tempo, a sua rede de contatos. É possível conseguir um estágio remunerado e com carga horária mais livre. Além disso, você poderá escolher a área de atuação e a empresa que deseja concorrer a vaga.

Leia também: Como adquirir experiência profissional

Melhor data para conseguir uma das vagas de estágio

O início do ano ainda é a melhor data para você conseguir uma oportunidade. Segundo os especialistas, isso é reflexo da conclusão de contratos de estágio. Significa que no final do ano alguns estagiários precisam deixar suas empresas. Então, as organizações estão com mais oportunidades para oferecer aos candidatos.

No entanto, vale destacar que essa não é uma regra. Afinal, dependendo da realidade da empresa, ela pode abrir uma das vagas de estágio a qualquer tempo. O importante mesmo é monitorar todas as oportunidades.

Como conseguir uma vaga

São muitas possibilidades. Então, separamos mais algumas dicas para você garantir uma das boas vagas de estágio. Veja:

Revise o seu currículo

A primeira etapa para conquistar uma nova oportunidade e investir no seu currículo. É preciso desenvolver um bom documento, com todas as informações relevantes e em ordem de prioridades. No blog do Vai de Bolsa nós separamos mais informações para apoiar você nessa missão. Vale a pena conferir todo o conteúdo.

Atualize o seu cadastro

Depois de construir um bom currículo, é hora de usá-lo. Então, você pode e deve buscar todos os sites que oferecem vagas de estágio. Faça o seu cadastro com muita atenção. Seja detalhista e aposte nos descritivos. Esse será o seu primeiro contato com as empresas. Então, aproveite a oportunidade.

Busque novas empresas

Além dos sites que disponibilizam vagas de estágio, você pode encontrar o portal de uma empresa específica. Aposte em instituições que estão relacionadas com a sua área de formação. Busque empresas que são referências na área. Encontre o programa de estágio e faça o seu cadastro. Lembre-se que começar a carreira em uma empresa que é referência na sua área pode ser uma vantagem no currículo.

Sites que podem apoiar você na busca por uma vaga de estágio

Agora que você já sabe por onde começar, vamos listar aqui alguns sites que pode ajudar você na missão de conseguir uma das vagas de estágio.

CIEE

Todos os serviços o CIEE são gratuitos. Eles são direcionados para jovens a partir dos 14 anos (para quem procura por programas de aprendizagem) ou 16 (para futuros estagiários). Vale lembrar que o CIEE é uma das referências na área. É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos. O CIEE tem parceria com empresas em todo o Brasil e conecta estagiários e empregadores. Vale a pena investir tempo e esforço no cadastro.

Nube

Esse é mais um dos sites que oferecem vagas de estágio. É uma das plataformas mais usadas no Brasil. O Nube é mantido pelo governo. Assim, costuma ser referência.

Estagiários.com

Uma plataforma integrada entre estagiários e empresas. Dá para cadastrar o seu currículo e deixar o perfil à disposição de possíveis vagas de estágio. Atua em todo o território nacional e com empresas de vários portes e segmentos.

Cia de Estágios

Possui um cadastro de todos os segmentos de atuação. Oferecem vagas de estágio para o nível superior e também técnico. Pode ser mais uma possibilidade para o seu crescimento profissional. São centenas de vagas para todo o país pela Cia de Estágios.

Vantagens de fazer um estágio

Ao procurar uma das vagas de estágio, você precisa entender que existem muitas vantagens. Essa será a sua primeira oportunidade de conquistar mais conhecimento, competências e experiências práticas. Você terá a chance aplicar todo o conteúdo que verá em sala de aula.

Além disso, o estágio poderá servir como uma forma de avaliar suas escolhas. Você conseguirá saber se realmente tem interesse e afinidades com a profissão que escolheu na graduação ou no curso técnico. Afinal, conseguirá ter mais informação de como é o mercado de trabalho, como é a rotina da sua profissão e colher mais algumas opiniões de funcionários que já atuam na área. Significa então que poderá ter um panorama geral de como é o mundo corporativo no seu segmento de atuação.

Também é preciso levar em consideração que conquistar uma das vagas de estágio pode abrir outras portas para o mercado de trabalho. Depois do período de experiência e da conclusão do seu contrato de estágio, pode surgir uma oportunidade de efetivação. Pode ser a primeira porta de entrada no mundo corporativo. Além disso, mesmo que você não conquiste uma oportunidade na empresa logo depois do fim do seu contrato de estágio, se prestou um bom trabalho, poderá ser acionado para futuras oportunidades. Assim, valorize o seu tempo e seus relacionamentos.

Por fim, saiba que conquistar uma das vagas de estágio também pode ajudar você nos relacionamentos profissionais. O tempo de experiência na empresa vai firmar novos contatos. Aproveite para criar vínculos que podem abrir novas portas. Isso será fundamental para você se dar bem na carreira. Os contatos profissionais valem por longo prazo. Seja gentil, cultive amigos e apresente sempre um bom trabalho.

Faça uma capacitação

A gente sabe que para você concorrer a uma das vagas de estágio é preciso estar estudando. Assim, você precisa estar matriculado em uma faculdade ou em um curso técnico. É claro que esse já é um grande passo para a sua formação e, consequentemente, uma grande capacitação. No entanto, é preciso ir além. Você deve desenvolver competências voltadas para o mercado de trabalho.

Então, para se destacar dos candidatos você deve investir em capacitação. Leve em consideração que esses cursos são extras e devem ser voltados para o mercado de trabalho. A duração deve ser breve para não atrapalhar os seus estudos. Além disso, eles podem ser gratuitos e até oferecidos pela internet.

Nós separamos algumas opções para ajudar você nessa escolha. O CIEE Saber Virtual, por exemplo, é uma plataforma de ensino com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Então, você pode acessar o conteúdo de um celular, computador ou tablet. É bem mais prático. Além disso, existem capacitações diferentes do que você verá na sala de aula tradicional. O material costuma ser voltado para o mercado de trabalho. Veja algumas opções:

  • “Preparação para o Mundo do Trabalho”
  • “Lidando com a informática”
  • “Orientação e informação profissional”
  • “A comunicação e a matemática”

Além desses conteúdos, você pode pesquisar na internet outros materiais que possam oferecer para você outras competências do mundo corporativo. Os materiais precisam estar relacionados com temas como: marketing pessoal, relacionamento interpessoal, mercado de trabalho, comportamentos e outros. Busque sempre conhecimentos para entender melhor como funciona o mundo dos negócios e saia na frente de todos os seus concorrentes. Saiba que essa capacitação pode ajudar você na conquista da próxima oportunidade da carreira.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *