Se você está em dúvida se vale a pena fazer uma faculdade e investir num curso superior, vamos te ajudar! Há muitos benefícios em apostar numa graduação. Isso significa que você estará investindo em capacitação e conhecimento. E nada melhor do que uma graduação para aumentar as suas chances de ter sucesso profissional. Ter um diploma de curso superior pode lhe abrir muitas portas, ainda mais se tratando de um mercado profissional cada vez mais competitivo.

Diante disso, vale a pena fazer faculdade sim se formos considerar as vantagens para o seu currículo. Seja para ingressar no mercado de trabalho ou para se capacitar no emprego atual e pleitear quem sabe até uma progressão de carreira.

Os profissionais com ensino superior aumentam suas chances de conseguirem uma boa oportunidade de emprego. Assim como de se manterem no emprego e conseguirem subir de cargo.

10 benefícios de uma graduação

1 – Diferencial competitivo

Se você for analisar a concorrência do mercado de trabalho, sem dúvida vale a pena fazer faculdade. Ter diploma de curso superior será um diferencial frente a um mercado cada vez mais exigente e que espera pessoas bem capacitadas e com conhecimento na área profissional que pretendem atuar.

2 – Oportunidades de carreira

Cursar uma faculdade ampliará as suas oportunidades de carreira. Independente de qual for o seu sonho, investir em curso superior vale a pena. Com uma graduação concluída você passa a ter muito mais chances de atuar profissionalmente.

Seja para prestar um concurso público, seguir carreira acadêmica, trabalhar em empresas privadas, abrir o seu próprio negócio. Além disso, na própria faculdade você já pode ingressar em estágios e trainees.

3 – Melhor remuneração

Você acha que uma empresa pagará mais por um profissional com curso superior ou sem curso superior? A faculdade com certeza aumentará as suas possibilidades de um salário melhor.

O Brasil é um dos países em que o curso superior mais influencia no salário, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A diferença salarial pode chegar a até 156% entre um trabalhador que tem graduação e outro que tem apenas o ensino médio.

4 – Conhecimento e experiência

Além de todo conhecimento necessário para exercer uma profissão, a graduação também valerá a pena por toda troca de experiência e networking que você fará ao longo no curso.

Será uma troca rica com alunos e professores e isso vai te ajudar lá na frente no mercado de trabalho. Relacionar-se com as pessoas, aprender com o outro e fortalecer laços na graduação também será um diferencial competitivo para você.

5 – Crescimento pessoal

Outro motivo que faz valer a pena fazer uma faculdade é que você sairá da faculdade outra pessoa! E, muito provavelmente, uma pessoa melhor, mais crítica e com uma visão de mundo mais ampla.

Além de todo estudo envolvido, fazer um curso superior vale a pena pelos desafios pessoais que lhe são impostos. Você também cresce como ser humano ao conviver em um ambiente reflexivo e de pluralidade, como é a faculdade.

6 – Construção de uma carreira

Para construir uma carreira sólida, nada melhor do que investir em uma graduação. A faculdade dará toda a base e estrutura para a sua formação profissional.

É o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e seguir alcançando os seus objetivos dentro do ramo que escolheu atuar.

7 – Estudos e qualificação

Fazer uma faculdade vale a pena porque ainda lhe permitirá seguir estudando e se qualificando ao longo da vida.

Ter um diploma de curso superior é pré-requisito para que você depois possa ingressar em cursos de especialização, pós-graduação e até mesmo mestrado e doutorado.

8 – Estabilidade financeira

Se você tem medo de se tornar um profissional instável e com futuro financeiro incerto, a faculdade lhe dará maior segurança. Será um caminho mais acertado e com maiores chances de sucesso e estabilidade financeira.

Um profissional com graduação tem mais garantias de se consolidar em sua profissão. Quem tem curso superior pode seguir se especializando e se aprimorando na área e suas mudanças, conforme o mercado.

9 – Emprego dos sonhos

Cursar uma faculdade é sinônimo de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. E ser uma mão de obra qualificada lhe dará mais condições de conquistar um bom emprego. De ir atrás do emprego dos seus sonhos. Você se sentirá mais seguro para isso.

Assim como o seu empregador no futuro também tende a valorizar o seu trabalho, considerando o conhecimento e as experiências adquiridas no curso superior.

10 – Mudar de área

A faculdade também pode surgir como uma excelente opção para você que deseja mudar de área. Sabia que, de acordo com o último Censo do Ensino Superior, 29% de todos os estudantes matriculados têm mais de 30 anos?

Então se esse é o seu caso, não se intimide com a mudança. Vale a pena fazer graduação para ousar numa transição de carreira e começar novamente. Assim como para mudar de setor na empresa onde trabalha e até mesmo como diferencial para batalhar por uma promoção e progressão de carreira.

Faculdade pública x faculdade particular

Certo da sua graduação, vamos te ajudar a avaliar se é melhor partir para uma faculdade pública ou privada. Isso vai depender muito da sua escolha pessoal e situação financeira. Pois uma das formas de economizar com a faculdade é procurar as instituições públicas de ensino: universidades federais, estaduais ou municipais.

Por serem custeadas pelo governo, as faculdades públicas são gratuitas, com vagas disputadas e com um ensino considerado de qualidade em muitas delas. Um dos pontos negativos é a frequência de greves, que muitas vezes atrapalham o andamento do curso, atrasando a sua conclusão. Falta de investimentos e estrutura precária também costumam ser alvo de críticas por parte dos acadêmicos.

Nas faculdades particulares encontramos cursos diversos, alguns mais voltados ao mercado e à prática profissional. São apontadas pela sua boa infraestrutura e rápida atualização dos conteúdos ministrados, porém pouca iniciativa para projetos de pesquisa. Já nas faculdades públicas, costumamos encontrar muitas das graduações voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, com ampla prática em pesquisa.

Quanto à qualidade das faculdades públicas e privadas, hoje já é considerada a mesma, comparando muitas das instituições. Contudo, algumas faculdades particulares têm graduações com uma carga horária reduzida se comparada às públicas.

Bolsas e financiamentos

Se você optar por uma faculdade particular, mas não tem condições de pagar a mensalidade, há formas de conseguir cursar a graduação dos seus sonhos.

Você pode buscar financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Pravaler. São financiamentos que oferecem possibilidades de parcelamento das mensalidades com taxas de juros reduzidas. Vale você se informar sobre qual se adequa melhor às suas necessidades.

Através do Fies é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar somente depois de formado. Para se inscrever é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram neste exame. Além de precisar cumprir requisitos de renda.

O ensino superior tem se democratizado nos últimos anos e, além dos financiamentos estudantis, você pode tentar bolsas de estudos integrais ou parciais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação. Também há opções de bolsas oferecidas pela própria faculdade. Informe-se e boa sorte!

Vale a pena fazer faculdade, sim! Agora depende de você

Se convenceu dos benefícios que vale a pena fazer uma faculdade? São muitos motivos relevantes para fazer uma graduação. E tem mais! Dependendo da carreira escolhida, o diploma será obrigatório para exercer as atividades profissionais.

Então, além de todas as vantagens listadas, você ainda terá o fator obrigatoriedade do diploma para muitas das profissões. Entre elas: engenheiros, médicos, psicólogos, professores, nutricionistas, advogados, farmacêuticos e tantas outras. Partiu fazer valer a pena uma graduação na sua vida?

Agora que você já está convencido do quanto vale a pena fazer faculdade, dê uma olhada em qual modalidade pode ser melhor para você: presencial ou ead.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui