Fazer uma pós-graduação pode ser um excelente meio de se qualificar profissionalmente e se atualizar nos estudos. Porém, muitas pessoas, após concluir a graduação, costumam se questionar se vale a pena investir nisso. Essa dúvida ocorre por uma série de questões, como falta de tempo, excesso de obrigações, ter atingido a zona de conforto, entre outras. Sendo assim, acabam não sabendo o momento certo para investir em uma pós-graduação. Mas há maneiras para resolver essa questão.

De qualquer modo, os benefícios de fazer uma pós-graduação são muitos, entre eles um currículo mais robusto. No entanto, se dedicar um tempo a mais para estudar envolve sacrifício e dedicação.

Veja a seguir e descubra o porquê vale a pena investir em uma pós-graduação e qual o momento para isso. Fique por dentro ainda das vantagens de alavancar a carreira fazendo um curso de pós-graduação.

Leia também: Podcast Guia de profissões: como é a carreira de um engenheiro civil

Sempre vale a pena investir em uma pós-graduação, mas quando?

Uma das verdades que você encontrará no mercado de trabalho é a de que os empregadores sempre buscam profissionais qualificados. Portanto, a pós-graduação pode ser a chave para abrir algumas portas, entre elas uma contratação ou melhor colocação profissional.

Afinal de contas, o mercado atual está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que a graduação não seja o suficiente para garantir a vaga de emprego. Em consequência disso, ocorre o afunilamento na oferta de empregos e quem não estiver qualificado pode ficar de fora.

Certamente vale a pena investir em uma educação continuada. É válido afirmar isso, porque acaba sendo um pré-requisito básico na hora de uma empresa apostar na sua contratação. No entanto, o difícil é perceber quando vale a pena investir.

Confira a seguir algumas dicas de como perceber qual é o momento certo para investir em um curso de pós-graduação:

1- Falta de motivação na profissão

Após duros anos de estudos em uma graduação, você obteve o tão sonhado diploma, mas algo incomoda você. Começou a trabalhar, mas parece que não é bem o que se imaginava. Saiba que, com o passar do tempo, a indignação vai aumentando e a motivação diminuindo cada vez mais. Isso faz você pensar até em mudar de área.

Além disso, muitas vezes se chega em um patamar na profissão que impede a evolução na carreira. No entanto, isso pode deixar você frustrado nas expectativas que tinha com a profissão. Ao perceber que isso tem acontecido e esse sentimento tem se tornado frequente, talvez seja o momento de avaliar se vale a pena investir em uma pós-graduação.

Certamente ao fazer um curso desse tipo, você poderá se atualizar na profissão e ter novos insights na carreira. Além de aprender mais e se aprofundar nos estudos, essa pode ser uma maneira interessante de alavancar na profissão.

Um dos grandes benefícios da pós-graduação é garantir a possibilidade de ocupar um cargo melhor, de acordo com a experiência e estudo que se adquire. Portanto, pense bem e avalie qual é o momento profissional que você se encontra.

Leia também: O que é e como evitar a autossabotagem nos estudos

2- Se você busca um diferencial na formação que possui

Você obteve o diploma de ensino superior e mesmo assim sente que pode ir além. Talvez seja interessante pensar em procurar uma pós-graduação na área que se graduou. Afinal de contas, esse tipo de ensino oferece um aprofundamento maior em alguma disciplina ou área do seu interesse, que pode garantir destaque na carreira.

Além disso, após concluir a pós, seu currículo ficará mais robusto e valorizado para o mercado de trabalho. Portanto, pode ser uma maneira de se valorizar profissionalmente e garantir uma vaga em alguma empresa ou um cargo de destaque.

Para isso, é importante você ter autoconhecimento o suficiente para saber se está ou não no momento de fazer um curso de pós-graduação. Vale lembrar que saber identificar como está o momento na carreira é importante para saber se vale a pena investir no aprimoramento da formação.

3- Espere um tempo após se formar

Fazer um curso de pós graduação sempre é positivo na carreira profissional. Porém, é preciso dar um tempo nos estudos muitas vezes e ingressar no mercado de trabalho para ganhar experiência. Caso contrário, você ficará muito tempo imerso nos estudos.

Se você gosta da parte prática, essa dica pode valer ouro. Pois se você estiver saturado dos estudos, as chances de abandonar o curso que está fazendo serão grandes e você perderá tempo e dinheiro.

Portanto, dê um tempo da vida acadêmica, ganhe experiência e decida se vale investir em um curso mais adiante. Vale lembrar que é melhor fazer uma programação, assim será possível saber se a sua carreira comporta a carga de estudos necessária que está por vir.

4- Se você almeja alcançar novas oportunidades

Se você já se dedica há algum tempo na carreira profissional que escolheu e sente que pode ir mais adiante. saiba que talvez seja a hora de optar por fazer um curso de pós graduação. Afinal de contas, essa é uma das chaves que podem garantir outros acessos e outras oportunidades na vida profissional ou mercado de trabalho.

Certamente, um curso para esse nível de formação irá permitir que você alcance outros objetivos profissionais e novas oportunidades no emprego. Portanto, estudar mais e se especializar na profissão que exerce pode ser algo muito positivo na carreira profissional.

Sendo assim, avalie como está o desenvolvimento da sua vida profissional e descubra se é possível conciliar com os estudos.

5- Está necessitando atualizar o conhecimento

Se você atua no mercado do trabalho e sente que aquilo que realiza está ficando defasado. Essa talvez seja a hora adequada para pensar em um curso de pós-graduação. Afinal de contas, nada melhor do que buscar aperfeiçoamento profissional nos estudos.

Portanto, procure se atualizar como está a oferta de cursos na sua área e decida algum que se encaixe no seu perfil. Dependendo da profissão, o mercado pode ser muito dinâmico e pode ser muito sábio buscar mais conhecimento naquilo que você faz.

Algumas informações importantes para saber se vale apena investir em uma pós-graduação

Você precisa ter em mente que estudar é um investimento importante. Isso quer dizer que você terá que investir pelo menos duas coisas: dinheiro e tempo. Portanto, é recomendado que você considere algumas coisas antes de começar a fazer uma pós-graduação.

Os diferentes tipos de pós-graduação

Existem dois segmentos diferentes de ensino para a pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. Você deve perceber qual é o seu objetivo na carreira ao optar por uma dessas modalidades.

Veja a seguir com um pouco mais de detalhes:

  • Lato sensu: dentro dessa modalidade você encontrará os cursos de especializações e MBAs. Essa é uma modalidade que oferece uma formação mais rápida e direcionada para o mercado de trabalho. Portanto, a opção ideal se você busca aperfeiçoamento na profissão sem se dedicar a um curso com a carga horária muito extensa.
  • Stricto sensu: essa é a modalidade que o nível de aprofundamento nos estudos é totalmente vertical. Ela serve para quem deseja fazer um mestrado e posteriormente um doutorado. Portanto, é a mais adequada para quem deseja seguir na carreira acadêmica, pois é completamente focada para a formação de pesquisadores ou professores universitários.

Além de definir qual modalidade de pós-graduação é a mais adequada para você, não deixe de fazer um planejamento financeiro e estabelecer um cronograma adequado para organizar o tempo e escolha também uma instituição gabaritada para garantir uma formação de qualidade.

Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e qual combina mais com você

Conclusão

Agora que você sabe se vale a pena investir em um curso de pós-graduação, certamente você terá mais poder de decisão para avaliar qual é o momento certo para isso. Portanto, não deixe de pesquisar e se informar sobre as opções de cursos disponíveis e que atendam as expectativas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui