Pode anotar: em algum momento da sua vida acadêmica, você vai fazer um curso a distância. Os cursos EAD são um caminho sem volta para quem busca capacitação. Sendo assim, essa escolha vai levar em consideração suas necessidades pessoais, sejam financeiras, logísticas, geográficas, entre outras. O que é indiscutível é que as vantagens do EAD em relação aos cursos presenciais são inúmeras. Neste post, vamos detalhar se estudar a distância é realmente indicado para você.

Na verdade, a possibilidade de estudar a distância aproximou o acesso à educação a muita gente. As vantagens do EAD fizeram com que essa modalidade crescesse demais no Brasil. Para você ter uma ideia, em 2003 haviam 52 cursos EAD no Brasil e 92 mil alunos matriculados. Hoje, são mais de 1,3 mil cursos e 1,3 milhão de estudantes. O número de matrículas do EAD cresce três vezes mais que o de cursos presenciais.

Em outras palavras, isso ocorre justamente pelas vantagens do EAD em relação às outras modalidades de ensino. Vamos listá-las aqui para tirar suas dúvidas quanto a fazer ou não um curso EAD.

Leia mais: Faculdade EAD ou presencial? Qual a melhor opção para você

Vantagens do EAD: é flexível

Uma das vantagens do EAD mais importantes é a flexibilidade dessa modalidade de estudo. Como assim? O ensino a distância permite que o aluno estudo a qualquer hora ou local, basta ter um computador com acesso a internet. Ou seja, o ritmo e a organização dos estudos dependem do próprio aluno. Se você quiser fazer a sua faculdade EAD durante a madrugada, por exemplo, é possível. O curso é flexível e se adapta a sua grade de horários.

O ponto mais positivo disso tudo é a facilidade para conciliar trabalho e estudos. Isso porque muitas pessoas costumam trabalhar o dia inteiro, durante a manhã e tarde, e também à noite, o que impossibilita o estudo presencial em uma faculdade. Com isso, o curso EAD cai como uma luva e resolve a situação. O aluno pode estudar as disciplinas quando conseguir.

Por outro lado, é preciso deixar claro que no curso EAD também há provas e um cronograma a seguir. Afinal, o diploma de um curso de graduação EAD, por exemplo, tem a mesma validade perante o Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a flexibilidade do EAD permite que você possa fazer o curso que deseja sem precisar se deslocar para um grande centro urbano, por exemplo. Nesse caso, é possível fazer um curso EAD de uma instituição de São Paulo, por exemplo, mesmo que você more em outro estado.

Mas fique atento, pois alguns cursos EAD tem caráter semipresenciais ou flex. Ou seja, exigem a presença do aluno na instituição em alguns momentos do curso, como provas.

Vantagens do EAD: é mais barato

Você já parou para pensar no curso de uma instituição de ensino para oferecer cursos presenciais? Para isso, é preciso manter um local apropriado com salas de aula, funcionários administrativos, professores, entre outros fatores. Obviamente, esse custo é repassado para as mensalidades. Por outro lado, no EAD, tudo o que se precisa está em uma plataforma online, que pode ser acessada pela internet pelo seu computador.

Isso resulta em uma das principais vantagens do EAD: o valor reduzido das mensalidades em relação aos cursos presenciais. O investimentos com mensalidades de um curso EAD em uma instituição de ensino privadas são muito menores e mais atrativos. Ou seja, cabem no seu bolso. É claro que, ao estudar em casa ou no seu computador, você terá uma despesa um pouco maior de internet, conta de luz ou até manutenção no seu equipamento.

No entanto, são custos facilmente absorvidos por outras vantagens. No curso EAD, você não terá despesas com deslocamento até a faculdade e de alimentação no intervalo das aulas. Em resumo, o custo reduzido é realmente uma das principais vantagens do EAD.

O EAD tem uma variedade enorme de cursos

Sabe aquele curso que você está decidido a fazer e que não encontra em nenhuma universidade presencial? Sem dúvida, você vai achá-lo na modalidade a distância. Como a demanda por cursos EAD aumento muito no Brasil, as instituições de ensino também ampliaram a oferta. Com isso, tem curso EAD de tudo quanto é tipo, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, além de cursos online de curta duração.

Leia mais: Licenciatura ou bacharelado: qual a diferença e como escolher?

Confira abaixo uma lista de cursos de graduação encontrados no formato EAD:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Geografia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Pública
  • História
  • Letras
  • Logística
  • Marketing
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Serviço Social
  • Sociologia

No Blog Vai de Bolsa, você confere em detalhes informações sobre cada um deles. Faça uma busca por lá e descubra!

Isso sem falar na pós-graduação EAD

Até agora nós falamos de cursos de graduação na modalidade EAD. Mas não podemos deixar de frisar que existem uma infinidade de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e até doutorado!) oferecidos a distância. Nesse caso, são muito comuns os cursos na área de gestão, por exemplo. Existem até cursos mais complexos de mestrado e doutorado online.

Leia mais: Existe doutorado EAD? Saiba tudo sobre isso aqui

O diploma de EAD é reconhecido pelo MEC

Essa é uma dúvida muito comum de quem duvida do potencial do EAD. O diploma de um curso a distância tem a mesma validade de um presencial? A resposta para essa pergunta é: sim! É claro que você precisa verificar antes se a instituição de ensino e o curso em questão são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). Caso positivo, tranquilo, seu diploma de EAD valerá tanto quanto o certificado de um curso presencial.

Em outras palavras, o ensino superior a distância é regulamentado pelo MEC e tem a mesma carga horária e conteúdo dos presenciais. Por essa razão, não há diferença dos diplomas. Você poderá destacar tranquilamente o seu diploma em um curso EAD no seu currículo, na hora de buscar um emprego. Poderá também utilizar a titulação em provas de concurso público e processos seletivos. Essa, sem dúvida, é uma das grandes vantagens do EAD.

Vantagens do EAD: você desenvolverá novas habilidades

Você já parou para pensar que, com o ensino a distância, não haverá um professor em sala de aula fazendo cobrança de conteúdos. Isso não quer dizer que a sua dedicação ao curso será menor em relação a um curso presencial na mesma área procurada. Pelo contrário: o curso a distância exigirá de você o desenvolvimento de habilidades como disciplina, gestão de tempo, concentração e organização nos estudos.

Essas habilidades citadas são justamente algumas das mais procuradas pelas empresas em processos de recrutamento. Não é interessante? Com o curso EAD, além de obter o diploma ou certificado na sua área desejada, também desenvolve competências importantes para sua vida profissional. Quanto à organização dos estudos, há até aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Leia mais: App para organizar os estudos: 11 opções para você

Aprovou as vantagens do EAD?

Como você viu nesse post, estudar a distância tem muitas vantagens. Na prática, essa modalidade de ensino facilitou o acesso a educação superior a muitas pessoas. Esse é o grande legado do EAD.

Por outro lado, é importante você conhecer também as possíveis desvantagens dessa modalidade antes de optar por cursá-la. Isso é assunto para outro post do blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui