Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
vantagens do ead

Vantagens do EAD: vale a pena estudar a distância?

Sabe quais as vantagens de fazer um curso EAD? Com o advento da internet, a educação a distância vem ganhando vários adeptos, por apresentar como característica principal a flexibilidade.

Mas, antes de escolher a modalidade de ensino a distância, e saber se o EAD vale a pena para você, sempre é importante avaliar os prós e os contras dessa modalidade.

Portanto, confira algumas dicas e informações para você fazer a melhor escolha.

Leia mais: Quando estudar em casa pode ser realmente um tiro no pé.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Confira 9 vantagens do EAD

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o curso a distância, separamos nove das principais vantagens de fazer um curso EAD.

1. Horários flexíveis

A flexibilidade de horários é o que atrai a maioria dos alunos. Assim, você será responsável em definir seus horários e sua rotina de estudos.

2. Comodidade

A comodidade de estudar, na qual o aluno define onde e quando estudar, é uma das vantagens do curso EAD.

Além disso, os conteúdos ficam disponibilizados nas plataformas da instituição, sendo de fácil acesso em qualquer tempo do seu dia.

Outro fator vantajoso é a biblioteca virtual, cujo acervo também fica acessível o tempo todo e com uma variedade maior do que de uma biblioteca física.

3. Menor custo para estudar no EAD – financeiro e tempo

Estudar em casa pode ser economicamente viável, pois você não precisará gastar com deslocamento ou alimentação.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Pode parecer não ser relevante, mas faça um cálculo do valor gasto para o transporte e as refeições ao longo de 3 a 4 anos, tempo que geralmente leva para se graduar. É muita grana!

Portanto, além dos custos financeiros, a otimização de tempo com deslocamento pode ser outro fator positivo. Principalmente se estiver morando numa grande cidade na qual perderá algumas horas para chegar ao polo presencial.

4. Mensalidades mais baratas no EAD

Outra vantagem do EAD é quanto ao custo da realização do curso, normalmente inferior ao comparado com a modalidade presencial.

Entre os motivos está o custo de contratação de professores, normalmente inferior, pois não pagam por seu deslocamento até a instituição, como ocorre no modelo presencial.

Além de ser mais fácil contratar professores com renome e de outras localidades. Isso com certeza fará com que o ensino seja de maior qualidade.

5. Pedagogia inovadora entre as vantagens do EAD

Com o advento da internet, o ensino tem tomado outro rumo e cada vez o número de adeptos a essa modalidade.

Assim, as instituições de ensino devem disponibilizar uma série de ferramentas de apoio à aprendizagem para ocorrer a interação com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online.

Dessa forma, os responsáveis pelo desenvolvimento e construção do curso a distância necessitam inovar sempre, com o objetivo de proporcionar maior interação e interesse do aluno. Só assim o aluno fará maior aproveitamento do curso.

6. Inclusão

O grande desafio da educação no Brasil hoje é proporcionar educação para todos. Assim, o ensino a distância contribui muito para isso, sendo uma poderosa ferramenta de inclusão e acesso ao conhecimento.

Aliás, a luta por inclusão social na educação tem foco em garantir integração das mais diversas raças, gêneros, idades e classes sociais.

Dessa forma, as vantagens da EAD, como por exemplo, custo-benefício, flexibilidade e acessibilidade, contribuem muito para essa inclusão.

Além disso, a acessibilidade é um dos critérios que o Ministério da Educação (MEC) considera para autorizar instituições e cursos a distância em todo o país.

De tal forma que atentam-se para disponibilidade de vagas oferecidas e a quantidade, bem como a localização dos polos de apoio presencial também são avaliados.

7. Reconhecimento

O reconhecimento das faculdades EAD fornecido pelo Ministério da Educação (MEC) passa por um rigoroso processo de avaliação para sua autorização.

Entre os quesitos avaliados estão: titulação dos professores, a grade curricular, os recursos didático-pedagógicos, a infraestrutura física dos polos de apoio e a infraestrutura tecnológica dos sistemas de comunicação utilizados.

Desse modo, os cursos EAD têm a mesma validade que um curso presencial, pois os diplomas são idênticos e válidos em todo território nacional.

Assim, para verificar se a faculdade EAD é credenciada, basta você acessar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e buscar pela instituição de interesse.

8. Variedade de cursos entre as vantagens do EAD

Mais uma das vantagens do curso EaD é a variedade de cursos disponíveis. Com a facilidade e a flexibilidade, a procura por essa modalidade cresce cada vez mais, e as instituições necessitam oferecer mais opções de cursos.

Assim, atualmente, diversas áreas já oferecem cursos a distância, a nível de bacharelado, tecnologia e licenciatura, tais como: Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Engenharia, Saúde – biomedicina, entre outras.

Contudo, não é apenas cursos de graduação e tecnólogo oferecidos, os cursos livres também são uma ótima opção para quem deseja adquirir novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho.

9. Desenvolvimento de habilidades

O tipo de material utilizado no curso EAD deve garantir que o aluno fixe o conteúdo. Em geral fazem uso de ebooks, videoaulas, enquetes, infográficos, jogos didáticos, apresentações interativas, entre outros.

Com isso, o aluno desenvolve características importantes na sua atuação no mercado de trabalho, com destaque para independência, organização, iniciativa, gestão de tempo e foco.

Desvantagens do EAD

Tem dúvida se o curso EaD vale a pena? Confira algumas desvantagens e tire suas conclusões!

1. Distrações

Defina um local apropriado, bem iluminado e propício para sua concentração. É importante que você saiba escolher bem o local onde vai estudar.

Pois ao estudar em casa é muito fácil procrastinar por haver muitos fatores que propiciam a distração.

2. Um bom planejamento é necessário no EAD

Também é importante que você planeje muito bem a sua rotina e seus horários de estudo. Dessa forma, evitará desviar do foco principal, que é concluir o curso e ter um bom aproveitamento.

Portanto, desenvolva uma visão ampla das disciplinas que irá assistir e faça um plano de estudo, com definição dos assuntos, horas de dedicação e atividades a fazer.

E sempre deixe um espaço para leituras complementares, isso irá enriquecer e ajuda na fixação do conteúdo.

3. Encarar as responsabilidades no EAD

Outro fundamento que você tem que ter em mente é sobre responsabilidade. Pois algumas pessoas precisam de uma certa cobrança para produzir ou alguma interação com o outro.

Portanto, você precisa ter autoconhecimento para identificar qual é o seu perfil e seus pontos fracos. Assim, ter responsabilidade sem ter cobrança é a chave para o sucesso e conclusão do curso EAD.

4. Internet de boa qualidade

A internet de má qualidade poderá interferir no seu estudo. Portanto, certifique-se que a sua internet possui o mínimo de requisito para acessar os cursos EAD.

5. Preconceito ao EAD

Entre as vantagens e desvantagens do curso EAD não há como deixar de citar o preconceito ainda existente aos cursos a distância.

Alguns ainda se referem a um ensino com qualidade inferior ao presencial. Mas o ponto chave é a dedicação e interesse do aluno. Isso vale tanto para EAD como presencial.

6. Completa autonomia é desvantagem e está entre as vantagens do EAD

Como você pôde perceber, a autonomia aparece entre as vantagens e também entre as desvantagens do EAD. Isso se deve ao fato de que a autonomia depende diretamente do perfil do aluno.

Portanto, você deverá saber aproveitar a liberdade que tem, mas deverá ser organizado e disciplinado.

Vantagens do EAD: como são os cursos

Em geral, as instituições podem disponibilizar três formas para você estudar. Vejamos!

EAD

A modalidade EAD a maioria do conteúdos ministrados são disponibilizados online, porém algumas atividades devem ser realizadas em polos de apoio presencial.

Flex

Na forma de EaD denominada de Flex, o aluno assiste aulas online e participa de encontros presenciais, os quais podem ser semanais ou mensais.

Assim, as atividades propostas presencialmente são variadas, com provas, laboratórios e aulas praticas.

Telepresencial

Aqui, parte das aulas são transmitidas com presença ao vivo do professor na qual utilizam o espaço físico da instituição de ensino. Ou seja, as aulas são transmitidas em estúdio montado especialmente para fazer a gravação e transmissão.

Saiba mais: Certificado EAD: como o mercado vai receber meu diploma?

Ficou claro as vantagens do EAD? Já sabe qual escolher?

O curso EAD oferece ao aluno vantagens e desafios. E agora que já os conhece fica mais fácil saber qual optar: presencial ou EAD.

Sabe-se que modalidade de ensino EAD está cada vez mais em alta, pois permite que o aluno tenha acesso a ensino de qualidade por um custo inferior, além de ter uma rotina flexível.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre educação, acompanhe as matérias publicadas no Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *