Quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso EAD

Quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso EAD

As vantagens e desvantagens de fazer um curso EAD podem ser bastante relativas. Antes de escolher a modalidade de ensino a distância, sempre é importante avaliar os prós e os contras. Com os novos adventos tecnológicos, atualmente estudar em casa pode ser uma opção viável.

Mas como qualquer escolha na vida, existem dois lados. Se você está pensando em estudar em uma instituição que ofereça ensino a distância, confira aqui algumas dicas e informações sobre vantagens e desvantagens deste tipo de ensino.

Vantagens EAD

Primeiramente, é interessante lembrar que as vantagens EAD podem ser relativas, pois dependem do perfil de cada um.

Horários flexíveis

Esse é o primeiro quesito favorável para quem quer fazer EAD. Cursos presenciais exigem até 70% de frequência. Em uma cidade grande e para quem trabalha o dia todo, e ainda tem outras obrigações a cumprir, muitas vezes pode ser difícil comparecer em todas as aulas e acompanhar o conteúdo.

Uma das principais vantagens do EAD é, portanto, você ser dono do seu horário de estudo. Dessa forma, você consegue estudar conforme a sua disposição e rotina e moldar seus estudos de forma mais confortável.

Certificado reconhecido pelo MEC

Nos dias atuais, muitas instituições de ensino EAD são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso quer dizer que são regulamentadas pelo principal órgão de educação do país. Ou seja,  somente instituições regulamentadas podem emitir diplomas válidos.

Dessa forma, quem obtém diploma em instituições com esse reconhecimento, tem o mesmo valor de uma instituição federal com modalidade de curso presencial. Para saber quais instituições são credenciadas e reconhecidas, você deve acessar o site do MEC nesse link. Para isso, basta você digitar no campo de pesquisa o tipo de ensino e o nome da instituição.

Menos custo com deslocamento e alimentação

Estudar em casa pode ser economicamente viável, pois você não precisará gastar com deslocamento ou alimentação. A soma dos valores gastos com isso ao longo de um ano dá um bom montante, acredite. Além de economizar dinheiro, você também economizará tempo, isso é válido principalmente para quem mora em cidade grande e tem problema de mobilidade.

Mensalidades mais baratas

Esse é outro fator para se levar em conta. Estudar a distância gera menos custo para as instituições por diversos motivos, entre serviços e diversas onerações. Dessa forma, as mensalidades costumam ser mais baratas. Sendo assim, você consegue se graduar em um curso que cabe no seu bolso. Para conferir o preço de alguns cursos, você pode acessar o site da Universidade Estácio de Sá, a plataforma contém os valores de ambas as modalidades de ensino, assim você tem ideia do quanto pode economizar ao optar por fazer um curso EAD.

Flexibilidade para estudar em qualquer local

No hora de analisar as vantagens e desvantagens do EAD um dos pontos mais importantes a serem avaliados é a flexibilidade. No curso EAD você tem autonomia para estudar onde quiser. Dessa forma, não precisará assistir aulas sempre no mesmo local, isso trará um dinamismo maior e inspiração na hora de estudar.

Timidez

Se você é tímido, nessa modalidade levará vantagem. Muitas vezes é preciso apresentar seminários ou falar em público. Caso você tenha problemas com questões como essas, ao estudar a distância, estará livre desses tipos de obrigações dos cursos presenciais. Sendo assim, não precisará se expressar em público e se comunicará online.

Desvantagens EAD

Como nem tudo são flores, estudar a distância também tem suas desvantagens. É importante lembrar que as desvantagens EAD podem ser relativas, pois cada um enxerga de forma diferente aquilo que pode ser uma desventura. Ou seja, algumas questões que podem ser vistas como vantagem para uns, como por exemplo ter menos contato direto com outras pessoas, pode ser uma desvantagem para outros.

Distrações

É importante que você saiba escolher bem o local onde vai estudar. Muitas vezes ele pode ser barulhento ou até mesmo perigoso. Nesse sentido, você precisa conhecer bem o local que vai dedicar algumas horas do dia para estudar e assim ter certeza de que será produtivo o seu rendimento para o estudo. Outra questão importante é ter autoconhecimento, você precisa avaliar se estudar a distância é viável, pois ao estudar em casa é muito fácil procrastinar porque há muitos fatores em casa que podem distrair a sua atenção.

Um bom planejamento é necessário

Também é importante que você planeje muito bem a sua rotina e seus horários de estudo. Dessa forma, evitará desviar do foco principal, que é concluir a graduação e ter um bom aproveitamento no curso. Dessa maneira, é muito fácil comprometer o tempo que é exigido para concluir as disciplinas caso você não aproveite as horas corretamente. Também é muito importante que você não comprometa muitas horas da sua rotina diária com os estudos, pois o risco de se isolar socialmente é grande. Lembre-se: você estará estudando muitas vezes sozinho ou com pouca interação social.

Encarar as responsabilidades

Outro fundamento que você tem que ter em mente é sobre responsabilidade, pois algumas pessoas precisam de uma certa cobrança para produzir ou alguma interação com o outro. Portanto, você precisa ter autoconhecimento para identificar qual é o seu perfil. Você conseguirá atingir os objetivos sem uma cobrança presencial ou interação social? Caso a resposta seja não. Esse será um desafio a ser enfrentado.

Internet de boa qualidade

Esse pode ser um fator bem decisivo dependendo da região que você reside. Caso você não possua uma boa conexão de internet, provavelmente terá problemas para acessar os conteúdos e os vídeos das aulas. Sem dúvidas, esse fator comprometerá muito seu aproveitamento no curso. Portanto, certifique-se que a sua internet possui o mínimo de requisito para acessar os cursos EAD.

Preconceito

Entre as vantagens e desvantagens do curso EAD não há como deixar de citar que ainda existe certo preconceito com cursos a distância. Isso é uma questão bem relativa, pois o ensino a distância é relativamente novo e muitas pessoas ainda não se informaram a respeito e criticam sem nunca ter buscado alguma informação. O ensino a distância no Brasil desempenha um papel fundamental na formação dos profissionais das mais diversas áreas. Essa resistência se dá principalmente pelo apreço a tradição dos métodos de ensino. Ao optar pela modalidade EAD, porém, é importante que o curso seja reconhecido pelo MEC. Dessa forma o peso e valor do diploma é o mesmo do de um curso presencial.

Completa autonomia

Como você pôde perceber, a autonomia aparece entre as vantagens e também entre as desvantagens do EAD. Isso porque ser um fator positivo ou negativo depende diretamente do perfil. Você deverá saber aproveitar a liberdade que tem. Terá que ser crítico de si mesmo para levar adiante o curso com excelência. Dessa forma, terá que tomar muito cuidado para não protelar as aulas que deve assistir.

Caso acumule muito conteúdo, será difícil dar conta posteriormente. As exigências de conteúdo em um curso a distância também acumulam se não houver organização, portanto, tome cuidado para não entrar em uma bola de neve.

Que opção está mais alinhada com o seu perfil?

Agora que você pode ver quais as vantagens e desvantagens EAD certamente está mais fácil de avaliar se essa é a sua modalidade de ensino. Vale lembrar que se você optar pelo ensino a distância, igualmente será um profissional graduado da mesma forma daquele que se graduou em uma modalidade de ensino presencial.

Como você pôde ver, as vantagens e desvantagens EAD são relativas, o mais importante é que você escolha a área que tem vocação e afinidade. Assim, não terá desperdiçado um tempo valioso na graduação errada. Ao escolher o curso que tem afinidade, certamente colherá bons frutos no futuro da carreira, independente das vantagens ou desvantagens do EAD.

Se você ainda ficou com dúvida se esta é ou não a opção mais indicada para você confira neste artigo qual modalidade é mais alinhada com o seu perfil.

Gostou desse artigo e tem interesse em ler mais sobre assuntos relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará mais assuntos desse tema que poderão ajudar você em um direcionamento de estudo ou profissional.