Não é de de hoje que a internet é uma grande aliada na hora de buscar conhecimento. Diversos assuntos podem ser pesquisados através da rede e videoaulas (como o inglês, por exemplo) podem servir de grande auxílio na hora de sanar uma dúvida e estudar melhor. Nesse sentido, se você procura como estudar Química de um jeito diferente, saiba que o Youtube pode ser um grande amigo.

Na página de vídeos, você vai conferir como estudar química de maneira mais atrativa por meio de canais específicos de professores. Neste post, nós separamos os cinco melhores canais para estudar química pelo Youtube. Assim, você ganhará uma motivação de estudar para essa disciplina.

Como estudar química de um jeito diferente

Se você é daquelas pessoas que tem o próprio ritmo de aprendizagem, que prefere aprender de forma alternativa, saiba que uma das melhores ferramentas para isso atualmente é a própria internet e os canais dedicados ao ensino que estão disponíveis no YouTube.

Veja a seguir a lista de com os canais que vão fazer você entender tudo sobre essa ciência:

1 – Marcelão da Química

Esse canal conta com cerca de 200 mil inscritos. Além disso, os conteúdos do canal são focados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares tradicionais, vestibulares militares e concursos públicos. O professor Marcelão é formado em biologia e química, área de seu mestrado. Portanto, capacitação é o que não falta para esse professor.

Vale a pena dar uma conferida nesse canal, pois a didática é ótima e o Marcelão ainda disponibiliza uma apostila de cursinhos pré-vestibular, conteúdo para download e ainda corrige provas. Ele encontrou uma forma dinâmica e divertida de transmitir o conhecimento.

Sendo assim, se você quer saber como estudar Química, esse canal pode ser uma ótima pedida. Veja a seguir um vídeo do canal:

2 – Stoodi

Esse é um dos maiores canais de ensino do YouTube. Ele conta com aproximadamente 1,18 milhões de inscritos e certamente poderá ajudar você a estudar Química.

Esse canal é focado em diversas provas de concursos como o Enem, além de aulas de reforço para diversas disciplinas, como Matemática, Biologia, Física e Redação, além de atualidades.

Quando se fala em método de ensino alternativo, o Stoodi pode ser uma boa ferramenta não só para ajudar a reforçar o estudo, mas também para ajudar a ter mais uma maneira de estudar para as provas de vestibulares.

Os vídeos têm em média uma hora de duração e são bastante didáticos. Através desse canal, você ainda pode conferir a correção dos gabaritos das provas e assim entender mais como funciona o processo avaliativo de cada uma delas.

Para saber mais e descobrir como estudar Química, veja a seguir um dos vídeos dessa plataforma:

3 – Professor Paulo Valim

O professor Paulo Valim é licenciado em Química e fundador do projeto Ciência em Ação, uma plataforma de ensino focada para a preparação do Enem e Vestibulares.

Para ajudar os alunos, ele criou o canal no YouTube, que conta com 655 mil inscritos, onde esclarece diversas dúvidas de forma descontraída. De acordo com o perfil do professor no canal, ele acredita na missão de ajudar a todos a compreender Química e que isso acarrete em um bom desempenho nas provas.

Desse modo, ele oferece um dos melhores conteúdos, tornando o acesso à educação democrático. Uma outra função nobre do canal é também ajudar professores a formular aulas de maneira que seja mais acessível e didática.

Os vídeos do canal têm curta duração e o professor tem uma forma toda especial de se comunicar com os alunos, fazendo com que seja bastante divertida a maneira de aprender. Veja a seguir um dos vídeos:

4 – Química do sucesso

Nesse canal, as aulas são ministradas pelo professor Carlos André, são 80,7 mil inscritos. O objetivo das aulas é descomplicar o método da aprendizagem em Química.

O professor André vai te ajudar a desvendar os segredos de um vestibular em Química. Além disso, ele disponibiliza o acesso para as redes sociais e um número de Whatsapp para que os seguidores do canal tenham um contado em outras mídias e mais próximo.

Os vídeos têm curta duração e também são didáticos na forma de transmitir o conhecimento. Certamente esse pode ser uma boa pedida se você tem dificuldade com a matéria e o canal irá desfazer diversos nós que amarram a sua aprendizagem. Não deixe de verificar o canal.

Veja a seguir um dos vídeos do professor Carlos André e conheça mais sobre a didática dele:

5 – Química Simples

O canal Química Simples já conta com um número de 162 mil inscritos e as aulas são ministradas por uma dupla de professores, Arthur e Pavanelli.

O canal conta com uma playslist que separa o conteúdo, como: Química Geral, Orgânica, por exemplo. Além disso, as aulas são ministradas com muito bom humor, de maneira que o conteúdo seja facilmente assimilado.

Eles apostam em um método de ensino que evita o famoso apagão na hora da prova e também um maneira diferente de vencer o nervosismo através do humor.

Para transmitir o conhecimento, o canal conta com vídeos de curta duração e com falas intercaladas entre a dupla de professores. Se você busca uma maneira alternativa de reforçar os estudos em Química, certamente essa dupla de professores vai ajudar você a vencer as barreiras que muitas vezes o ensino difícil da disciplina impõe aos alunos.

Veja a seguir um dos vídeos do canal e saiba mais como funciona a didática dos professores Pavanelli e Arthur:

Como os canais podem ajudar você

Não é de hoje que a tecnologia está a nosso favor na hora de estudar. Utilizar os canais dos professores no YouTube certamente pode ser uma ferramenta muito útil na hora de buscar conhecimento ou reforçar os estudos.

Para isso, você deve ficar atento a qual metodologia se encaixa melhor no seu perfil. Vale lembrar, também, que embora os canais sejam ótimos recursos para estudar, a intervenção de um professor em sala de aula é fundamental no seu desenvolvimento. Para isso, é importante que você tenha sempre um feedback para saber como está o seu acompanhamento do conteúdo.

Portanto, um canal de ensino no YouTube pode ser com certeza uma maneira alternativa de assimilar um conteúdo que tenha sido passado de maneira vaga em sala de aula. Pois muitas vezes o conteúdo programático das aulas é muito corrido e não dá tempo de absorver com eficiência cada disciplina.

Desse modo, os canais de ensino podem auxiliar de maneira muito divertida e você pode encontrar uma brecha no ensino que pode facilitar bastante a aprendizagem. Vale citar também que além do YouTube, você pode encontrar outras plataformas de ensino online, como por exemplo a Khan Academy.

Estudar deve andar lado a lado com as aulas

Agora que você sabe mais em como estudar Química através dos canais no YouTube, não deixe de acessá-los e também de estudar, pois uma coisa não funciona sem a outra.

Encontre a melhor metodologia para você e siga em frente, certamente ela fará com que você obtenha bons resultados nas provas. Consequentemente, o diploma na universidade também será seu. Até lá, bons estudos!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.