Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

6 benefícios de estudar por videoaulas

Os motivos para estudar por videoaulas podem ser muitos: passar no vestibular, conseguir uma vaga no concurso público, revisar uma matéria para prova ou aprender um novo idioma. O importante mesmo é aproveitar as vídeo aulas para economizar tempo, dinheiro e esforço.

Esses são só alguns dos benefícios para você escolher essa realidade de aprendizado. Mas saiba que para isso também é preciso criar uma rotina de estudos e ter muita disciplina. Caso contrário, estudar por videoaulas será ainda mais complicado e pouco eficiente.

Estude em qualquer lugar

Um dos benefícios de escolher as videoaulas para aprofundar os estudos é a mobilidade. Você só precisa de um computador, tablet ou mesmo um celular conectado à internet. Então, todo o conteúdo estará disponível para você.

Dessa forma, dá para estudar em qualquer lugar. Pode ser na praça, no ônibus, no parque ou no silêncio do seu quarto.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Se estiver cansado da rotina, dá para simplesmente pegar o seu celular e escolher qualquer região da cidade para rever o conteúdo. É muito simples e prático.

Leia também: Cursinho presencial ou online veja o que é melhor

Estude a qualquer hora

Não é preciso você esperar até o horário da sua próxima aula para rever o conteúdo. Você tem liberdade. Pode assistir às videoaulas no caminho para o trabalho, em um momento de ociosidade ou mesmo no intervalo do seu almoço.

Dá para revisar a matéria sempre que precisar e puder. Assim, economiza muito mais tempo e aproveita os imprevistos do seu dia a dia para aprender algo útil. Por exemplo: já pensou em preencher o tempo que passa esperando por uma consulta na sala do médico ou do dentista? Deixe as redes sociais de lado e aproveite o seu tempo para aprender. É possível aproveitar cada minuto para ficar ainda mais preparado.

Leia também: Cursos online para o Enem: 20 dicas para se preparar à distância

Estude no seu ritmo

Chega de avançar no conteúdo que você nem entendeu. Muitas vezes, com salas lotadas e professores apressados, os alunos deixam de aprender. Um dos benefícios de estudar por videoaulas é seguir o seu ritmo.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Dá para rever, pausar o conteúdo ou até pular um conceito que já é mais conhecido. Você tem muitas possibilidades e pode controlar o processo de aprendizagem. Saiba que é possível até assistir a uma das videoaulas com uma velocidade mais rápida ou mais lenta. Com apenas alguns cliques você consegue essa mudança. É mais uma maneira de controlar os estudos.

Assista quantas vezes quiser

É bastante normal você achar que aprendeu a matéria. No entanto, na hora de colocar em prática e realizar um exercício, percebe que não é tão fácil assim. Outro motivo é chegar ao fim da aula e se dar conta que perdeu a explicação de um único conceito. Nesse momento, a facilidade das videoaulas ajuda. Você pode rever o conteúdo por completo e quantas vezes quiser.

Além disso, tem a escolha de revisar somente um trecho do vídeo ou da matéria. Não precisará assistir a tudo novamente para tirar uma única dúvida. A vantagem é que o seu material estará sempre disponível, até o fim do curso. Então, sempre que necessário, dá para revisar.

Aproveite o custo-benefício

Uma das vantagens de estudar por videoaulas é gastar menos. Primeiro porque os cursos costumam ter um preço muito mais baixo. Depois, porque você também vai economizar com o custo do deslocamento diário até a faculdade ou escola. Por fim, você também não precisará gastar com alimentação fora de casa e nem com material extra para aprofundar os estudos. Tudo está na internet e no ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, dependendo do conteúdo que você quer aprender ou revisar, pode usar o Youtube. Existem muitas aulas gratuitas e disponíveis. Dependendo da sua necessidade, nem é preciso comprar um pacote para aprender. Basta gastar um pouco mais de tempo identificando os melhores canais e os materiais adequados para você.

Aproveite os professores qualificados

Se você escolher estudar por videoaulas, poderá ter acesso aos melhores conteúdos e, principalmente, aos melhores profissionais. Afinal, a instituição que oferece esse tipo de material costuma aperfeiçoar os recursos para contratar os professores que são referências nas áreas de atuação. Sendo assim, aproveite para aprender com os melhores.

Dicas para aproveitar as videoaulas

Agora que você conhece todos os benefícios de estudar por videoaulas, aprenda como aproveitar melhor esse conteúdo. É preciso se organizar e ter muita disciplina para se dar bem na modalidade a distância. Afinal, tudo depende de você. Se deixar de ver uma aula ou relaxar na hora de uma revisão, não conseguirá alcançar o objetivo final do curso. Para isso, separamos algumas dicas que podem apoiar você no processo.

Tenha um projeto de estudos

Você precisa encontrar a melhor maneira de usar as videoaulas. Precisa encontrar como você aprende melhor. Uma orientação é rever o material sempre que possível.

Você pode assistir a primeira vez apenas para analisar o material, entender os conceitos básicos e saber qual é o assunto da aula. Depois, a proposta é assistir uma segunda vez. Nesse momento, é hora de anotar os pontos de atenção e de dúvidas. Escreva no caderno o que considera mais importante e o que merece sua futura revisão. Além disso, anote o que não entendeu. Depois, assista por uma terceira vez. Isso vai ajudar você a fixar a matéria e também a desenvolver um pequeno resumo para uma futura ocasião.

Pratique o conteúdo estudado

Não adianta estudar na internet e achar que é o suficiente. Assim como acontece na sala de aula, você precisa praticar o que aprendeu. Dessa forma, terá certeza que realmente absorveu o conhecimento. Fazer exercícios é a melhor forma de comprovar se você realmente entendeu o material.

Faça os exercícios disponíveis na plataforma da sua faculdade ou escola. Além disso, busque materiais extras. É fácil encontrar na internet algumas questões sobre qualquer assunto. Estude para se dar bem na prova.

Revise o material

Se você colocar em prática o tópico anterior, esse aqui ficará ainda mais fácil. Afinal, você saberá exatamente o que precisa revisar para se dar bem na prova. Além de rever o material disponível pelo seu curso, procure conteúdos complementares na internet. Ter outras visões pode ajudar você na hora de se preparar usando videoaulas.

Faça um planejamento

Comece a estudar de forma organizada. Monte um cronograma com seus horários disponíveis. Assim, conseguirá aperfeiçoar o seu tempo. Inclua no relatório o seu horário de almoço ou de deslocamento. Eles podem ser bons momentos para você revisar um conteúdo e aproveitar mais o estudo.

Além disso, sempre selecione em quais matérias tem dificuldades. Deixe esses conteúdos sempre próximos. Assim, poderá revisar sempre que possível.

Para apoiar você ainda mais nessa maneira de estudar por videoaulas, crie um ciclo de estudos flexível. Se você prefere assistir às aulas, fazer anotações e depois praticar os exercícios, mude essa rotina vez ou outra. Assim, você não vai se cansar e conseguirá dedicar mais tempo para os estudos. Afinal, a rigidez pode fazer você ficar desmotivado.

Por fim, tenha sempre intervalos definidos. É preciso fazer pausas para conseguir relaxar a mente e depois aproveitar o conteúdo estudado. Então organize esse tempo para não se perder.

Não abra muitas janelas da internet

Se você optou por uma das videoaulas, com certeza está usando a internet para ter acesso ao conteúdo. Então, evite abrir muitas abas da internet durante o seu momento de estudos. Nada de redes sociais, conversar no WhatsApp ou e-mails. Foque nos estudos e deixe abertas apenas as abas que fazem relação com o material que você está estudando.

Se você colocar em prático o tópico anterior, terá um tempo de pausa entre as revisões. Use esses momentos para navegar pelas redes sociais ou conversar com os amigos. Separe o seu tempo de lazer e de estudos. Assim, vai aproveitar ao máximo o seu momento.

Faça a sua própria rotina e terá ainda mais oportunidades de aprender com as videoaulas. Conheça também neste post do blog a maior plataforma de cursos online do mundo. Aproveite mais essa facilidade dos estudos digitais e saia na frente dos concorrentes.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *