Quando você vai escrever um artigo, fazer um trabalho da escola ou faculdade você utiliza que fontes de pesquisa? Se você respondeu Wikipedia, saiba que você pode ter problemas… ou não! Há uma série de opiniões divergentes sobre a confiabilidade da rede e de que maneira podemos utilizá-la sem prejudicar nosso desempenho nos estudos.

Saber como e quando usá-la é fundamental para que ela possa servir de fonte para os estudos. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Mas afinal, o que é a Wikipedia?

Segundo o próprio site: “A Wikipedia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa”.

É considerada a maior enciclopédia colaborativa do mundo. Criada por Jimmy Wales e Larry Sanger em 2001, a rede que esse ano completou 12 anos, tinha como objetivo acesso fácil de informações que dependeria do conhecimento e da inteligência das massas.

Hoje tem como administradora a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que quer “engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público”.

O nome Wikipedia é uma combinação de wiki (uma tecnologia para criar sites colaborativos, a partir da palavra havaiana wiki, que significa “rápido”) e o termo britânico encyclopedia.

Atualmente, sua versão em inglês, contém quase 6 milhões de artigos, sendo quase 600 acrescentados por dia. Já na versão em português são um pouco mais de 1 milhão e cerca de 10 edições por segundo em todo o planeta. Essas e outras informações podem ser encontradas na página de estatísticas da rede.

Como funciona e de onde vem o conteúdo da Wikipedia?

O conteúdo é composto por artigos ou verbetes, todos editáveis por qualquer pessoa. Tudo que está escrito hoje no site foi escrito de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo. Hoje, se você quiser editar algum artigo do site, você pode. Como se faz isso?

Se você tem conhecimento, dados ou informações interessantes a respeito de algum assunto contido na Wikipedia, basta clicar no botão “Editar” e alterar as informações.

Após clicar no botão editar, é exibida uma série de exigências. O site orienta que não sejam utilizados conteúdos protegidos por direitos autorais e se garanta a veracidade, por exemplo.

Existe também uma página que explica os erros mais comuns ao editar e como não os cometer. Alguns erros comuns são:

  • escrever tudo em letras minúsculas,
  • usar gírias,
  • fazer publicidade,
  • se autopromover
  • copiar material de outras fontes
  • adotar atitude hostil
  • apagar conteúdo

Há uma página com a política e recomendações da Wikipedia que descreve as melhores práticas a fim de resolver conflitos. Isso serve para que se possa chegar mais perto do objetivo de criar uma enciclopédia livre e confiável.

Mencionada nessa página está um link para os 5 pilares da rede, que são os princípios fundadores da Wikipedia: a página é uma enciclopédia, rege-se pela imparcialidade, tem conteúdo livre, possui normas de conduta e possui regras fixas.

Editar os artigos é algo que inclusive é encorajado. Afinal de contas, é disso que vive a rede: da colaboração dos usuários. O que não pode acontecer é que ele esteja ali para vandalizar o site. Muitas vezes um artigo necessita apenas de uma alteração gramatical. Sendo assim é interessante que o erro seja corrigido para que não permaneça na rede.

O site também mantém um histórico das alterações feitas. Dessa maneira é possível visualizar as informações incorretas, fazer alterações e/ou alertar os administradores pode haver algo de errado.

Por que a Wikipedia é tão rejeitada como fonte de pesquisa no meio acadêmico?

O próprio cofundador da Wikipedia, Larry Sanger não indica a Wikipedia como fonte de confiança. Em uma conferência agora em 2019 na Áustria, Larry, ou Lawrence Mark Sanger, afirmou “o sistema da Wikipédia não funciona”. As diretrizes da Wikipedia sempre foram de neutralidade, porém nem sempre se consegue garantir que ocorra.

Larry também afirmou “foi sempre um dos obstáculos que encontramos desde o início. Tentamos sempre que os maus atores não arruinassem o projeto que se dedicava ao público em geral”, mas “infelizmente não fomos capazes de controlar nem de arranjar uma solução para o problema”. Isso porque muitas vezes, motivados pela autopromoção ou até vingança, pessoas alteram as informações contidas na Wikipedia e as usam para difamar aos outros.

Um grande problema que ocorre é que muitas vezes as informações que foram adulteradas demoram meses até serem descobertas. Enquanto isso, muitas pessoas podem ter lido a informação errada e compartilhado ou tomado decisões por conta dela, como em trabalhos acadêmicos. Assim também são disseminadas as famosas Fake News.

Professores e universidades não apoiam o uso da Wikipedia

A Wikipedia é normalmente é uma das três primeiras na lista de pesquisa do Google. Isso acontece por conta da sua autoridade de domínio. Muitos alunos acabam clicando no link da página, copiam e colam indiscriminadamente, ignorando o fato de que muitas informações podem estar incompletas ou erradas.

Por conta desse hábito cada vez mais frequente, a utilização do site tem sido desencorajada.

Muitos professores até proíbem a utilização da Wikipedia. Além disso, muitas universidades também não aprovam que ela seja citada em artigos. Até a própria página avisa que acadêmicos não devem utilizá-la como referência.

Porém, essa atitude é criticada por algumas pessoas. Uma delas é LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation: “Quando os estudantes aprendem a navegar pela Wikipédia, eles têm acesso a uma fonte riquíssima de informação. Ao invés de proibir o uso da Wikipédia em pesquisas, os professores deveriam ensinar os alunos a como utilizar a plataforma de forma efetiva”.

E como seria essa utilização de forma efetiva? Como saber se o conteúdo que estamos lendo e absorvendo no site é algo aproveitável? Abaixo citamos algumas dicas para que você possa ter mais recursos na hora de produzir seu trabalho.

Como saber quais os conteúdos da Wikipedia são confiáveis?

Na verdade, não tem como saber se um conteúdo específico é confiável.

Para pesquisas ditas como “banais”, a Wikipedia pode ser usada sem problemas. Como uma aposta com um amigo, por exemplo.

Agora para pesquisas acadêmicas, a orientação é sempre utilizar a Wikipedia como uma ferramenta e não como uma fonte.

Você pode acessá-la com o intuito de descobrir outras fontes para sua pesquisa e não ela ser a fonte em si.

Pode-se, dentro do próprio artigo da Wikipedia, acessar as fontes dos quais o artigo foi retirado e utilizá-las também como pesquisa. Observe se são fontes confiáveis, como artigos científicos ou de publicações conhecidas. Através dela, você pode procurar outras páginas que contenham fontes confiáveis sobre o mesmo assunto.

Pontos de atenção

De qualquer maneira, nunca fique no primeiro resultado encontrado na pesquisa, pesquise e compare. Chegue à sua própria conclusão após ler vários artigos. Qualquer bom trabalho é feito de pesquisa.

Também é sempre bom ver quem foi o autor do artigo. Saber mais sobre ele e o que mais foi publicado em seu nome. Se é um autor que já tem outros artigos escritos ou se não aparece em nenhuma pesquisa.

Conferir se está bem escrito também é uma boa dica, já que artigos oficiais não devem ter erros de português. Perceber se há lógica ou concordância também é importante.

A Wikipedia também não recomenda que você utilize fontes auto publicadas, como livros auto publicados, fanzines, páginas pessoais, blogs, foros de discussões e redes sociais.

Na verdade, não sabemos nem se páginas como blogs e sites são totalmente confiáveis. Muitos podem carregar a opinião de quem escreve, assim como a própria Wikipedia.

Agora você já sabe que pode usar a Wikipedia quando for fazer um artigo ou trabalho. Mas não esqueça que deve tomar toda essa série de cuidados.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre assuntos relacionados à carreira e educação? No nosso blog tem muito mais, acompanhe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui