Muitas vezes, o estudante está em início de carreira, o salário ainda não é tão alto assim e uma ajudinha para garantir os momentos de lazer é bem-vinda. Pensando nisso, e para aumentar as possibilidades de inserção cultural e social, surgiu a carteirinha de estudante. Com ela, os alunos de todo o Brasil podem ter descontos de mais de 50% em vários locais e atividades.
No entanto, faz algum tempo que as regras mudaram. A carteirinha de estudante virou online e muito mais segura. Principalmente para os comerciantes, que frequentemente ficavam no prejuízo, por causa das fraudes nos documentos.
Então, para você, que se encaixa no perfil e quer aproveitar essa vantagem da meia-entrada, saiba que é preciso se adequar. Tem um site exclusivo para você solicitar sua carteira de estudante, caso a sua instituição de ensino não ofereça esse serviços.
Aqui, você vai ver a lista completa de documentos necessários, qual é o procedimento, o valor a ser pago e, principalmente, onde aproveitar a meia entrada.
Mudanças na carteirinha de estudante
O documento do estudante é padronizado, certificado digitalmente e seguro. Todos os seus dados são enviados para um banco de informações online.
Então, com a carteirinha de estudante em mãos você tem acesso aos descontos. Já o comerciante, acessa tudo pela internet e, de uma forma mais rápida e segura, confirma a validade do seu desconto.
A mudança e a padronização foram necessárias porque antes cada instituição oferecia uma identificação diferente. O que facilitava fraudes. Isso diminuiu a efetividade do serviço e causou muito prejuízo aos comerciantes.
Agora, a regra mudou e todos precisam se adequar. Além disso, nem todo mundo que está matriculado em um curso tem o direto da meia-entrada. Existem alguns requisitos que nós vamos explicar neste texto.
Como fazer uma carteirinha de estudante
Agora a carteira nacional de estudante é um documento padronizado oficial da meia-entrada em todo o brasil. Primeiro você pode conversar na secretaria da sua instituição de ensino para saber se ela mesmo oferece para você essa emissão.
Se isso acontecer, sem problemas. Basta entregar toda a documentação na administração da sua escola e aguardar a chegada da sua carteirinha de estudante. Se não for tão fácil assim, o procedimento é simples e totalmente online.
Basta acessar o site oficial, fazer o cadastro completo, enviar seus documentos necessários para a carteirinha de estudante de forma online, anexar a comprovação de situação estudantil (que você precisa solicitar na sua instituição de ensino) e pagar a taxa única de emissão de R$30,00 + frete (para ser entregue na sua casa ou trabalho).
O tempo médio para emissão do documento é de 15 dias, podendo seu recebimento variar para mais ou menos de acordo com a disponibilidade dos correios da sua região. Quando você receber a carteirinha de estudante, ela terá validade conforme padrão nacional até o dia 31 de março do ano seguinte.
Ainda com dúvidas? Veja o passo a passo:
- Preencha o Formulário no site
- Digitalize e envie sua foto, documento de identificação e comprovante de matrícula
- Pague a taxa de R$30,00 + Frete via boleto bancário ou cartão de crédito
- Pronto! Logo, o documento chegará até você.
Quem tem direito ao benefício e isenção?
Nem todo estudante é elegível a ter a carteirinha. Então, preste muita atenção antes de preencher qualquer informação no site e solicitar o seu documento para meia entrada. Somente quem estiver no ensino fundamental, médio, superior e técnico (presenciais ou EaD) de qualquer instituição de ensino reconhecida pelo MEC podem ter acesso.
Vale destacar que alunos de cursos livres, de idiomas e pré-vestibular não se incluem para recebimento do benefício. No entanto, algumas leis municipais e estaduais podem incluir essa categoria de estudantes em seus programas locais.
Para esses casos, o documento nacional padronizado do estudante não é válido e a existência de um documento para benefício regional deve ser verificado com a prefeitura ou governo estadual responsável.
Além disso, é muito importante verificar como o você precisa comprovar esse benefício ao comerciante da sua região. Outro ponto de atenção é que, você precisa levar em consideração que esse benefício valerá apenas na sua cidade, ou no seu estado. Então, se tiver um show fora desses locais, por exemplo, terá que pagar o valor normal do ingresso.
Vantagens da carteirinha de estudante
Você vai pagar apenas 50% na entrada de eventos culturais e esportivos, como shows, teatro e jogos do seu time favorito. Além disso, com essa nova modalidade de uma carteirinha padronizada, você tem acesso a uma central de atendimento. Ela garante a resolução de 100% dos casos via Telefone, Reclame Aqui , E-mails e Mídias Sociais para qualquer problema.
Os descontos exclusivos de 5% até 80% são em lojas como: Centauro, Burguer King, LG , Magazine Luiza, NetShoes, Editora Abril, entre outros!
Veja algumas opções:
- Cinemas: você pode assistir todos os lançamentos pagando meia-entrada;
- Shows e eventos: pode fazer a listinha dos artistas favoritos. Vai ficar muito mais barato acompanhar essa agenda;
- Jogos: é possível dar uma força na torcida do seu time do coração e ainda pagar meia para entrar no estádio;
- Artes cênicas: dança, coreografia e peças de teatro não serão mais uma novidade para você;
- Museus e espaços históricos: dá sim para aumentar suas possibilidades culturais por um preço bem mais acessível;
- Parques de diversões e aquáticos: faz tempo que você está tentando entrar em um parque para conferir todas as emoções? Então, chegou a sua vez e ainda por meia-entrada.
Sobre os descontos exclusivos
Nós acabamos de falar que existem descontos exclusivos para quem tem a carteirinha de estudante. Então, nessa nova forma de documentação, existe uma rede conveniada. Assim, você pode ter muitos benefícios além da meia-entrada. Em alguns casos, você pagará apenas 20% do valor original. É muita vantagem.
A rede exclusiva de estabelecimentos conveniados inclui departamentos de saúde e beleza; gastronomia; educação e capacitação; comércio em geral. Você receberá acesso à descontos complementares em diferentes regiões do seu estado e lojas virtuais de todo o Brasil. Basta acessar o site e conferir quais são os locais participantes.
Veja também que alguns oferecem descontos maiores do que os de 50%. Esse benefício também é possível e você pode aproveitar.
Sobre a Lei da meia-entrada
Para não ter problemas com a lei, é importante se manter informado. Então, antes de qualquer solicitação ou pedido do benefício, leia com atenção mais esse trecho. Afinal, apresentar documento falso é crime e você pode ser penalizado por isso. Fique muito atento, evite fraudes e problemas para o seu futuro.
Saiba que com lei Nº 12.933 26/12/13 , a meia-entrada e os direitos dos estudantes ganharam um novo aliado: o documento padronizado do estudante. Ele é aceito a nível federal. Ou seja, seguindo todos os passos que você aprendeu acima, você terá acesso a todos os benefícios com um único documento.
Não precisa se preocupar se o seu show, por exemplo, vai acontecer em outro Estado do Brasil. A sua identificação de estudante será válida.
O benefício da meia-entrada deve ser reconhecido e concedido por todas as entidades que estejam realizando qualquer tipo de evento. Isso vale para o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.
Caso não haja cumprimento da lei, você pode inclusive solicitar o seu reembolso a partir de um processo judicial ou em contato com órgãos como o PROCON.
Além disso, alguns estados e municípios possuem leis e decretos regionais que garantem ainda mais benefícios locais para os estudantes. Ainda ficou com dúvida, entre em contato com a central de atendimento exclusiva. Resolva o seu problema na hora e garanta o seu direito. Fazer vale a lei, é um benefício seu. Ter mais acesso a cultura, também!
Tem muitas outras dicas sobre o mundo acadêmico esperando por você no blog Vai de Bolsa, Aproveite essas vantagens e aprenda tudo.