Quer fazer faculdade de Recursos Humanos com bolsa? Confira aqui!

recursos humanos bolsa

A área de RH tem crescido bastante nos últimos anos e, com isso, os cursos de graduação na área também. Existem ótimas opções de cursos no mercado e, o melhor, você consegue hoje em dia fazer uma faculdade de Recursos Humanos com bolsa.

Isso mesmo! Já pensou cursar a graduação dos sonhos com bolsas parciais ou até mesmo integrais? Maravilha, não é mesmo?

Portanto, se você não tem dinheiro para pagar uma faculdade de RH, calma que você encontra outros caminhos, como conseguir uma bolsa de estudos. Pode parecer difícil, inicialmente, mas a verdade é que se você conhecer as opções de bolsas disponíveis fica mais fácil de escolher a mais viável para as suas necessidades.

Têm bolsas oferecidas pelas próprias faculdades, bolsas do governo federal, como o Prouni ou bolsas fornecidas pelos governos estaduais. Para saber mais, continue a leitura por aqui no blog Vai de Bolsa que vamos te dar todos os detalhes de como fazer a sua graduação de recursos humanos com bolsa.

Leia mais: Esportes universitários ajudam na conquista de bolsas de estudo

Como é a graduação de Recursos Humanos?

Apesar de ter apenas dois anos de duração, o curso tecnólogo de RH possui uma grade curricular bem completa, com conhecimentos de administração, direito e psicologia, por exemplo. Por isso, tem sido uma excelente escolha para quem se familiariza com a área de humanas e quer fazer uma faculdade mais rápida.

Ao cursar esta graduação, você estará apto a atuar em várias frentes que envolvam a gestão de RH. Seja o recrutamento de funcionários, treinamentos de equipes, folha de pagamento, administração de benefícios, organização de eventos e comunicação interna. O profissional de RH pode ainda ser empreendedor, autônomo ou trabalhar em empresas e consultorias.

Certamente, para trabalhar na área você deve gostar de lidar com pessoas e saber mediar conflitos. Veja a seguir algumas das disciplinas que costumam estar na grade curricular do curso:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Direito do Trabalho;
  • Gestão de Folha de Pagamento;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Gestão de Pessoas;
  • Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Administração de Cargos, Salários e Benefícios;
  • Matemática Financeira;
  • Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Recursos Humanos com bolsa: como conseguir o benefício?

Agora que você já viu um pouco sobre o curso, vamos destacar as principais opções para ingressar na faculdade de Recursos Humanos com bolsa. Dependendo da sua situação financeira e de onde estudou ao longo da vida, você pode conseguir ótimos descontos nas mensalidades do curso ou até mesmo não pagar nada até o fim da graduação, com bolsas 100%.

Qualquer pessoa pode pleitear uma bolsa, desde que atenda aos critérios exigidos. Então, confira a seguir como realizar o seu sonho da graduação em RH!

1 – Faça o vestibular e Enem

As instituições de ensino, no geral, oferecem descontos e oportunidades de bolsas parciais e integrais para as melhores notas e colocações. Portanto, prestar vestibular é um dos primeiros caminhos para tentar cursar Recursos Humanos com bolsa.

Para você ter ideia, algumas universidades oferecem desconto de até 100% na mensalidade, conforme a nota do aluno na prova. Em outras instituições, esse desconto pode variar de 25% a 50% para os estudantes que prestam vestibular.

Uma boa colocação na prova do Enem também pode te garantir uma bolsa de estudos. Geralmente, quanto maior for a média, maior é o percentual de desconto da bolsa. Por isso, sempre se informe sobre as opções de bolsas nas universidades que você está interessado em ingressar. Cada uma terá as regras e critérios de inclusão nos benefícios.

Sobre as inscrições elas também variam conforme os programas e exigências de cada instituição.

2 – Programas do governo federal

Outra forma de conseguir estudar Recursos Humanos com bolsa é ir atrás de bolsas oferecidas pelo governo federal. O Prouni é um dos mais conhecidos, voltado a estudantes de baixa renda, com bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Porém, para concorrer a uma bolsa é necessário atender a alguns critérios:

  • Renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para as bolsas de 50% do valor das parcelas); 
  • Renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa (para bolsas integrais, onde você não paga nada);
  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; 
  • Ter realizado a última prova do Enem, com pontuação mínima de 450, e sem ter zerado na redação;
  • Não pode possuir diploma em curso superior.

A abertura das inscrições acontecem duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho. Fique atento no site do programa para não perder os prazos. Veja aqui mais informações sobre o o Prouni.

3 – Programas estaduais

Também existem programas de bolsas dos governos estaduais. Em São Paulo, por exemplo, tem o programa Bolsa Universidade. Neste caso, metade do valor da mensalidade é custeado pelo governo e a outra metade paga pela instituição de ensino privada. Como critério de seleção está a renda familiar do candidato.

Em Santa Catarina, o governo estadual também tem um programa similar, o Uniedu, que contempla bolsas para cursos de graduação e pós-graduação. As bolsas oferecidas custeiam entre 25% e 100% da mensalidade. Se você mora em outras regiões do país, vale fazer contato com o governo estadual e se informar a respeito de programas de bolsas para o ensino superior.

recursos humanos bolsa

4 – Vai de Bolsa

Para cursar Recursos Humanos com bolsa, você ainda pode recorrer ao nosso portal Vai de Bolsa. É uma plataforma extremamente segura e simples de utilizar.

Para ver as opções de bolsa e descontos, basta ir até a home, lá você encontra o curso de Recursos Humanos que deseja, presencial, EAD ou híbrido. Seleciona a cidade onde vai estudar e, em seguida, aparecem várias opções de bolsas com descontos.

Agora é só escolher a melhor opção de bolsa em RH, fazer uma pré-matrícula e pagar a taxa solicitada para começar a estudar. O pagamento é muito seguro e pode ser feito por Pix, cartões de crédito ou boleto bancário. Em caso de dúvidas, você consegue contato pelo WhatsApp ali dentro do próprio site, só clicar no ícone do aplicativo.

Leia também: Bolsas e ajuda de custos que podem lhe ajudar na faculdade

Entendeu como fazer para cursar recursos humanos com bolsa?

Agora é com você! Escolha a melhor opção de bolsa para as suas necessidades e corra atrás do seu sonho.

Continue acompanhando os conteúdos do blog Vai de Bolsa, sempre com informações atualizadas sobre educação, vestibulares e ensino superior. Até a próxima!

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!