Você está se preparando para a prova de vestibular da Fuvest? Fizemos uma seleção das principais matérias para te ajudar nos estudos. Até porque esse é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil, que seleciona candidatos a ingressarem nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). Ou seja, a preparação exige esforço e muita dedicação. Por essa razão, nada mais justo do que saber o que mais cai na Fuvest para poder organizar e focar melhor os estudos.
Para você ter uma ideia, a Fuvest é considerado o maior vestibular do país. As provas da Fuvest ocorrem sempre em duas fases. As inscrições para a Fuvest 2023 estão abertas desde 15 de agosto até 23 de setembro de 2022. A primeira fase será realizada dia 4 de dezembro e, a segunda, nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.
Se preparando para a Fuvest? Quer saber o que mais cai em matemática na Fuvest, por exemplo? Então confira a seguir o que você mais deve priorizar nos estudos! E não deixe de acompanhar também nossas dicas extras para detonar na prova.
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!
Leia também: Cursos mais concorridos na Fuvest: confira quais são
Fuvest: o maior vestibular do país
Como falamos na abertura, o vestibular da Fuvest é o maior do país e também um dos mais concorridos. Isso porque a prova credencia o candidato ao ingresso nos cursos da Universidade de São Paulo (USP), que sempre está no topo dos rankings de melhores instituições de ensino superior do Brasil. Para você ter uma ideia, o curso mais concorrido é o de Medicina, com 124,8 candidatos por vaga.
As provas da Fuvest são feitas em duas fases. No primeiro dia, os vestibulandos fazem as provas de Língua Portuguesa, com 10 questões, e a Redação. Já no segundo dia, respondem a 12 questões dentro de duas a quatro disciplinas específicas referentes ao curso escolhido.
Leia também: Vestibular Fuvest: dicas para detonar na prova
Quais conteúdos caem na Fuvest?
O que estudar para a primeira fase da Fuvest? Já sabemos que na primeira fase são as provas de Língua Portuguesa e Redação. Bom, primeiramente, vamos abordar os assuntos que você mais deve ter atenção na revisão para se dar bem nesta prova:
1. Obras literárias
Dentro da prova de Língua Portuguesa da Fuvest, o que mais cai costuma-se referir às seguintes obras:
- A cidade e as serras – Eça de Queirós;
- Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade;
- Iracema – José de Alencar;
- Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
- Mayombe – Pepetela;
- Minha vida de menina – Helena Morley;
- O cortiço – Aluísio Azevedo;
- Sagarana – João Guimarães Rosa;
- Vidas secas – Graciliano Ramos.
Assim, a leitura destes livros se faz fundamental para compreender o contexto político, econômico e social da época.
2.Interpretação de texto e gramática
A interpretação de texto e o uso correto da gramática são assuntos bastantes cobrados na prova de Língua Portuguesa e fundamentais para entender o enunciado das questões. Por isso, atente-se para:
- Classes de palavras (substantivo, verbos, preposições, conjunções, advérbios, etc.);
- Modernismo;
- Ortografia, regência e concordância;
- Romantismo;
- Realismo-Naturalismo;
- Tempos verbais e não verbais.
3. Geometria e Trigonometria
O que mais cai na prova de Matemática são temas relacionados com Geometria e Trigonometria. Portanto, estude os seguintes assuntos: Semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras, Teorema dos senos e cossenos, Geometria plana, Equações de reta e de circunferência, Geometria analítica e Geometria espacial.
Além disso, cabe dedicar-se a outros temas como: Porcentagem, Logaritmos, Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Polinômios, Análise combinatória e Números complexos.
4. Geografia Geral e do Brasil
A prova de Geografia da Fuvest merece uma atenção especial, pois é cheia de detalhes. Logo, você precisa ter um conhecimento teórico acerca dos seguintes temas:
- Agronegócio no Brasil;
- A questão urbana e social;
- Bacias hidrográficas;
- Cartografia;
- Climas;
- Demografia;
- Disparidades socioeconômicas mundiais;
- Ecossistemas brasileiros;
- Fontes alternativas de energia;
- Globalização;
- Urbanização;
- Petróleo e pré-sal;
- Problemas ambientais.
Além dos assuntos acima, é bom que você compreenda assuntos relacionados à guerra civil na Síria, situação dos refugiados no mundo e situação política brasileira.
5 . História
Já na prova de História, os assuntos de história geral correspondem a quase 75% das questões. Esteja atento ao tema Brasil República. Priorize ainda as temáticas que envolvem as guerras mundiais, globalização no contexto histórico, período Vargas e golpe militar.
6. Biologia
Para a prova de Biologia, o que mais cai na Fuvest são as questões sobre ecologia, as quais qual abordam fisiologia animal e humana e o reino vegetal. Além disso, a genética também costuma ser muito cobrada.
7. Química Geral
Agora, a prova de Química requer domínio sobre a matéria, sem ser específico, pois a cada ano são cobrados assuntos variados, dentro dos apresentados no edital.
Portanto, busque obter conhecimento básico da disciplina, que a partir deles conseguirá responder muitas das questões.
8. O que mais cai na Fuvest nas questões de Física?
Os assuntos mais cobrados na prova de Física são: Mecânica, Óptica e Eletricidade. De modo que você precisa dominar o conceito, além de realizar cálculos.
Assim, geralmente, os assuntos mais pedidos são: Hidrostática, Magnetismo, Eletrodinâmica, Cinemática, Dinâmica, Trabalho e energia, Eletrostática, Termodinâmica e Ondulatória.
Dicas para estudar o que mais cai na Fuvest
Para obter melhores rendimentos nos estudos para a Fuvest, siga algumas destas dicas:
- Pratique a leitura e interpretação de texto;
- Ao estudar busque o conhecimento sobre os aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais das matérias de Geografia, Biologia, Química, História e Língua Portuguesa;
- Leia as obras literárias obrigatórias e procure fazer conexões entre elas. Ou seja, desenvolva seu poder crítico;
- Tenha o hábito de ler sobre assuntos gerais;
- Desenvolva habilidades para interpretar gráficos e tabelas;
- Pratique os conteúdos por meio de resolução de provas;
- No seu plano de estudos intercale matérias difíceis com aquelas que mais gosta ou tem maior facilidade de aprendizagem. Dessa forma, o estudo fica mais prazeroso e menos cansativo;
- Tenha domínio do vocabulário da língua inglesa e, para isso, assistir filmes sem legenda pode ser uma boa.
Leia também: Como estudar redação para o vestibular
Faça a Fuvest, mas fique atento nas demais faculdades!
Estudar na Universidade de São Paulo (USP) é o sonho de muita gente, principalmente, por conta da qualidade dos cursos. Mas sabemos que mesmo se dedicando aos estudos não é nada fácil ser aprovado no vestibular da Fuvest. Mas não se desespere! Enquanto você estuda para a Fuvest com as nossas dicas, também pode pesquisar cursos de graduação em outras instituições de ensino de qualidade no país.
A plataforma Vai de Bolsa pode te ajudar nisso! Na plataforma do Vai de Bolsa você pode pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Não deixe de conferir as oportunidades em cursos presenciais e EaD nas principais faculdades do país, como Estácio, Wyden, Unisociesc, Unisul, dentre outras.
Curtiu saber o que é mais cai na Fuvest?
Para estudar para a Fuvest, não precisa se desesperar. Siga com o seu plano de estudos e priorize esses assuntos que mais são pedidos no vestibular da Fuvest. Tente controlar a ansiedade e aproveite para revisar bem esses temas que são recorrentes. Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.
E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.