Saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares é um desafio para quem quer melhores oportunidades de aprendizado. A boa notícia é que esse desejo é possível de ser realizado e não está tão distante. Neste artigo, mostraremos como você pode encontrar descontos para o ensino médio em unidades de ensino que podem estar próximas de você.
É verdade que ter uma formação de qualidade é muito importante para que você consiga um bom emprego, mas um ensino de qualidade traz mais benefícios do que isso. A base educacional que solidificamos no ensino médio nos dá também as ferramentas necessárias para realizar as mais diferentes conquistas, afinal, é a partir desse momento que passamos a projetar nossa vida adulta e a traçar algumas metas do que desejamos para o nosso futuro. Saiba mais a seguir.
Veja como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares
A escolha de uma boa escola para realizar os seus estudos será um importante diferencial para que você possa alcançar o que almeja. De acordo com uma reportagem do portal da revista Exame, com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Brasil teve 7,9 milhões de alunos matriculados no ensino médio em 2017. Desse total, 88% estavam na rede pública de ensino.
Assim, se o seu desejo é fazer parte do grupo minoritário, ou seja, dos 12% de estudantes que estão matriculados na rede particular de ensino, siga a leitura deste post para saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares.
Como já dissemos, ter uma boa aprendizagem no ensino médio no Brasil é um desafio. O principal indicador da qualidade da educação do País, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), comprova isso. Segundo uma reportagem da Agência Brasil, o ensino médio é o mais crítico na formação do estudante brasileiro.
Além disso, a qualidade do ensino médio está decaindo. Em 20 anos – ainda conforme os dados apresentados pelo Ideb e relacionados com o ano de 2017 –, não houve melhoria no aprendizado dos alunos nas disciplinas de matemática e português, por exemplo.
Para sair dessa estatística, um dos caminhos é que você procure instituições de ensino de qualidade e que faça a sua parte se dedicando aos estudos, especialmente dessas áreas mais críticas e que serão fundamentais para o seu futuro.
Saiba que é possível estudar em escolas particulares mesmo que você tenha uma renda familiar mais baixa. Existem sites que oferecem buscas em descontos em escolas parceiras e há programas oferecidos para pessoas de baixa renda e outros que privilegiam a excelência do histórico escolar. Quer saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares? Então vamos às dicas!
Dica 1: Estude bastante
Não adianta: para conseguir se destacar da concorrência por uma vaga na rede privada de ensino é preciso estar preparado. Portanto, comece a se dedicar aos estudos o quanto antes, se é que você já não está fazendo isso. 😉
Geralmente as escolas particulares que oferecem bolsas de estudo exigem que o aluno tenha desempenho exemplar no histórico escolar. Não é raro, portanto, a exigência de média geral acima de 9 (numa escala de 0 a 10). Essa nota se calcula com a soma das avaliações finais do ano letivo dividida pelo número de disciplinas.
Dica 2: Tenha uma carta de recomendação
Se você estuda em escola pública e quer saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares, fica a dica: não tenha medo de perguntar. Vá até a secretaria da escola onde você quer estudar e pergunte sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos. O não você já tem e não custa tentar.
Provavelmente, você não será o único a perguntar. Uma forma de ter mais sucesso nessa tarefa é mostrar por A + B por que você merece a bolsa de estudos. Tenha uma carta de recomendação que fale sobre seu desempenho escolar, liste suas principais conquistas, mencione suas habilidades e qualidades.
Dica 3: Conheça o Instituto Germinare
Se o seu sonho é ser dono de uma grande empresa, essa dica é para você. Fique de olho nas datas do processo de admissão do Instituto Germinare Escola de Negócios. O ensino é gratuito e em período integral. Os alunos recebem uniforme, material didático e alimentação.
As oportunidades são abertas a jovens talentos, com “brilho nos olhos” e potencial para liderança executiva. A única forma de entrar é no 6º ano do Ensino Fundamental. Os alunos tem 4.500 horas de aulas de gestão de negócios e, ao concluir o Ensino Médio, recebem certificado de Técnico de Administração de Empresas.
Os critérios para seleção levam em conta não só o nível intelectual, mas também habilidades, histórico pessoal, experiências e capacidade de aprendizado. Para se preparar, procure vivenciar experiências que desenvolvam qualidades de liderança. A prática de esportes, o voluntariado em uma causa social ou o envolvimento em um grupo de escoteiros são exemplos de atividades que estimulam vivências enriquecedoras.
Dica 4: Dê uma conferida no Ismart
O Ismart é o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos. Criado em 1999, a entidade oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda que tenham idade entre 12 e 15 anos e que apresentem excelentes notas escolares. Os projetos desenvolvidos pelo instituto oferecem oportunidade de desenvolvimento e orientação profissional.
O programa tem 2 mil alunos ativos espalhados por 6 municípios do sudeste do País. Para estudantes do ensino médio, existem duas opções: o Projeto Alicerce, voltado aos alunos matriculados no 7º ano e que tenham até 13 anos completos, e o projeto Bolsa Talento, que vale para alunos do 9º ano e que tenham até 15 anos.
O custeio do ensino médio é integral e inclui mensalidade, material escolar, uniforme e despesas com transporte e alimentação. Para acessar as bolsas do Ismart, além dos critérios de idade e etapa na vida escolar, o aluno deve apresentar uma renda per capita familiar que não ultrapasse dois salários mínimos.
Gostou das dicas? Bons estudos!