As séries de Direito podem ser grandes aliadas para conciliar aprendizagem e diversão. Nos últimos anos, ganharam um grande destaque e uma maior apreciação do público devido ao grande investimento e elaboração dos enredos, que estão cada vez mais complexos e interessantes.
Graças a sites via streaming, como Netflix e Amazon Prime, está mais fácil de assisti-las. Pois é possível encaixá-las na rotina conforme o tempo disponível. É normal dedicar horas para assistir vários episódios seguidos como forma de diversão. Mas as maratonas de séries podem servir também como fonte de conhecimento.
As séries de Direito, por exemplo, podem trazer informações úteis e até inspirar você a seguir na carreira jurídica. Assim como podem ajudar na decisão sobre que área seguir.
Quatro séries de direito imperdíveis
Confira a seguir uma lista com quatro séries de Direito disponíveis no Netflix que estão fazendo sucesso. A maioria trata do Direito penal e as reviravoltas que envolvem o mundo do crime. Todas elas são norte-americanas, portanto, correspondem as leis de lá. Mas isso não altera a essência da profissão tratada nos enredos.
-
How to Get Away With a Murder
A série está no ar desde 2014 e possui 5 temporadas completas, a quinta estreia no Netflix no dia 1º de setembro. Ela é um clássico dentre as séries de Direito atuais, com nota 8,2 no IMDB (Internet Movie Data Base). Uma curiosidade é que Shonda Rhimes, a produtora executiva, é a mesma criadora da série médica Grey’s Anatomy.
How to Get Away With Murder (Como Prender um Assassino em português) foi indicada a 12 prêmios e até 2019 havia vencido 8. Entre as premiações de destaque estão programa de televisão do ano, no American Film Institute Award, em 2014, e o Emmy de melhor atriz dramática para Viola Davis, em 2015. Ela foi a primeira atriz negra a levar o prêmio.
A série é focada no Direito penal e o enredo é basicamente sobre a vida pessoal e profissional de Annalise Keating, interpretada por Viola Davis. A personagem é advogada de defesa criminal e professora de Direito e conta com quatro calouros para resolver casos complexos e de difícil resolução.
Entenda o Direito de forma menos convencional
A série prende a atenção dos espectadores do início ao fim por causa dos diversos plot twists, pois há constantes quebras cronológicas na narrativa através de flashbacks. Além disso, ela é marcada pelas inúmeras reviravoltas durante as temporadas, mantendo o suspense e a imprevisibilidade de seu desfecho.
Essa série pode ser uma forma de entender o Direito de forma menos convencional, questionando se os fins podem justificar os meios nas resoluções dos problemas. O enredo busca oferecer aos espectadores uma forma de lidar com as diferenças, tema pertinente à Justiça.
Portanto, How To Get Away With Murder é uma série de Direito imprescindível para quem busca uma análise ampla da situação humana dos tempos atuais envolvendo o meio jurídico como tema narrativo.
-
Suits
Suits é uma das séries de Direito mais famosas da TV americana, com um IMDB de 8,5. Está no ar desde 2011 e possui 8 temporadas disponíveis no Netflix.
Ela conta a história do advogado Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem brilhante que abandonou a faculdade de Direito. Mas ao conseguir uma entrevista com o experiente e respeitado advogado de Manhattan, Harvey Specter (Gabriel Macht), Mike é contratado e se torna associado do escritório de Harvey.
A série é repleta de casos jurídicos bem resolvidos e humor sarcástico, fatores que garantem a dinâmica e agilidade da narrativa sem que fique monótona. Por isso, é uma série agradável e fácil de acompanhar.
Essa série pode ser uma referência interessante para aqueles que buscam alguma inspiração pelo Direito. Harvey, embora seja arrogante e um tipo de pessoa difícil de lidar, é também apaixonado pela profissão. Ele usa os defeitos a seu favor, dessa forma, consegue extrair o melhor de Mike, enxergando seu potencial para a área, mesmo sem que ele tenha se formado.
-
American Crime Story
Estreou no ano de 2016 e até agora foram lançadas duas temporadas, mas apenas a primeira está disponível no Netflix. Ela possui uma classificação de 8,5 no IMDB.
Em 2017, American Crime Story foi vencedora do prêmio Globo de Ouro como melhor série limitada. Na segunda temporada foi premiada com o Emmy, como melhor minissérie na temporada que explora o assassinato do estilista Gianni Versace.
A ideia dessa série é contar uma história independente a cada temporada. Todas baseadas em crimes reais.
A primeira temporada intitulada The People v. O. J. Simpson explora o caso de O.J Simpson, ex-jogador de futebol americano que foi acusado de assassinar a esposa e o amigo, apresentando a dramatização de seu julgamento. A narrativa é contada sob ponto de vista dos advogados e como foi conduzido o caso.
O elenco conta com Cuba Good Jr. no papel de O.J. Simpson e John Travolta interpretando Robert Shapiro.
O emblemático julgamento de O.J Simpson
American Crime Story é focada no direito penal e nos acordos feitos por ambas as partes. Mostra a tensão que envolveu todo o processo para a condenação ou absolvição da lenda do futebol americano.
O caso de O.J foi marcado pela perseguição policial filmada ao vivo e transmitida para diversos países. Dessa forma, um caso policial e judicial foi transformado em um verdadeiro reality show.
Por se tratar de uma situação real, ela transporta o espectador para dentro do julgamento de O.J Simpson. Essa série pode ser uma boa opção para quem deseja saber como funcionam os bastidores e as negociações do meio jurídico. Mostra também como o sistema penal pode ser frágil até mesmo em outros países.
-
Making a Murderer
É uma série documental, lançada no ano de 2015, dividida em duas partes e produzida exclusivamente pela Netflix. No ano de 2016, foi vencedora de 6 prêmios do Emmy Primetime, entre eles está o prêmio de melhor série de documentário.
Os personagens são reais e não há interpretação de atores, o que traz uma forma muito pessoal de cativar os espectadores. Making a Murderer foi filmada ao longo de 13 anos. A filmagem começa muito antes da popularização do Netflix. A série documental conta a história de Steven Avery e Brendan Dassey, ambos condenados por um crime bárbaro que talvez não tenham cometido.
Ela narra a trajetória de dois homens possivelmente injustiçados e condenados onde as diferentes versões de um fato são mais relevantes do que a própria verdade. Nesse caso, é a prova de que o homem é culpado até que se prove o contrário.
Processo polêmico
A série chama a atenção para a briga jurídica na revogação da condenação de Steven Avery e seu cúmplice Brendan Dassey. A condução da condenação foi enquadrada por processos polêmicos, provas manipuladas e informações privilegiadas, as quais a defesa de Steven desconhece.
A injustiça é imposta através de meios legais com o aval do Estado. Seja na seleção de testemunhas ou na mobilização de uma comunidade conservadora.
A série traz uma grande discussão sobre a responsabilidade penal. Isso pode ajudar no engajamento de profissionais das áreas penais ou daqueles que pretendem ingressar nesse campo. Assim, podem desfrutar de uma experiência fascinante na questão dos dilemas morais que fundamentam a sociedade.
É uma série que faz pensar sobre a fragilidade das leis e como se perde a humanidade através dos jogos de influência das autoridades.
Making a Murderer vai além da tensão entre defesa e acusação. É uma série que traz o questionamento sobre a construção de diferentes versões de um fato. Além disso, mostra como uma comunidade inteira pode se mobilizar para cometer uma injustiça.
Como você pode ver com estas dicas, as séries de Direito não enriquecem apenas profissionalmente, mas também humanamente. Prova de que diversão, cultura e conhecimento podem andar lado a lado e fornecer pistas para um direcionamento profissional.
Agora escolha qual série te agradou mais e boa maratona! Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog Vai de Bolsa e fique por dentro de assuntos ligados a educação.