Ingressar em uma universidade de qualidade pode ser uma questão profunda para algumas pessoas, mas não só isso: se manter constante em um curso de graduação pode ser um problema ainda maior quando estamos falando de finança$. Isso porque, em diversas faculdades a mensalidade pode sofrer alterações ao longo do período em que você está estudando.
Embora existam auxílios governamentais tanto para ingresso em universidades públicas quanto para universidades privadas (você pode conferir em FIES e PROUNI), pode ser difícil se manter em uma graduação, por questões diversas, como distância, modelo de ensino, período do dia em que o curso acontece…
Enfim! Como esse artigo visa te informar, vamos falar sobre as bolsas de estudos que ajudam pessoas de baixa renda a concluírem um curso superior.
A educação da rede privada vem crescendo cada dia mais, no censo realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos), junto ao MEC (Ministério da Educação) demonstra que em 2021, a taxa de ingressos em universidades da rede privada aumentou em 3% em relação ao ano de 2020.
Isso significa que as pessoas têm procurado cada vez mais pela rede privada de ensino. E PASME! O mesmo censo mostra que os estudantes de instituições privadas são 77% de todos os estudantes matriculados no ensino superior, o que soma cerca de 6,9 milhões de pessoas.
Mas será que todas essas pessoas que estudam em uma universidade privada pagam a mensalidade integral? Será que todas elas nasceram com as mesmas condições?
Leia também: Dicas de organização para estudar na modalidade EAD.
O que são as bolsas de estudos?
As bolsas de estudos são benefícios que permitem às pessoas que ingressaram em uma graduação finalizar o seu curso e obter um diploma. Existem diversos tipos de bolsas de estudos, e elas também costumam variar de acordo com o tipo de universidade em que se estuda, se é particular, por exemplo, ou pública.
Em universidades públicas em geral, o governo concede bolsas permanência, para que alunos de baixa renda não desistam da graduação no meio do caminho, e para que possam, obviamente, se manterem estudando. Mas essas bolsas são diferentes, porque são pagas ao estudante, já que a instituição é pública e não tem mensalidade.
As bolsas de estudos em faculdades privadas são aquelas concedidas pela própria instituição ou por empresas parceiras, como é o caso do Vai de Bolsa, ou até mesmo pelo governo, como é o caso das bolsas do FIES e ProUni. Mas essas bolsas garantem um desconto no valor da mensalidade dos estudantes, seja esse desconto parcial ou integral.
O que é um desconto parcial?
Uma bolsa de estudo com desconto parcial na mensalidade do aluno é aquela que não abona o valor total da mensalidade, ou seja, é um desconto que não alcança 100%, mas que pode variar de 5% de desconto até 95%, por exemplo.
Veja algumas ofertas de bolsas parciais:
- Até 90%* de desconto para graduação em Direito na IBMR
- Até 65%* de desconto para graduação em Estética e Cosmética na UNISOCIESC – E mensalidades a partir de R$ 258,30
- São Judas Tadeu – Bolsas de até 70%* para Graduação em Medicina Veterinária e inscrição gratuita
- Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na Celso Lisboa – Bolsa de até 55% para Graduação e inscrição gratuita
O que é um desconto integral?
Por outro lado, uma bolsa de estudo que oferece um desconto integral na mensalidade do estudante, é aquela que abate 100% do valor da mensalidade, isto é, se a mensalidade do seu curso de graduação é de R$ 884,00, por exemplo, a bolsa integral vai cobrir totalmente esse valor, e você não pagará nada pela mensalidade.
Veja algumas ofertas de bolsas integrais:
- Unifacs – todos os cursos com bolsas de até 100%*
- Una – todos os cursos com bolsas de até 100%*
- Ages – todos os cursos com bolsas de até 100%*
- Anhanguera – todos os cursos com bolsas de até 100%*
*Consulte condições na Política de Bolsas e Descontos. As condições podem variar de acordo com a instituição e com a data de vigência de cada campanha.
Como conseguir bolsa de estudos?
Bom, em linhas gerais, para conseguir uma bolsa de estudos para estudar em uma universidade privada, é necessário comprovar renda, porque dessa maneira, o governo é capaz de verificar se você precisa mesmo desse desconto, ou de uma ajuda financeira.
Agora, se você está procurando por um desconto na mensalidade e não quer se cadastrar em plataformas do governo, ou não tem intenção de esperar pela prova do ENEM (obrigatório para o financiamento do FIES, por exemplo), você pode procurar por uma instituição parceira de universidades que oferece esse desconto, como é o caso do Vai de Bolsa.
O Vai de Bolsa é uma Startup da área da educação que oferece descontos exclusivos para estudantes. Através do nosso site, você pode conseguir uma bolsa parcial, com descontos na mensalidade, ou 100% integral, sem custo algum. A duração da bolsa também varia conforme cada programa. Veja a seguir como funciona!
1. Acesse o Site: Acesse o Vai de Bolsa
2. Faça seu pedido de bolsa, em quantas faculdades quiser, gratuitamente. Em até 48h você receberá mais informações das instituições:
Corra antes que as bolsas disponíveis acabem!
Nossas ofertas são limitadas e esgotam o tempo todo. Solicite agora a sua simulação de bolsas de estudos e receba prioridade na negociação.
Ao longo de todo o processo, a nossa equipe de atendimento está disponível para ajudar e tirar dúvidas através do WhatsApp.
Quais as vantagens de utilizar bolsas de estudos concedidas pelo Vai de Bolsa?
Como explicamos acima, existem algumas diferenças entre conseguir bolsas em universidades privadas com auxílio do governo ou sem essa ajuda.
Para esclarecer esse tópico, criamos uma tabela que te mostra os benefícios da parceria entre o Vai de Bolsa e as faculdades particulares.
Todas as faculdades disponíveis para você estão espalhadas por todo o território brasileiro, com diversas modalidades de ensino e variadas metodologias.
A diferença entre programas governamentais e o Vai de Bolsa você confere abaixo, espia só:
Sisu | Fies | ProUni | Vai de Bolsa |
❌Comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa | ❌Comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa | ❌Bolsas de 100% não disponíveis para candidatos com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos | ✔️Não é necessário comprovar renda |
❌Instituições públicas | ❌Instituições privadas | ✔️Instituições públicas e privadas | ✔️Instituições privadas |
❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ✔️Não possui processo seletivo |
❌Cerca de 51 mil vagas por ano | ❌Cerca de 93 mil financiamentos por ano | ❌Cerca de 300 mil bolsas por ano | ✔️Mais de 800 mil ofertas disponíveis |
❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ✔️Inscrições abertas para bolsas de estudos o ano todo |
❌Nota de corte mínima 450 pontos | ❌Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no FIES | ❌Nota de corte mínima 450 pontos | ✔️Bolsas disponíveis para qualquer pontuação do Enem |
✔️Todo processo online | ❌É preciso comparecer a um agente financeiro do FIES | ✔️Todo processo online | ✔️Todo processo online |
Quais são as faculdades EAD que oferecem bolsas de estudos?
Quer começar a mudar seu futuro hoje?! Confira as melhores universidades com cursos EaD que possuem certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e que te tornam um profissional capacitado e qualificado para fazer parte do mercado de trabalho!
- FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas)
- UNA (Centro Universitário Una)
- IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação)
- AGES (Centro Universitário AGES – UniAGES)
- UNP (Universidade Potiguar)
- UNIFG (Faculdade dos Guararapes)
- USJT (Universidade São Judas Tadeu)
- UNIRITTER (Centro Universitário Ritter dos Reis)
- FADERGS (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul)
- UAM (Universidade Anhembi Morumbi)
- UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba)
- FASEH (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana)
- Celso Lisboa (Centro Universitário Celso Lisboa)
- UNIFACS (Universidade Salvador)
- UNIBH (Centro Universitário de Belo Horizonte)
- UNISOCIESC (Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina)
- FPB (Faculdade Internacional da Paraíba)
- M.CAMPOS (Faculdade Milton Campos)
- Estácio (Universidade Estácio de Sá)
- UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina)
Preciso ser um estudante de baixa renda para conseguir os descontos oferecidos pelo Vai de Bolsa?
A resposta é NÃO! Aqui no Vai de Bolsa você não precisa comprovar renda.😁
Enquanto os programas governamentais exigem comprovação de renda e outros documentos para registro dos seus recursos financeiro$, o Vai de Bolsa é uma instituição que também oferece descontos para pessoas que não são de baixa renda, mas que querem voltar a estudar com aquele descontinho amigo!
Então fique por dentro das atualizações na nossa plataforma e nos escreva caso tenha dúvidas.
Curtiu o nosso conteúdo?
Nos vemos no próximo 🙂