Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso de Logística: conheça a faculdade e as bolsas de estudos

O curso de Logística é indicado para quem gosta de processos que envolvam transporte, armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias.

Assim, ao se formar, esse profissional estará habilitado a gerenciar as redes de distribuição, conduzir processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer formas de entrega.

Então, para atuar nesse ramo você poderá escolher uma graduação do tipo bacharelado, tecnólogo, pós-graduação ou apenas fazer um curso técnico.

Se ficou interessado, nos acompanhe!

Saiba mais: Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

Navegue pelo Conteúdo

Como é o curso de Logística?

Hoje em dia é possível encontrar três modalidades do curso de Logística: Bacharelado, tecnólogo e técnico. Cada um deles com um nível de profundidade diferente, já que possuem cargas horárias distintas. Mas com um mesmo objetivo: formar profissionais capazes de otimizar as operações de uma organização, garantindo que produtos e serviços cheguem aos clientes de forma eficiente, no tempo certo e a um custo adequado.

Veja mais detalhes sobre cada tipo!

Bacharelado em Logística

O curso em Logística do tipo bacharelado oferece disciplinas em diferentes áreas, entre elas ciências exatas, com assuntos de estatística, matemática e ciências sociais aplicadas, como administração e marketing.

Além dos assuntos mais específicos, como legislação aduaneira, comércio exterior e logística internacional.

A graduação em Logística dura em média de três a quatro anos. Isso vai depender da instituição de ensino que pode se diferenciar pelas atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Existem os cursos de Logística a distância ou curso de logística presencial, você escolhe o que mais se adapta.

Já o curso tecnólogo em logística é uma graduação de nível superior que se concentra na gestão eficiente de cadeias de suprimentos, movimentação de materiais e distribuição de produtos. Ele tem uma duração mais curta do que um curso de graduação tradicional, geralmente de 2 a 3 anos, e é projetado para fornecer conhecimentos práticos e habilidades específicas para atender às demandas do mercado de trabalho na área de logística.

Salário

A média do piso salarial em 2023, para um Tecnólogo em Logística, é R$ 2.572,98, segundo dados do site salario.com.br levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Confira a seguir o salário de um Tecnólogo em Logística de Transporte nas principais cidades brasileiras.

CidadeJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
São Paulo, SP432.602,542.675,614.043,4612,357.514
Barueri, SP442.509,752.580,223.899,3011,811.430
Guarulhos, SP442.531,542.602,623.933,1511,891.248
Curitiba, PR442.464,762.533,973.829,4011,61.168
Rio de Janeiro, RJ432.496,102.566,183.878,0911,921.123
 Quanto ganha um Tecnólogo em Logística de Transporte nas principais cidades brasileiras

Técnico em Logística

Geralmente, esses cursos duram alguns meses a um ano e incluem alguma experiência prática, como visitar empresas ou trabalhar temporariamente em um lugar relacionado à logística.

Depois de concluir o curso, você recebe um certificado que mostra que você aprendeu essas coisas. Com esse certificado, você pode procurar empregos em áreas como transporte, armazenamento, varejo e manufatura, onde pode começar em posições como ajudante de logística, assistente de transporte e similares.

Mas lembre-se de que um curso técnico não é o mesmo que uma graduação universitária; é um tipo de treinamento mais curto e prático que ajuda a iniciar uma carreira na logística, mas não oferece um diploma de nível superior. Se você quiser cargos de nível mais alto e cargos de gestão na logística, pode considerar fazer uma graduação em logística ou áreas relacionadas.

Como estudar Logística com Bolsa de estudos?

O mercado de bolsas de estudos é amplo e repleto de variedades, porém, ainda é pouco conhecido pela maioria dos estudantes que acabam recorrendo sempre as formas mais convencionais, como Enem e ProUni, por exemplo.

Mas o nosso objetivo hoje é te mostrar que é possível conseguir bolsa de até 100%*, sem precisar ter feito Enem ou vestibular. Confira!

O Vai de Bolsa é uma Startup da área da educação que oferece descontos exclusivos para estudantes. Através das nossas parcerias com as principais faculdades privadas do Brasil, você pode conseguir uma bolsa parcial, com descontos na mensalidade, ou 100% integral, sem custo algum.

Confira algumas ofertas:

👉Curso de Logística com condições exclusivas na Anhembi Morumbi para Graduação e inscrição gratuita

👉Curso de Logística com condições exclusivas na Uniritter para Graduação e inscrição gratuita

👉Curso de Logística com condições exclusivas na IBMR para Graduação e inscrição gratuita

👉Curso de Logística com condições exclusivas na UNIFACS para Graduação e inscrição gratuita

👉Curso de Logística com Bolsa de Estudos na FMU – Bolsas de até 60%* para Graduação e 1° mensalidade R$ 49*

👉Curso de Logística com Bolsa de Estudos na Celso Lisboa – Bolsas de até 70%* para Graduação e inscrição gratuita

Quais as disciplinas do curso de Logística?

As disciplinas oferecidas no curso de Logística irão depender da instituição escolhida, mas devem estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso de Logística se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios.

Assim, dentre os assuntos abordados estão:

  • Fundamentos de logística;
  • Gestão da cadeia de suprimentos;
  • Gestão da qualidade;
  • Marketing aplicado à logística;
  • Gestão de transportes;
  • Gestão de custos logísticos;
  • Legislação aplicada à logística;
  • Gestão da produção e operações;
  • Logística internacional;
  • Logística reversa;
  • Suprimento físico, administração de materiais e distribuição física;
  • Tecnologia da Informação.

O curso de Logística possui estágio obrigatório?

Sim! O estágio é uma disciplina obrigatória e conta com uma carga horária mínima de 3000h/aula.

As tarefas em um estágio de logística podem variar de acordo com o empregador, mas podem incluir coleta de dados, análise de estoque, programação de entregas, rastreamento de remessas, coordenação de transportes, entre outros. Dependendo do estágio e da empresa, pode existir a oportunidade de contribuir para decisões logísticas e colaborar em projetos específicos.

Curso de Logística e o mercado de trabalho

O profissional de logística tem um campo vasto de atuação, pois são quase todas as atividades econômicas que demandam desse tipo de profissional.

De tal modo, que as grandes empresas e indústrias necessitam de seu conhecimento para dar fluxo ao processo de produção. E isso é de extrema importância para a sobrevivência de uma organização.

Por isso, a busca por profissionais especializados e qualificados na área costumam ser fortes e tendem a crescer ainda mais.

Assim, o graduado no curso de Logística pode atuar num campo bem diversificado, em áreas como:

  • Cadeia de Suprimento;
  • Logística;
  • Operações;
  • Processos logísticos;
  • Rotas e meios de transporte.

As indústrias e grandes empresas são as que mais necessitam desses profissionais que também podem atuar em:

  • Aeroportos;
  • Assessorias;
  • Empresas de importação e exportação;
  • Portos;
  • Supermercados;
  • Shopping centers;
  • Transportadoras;
  • Varejistas.

Diante do crescimento do parque industrial e o comércio eletrônico, o profissional de logística tornou-se ainda mais procurado.

Por isso, se pretende ser um profissional bem sucedido, investir em boas graduações e especializações pode ser o caminho.

Qual o salário do profissional de logística?

Os profissionais de logística não possuem um salário mínimo único válido em todo o território nacional.

Exceto os engenheiros logísticos, que possuem um salário mínimo profissional definido por lei, válido em todo o país. Assim, os valores variam de acordo com a jornada diária de trabalho. Veja:

  • Para jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Para jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

O perfil do profissional

O profissional de logística deve buscar alinhar suas atividades aos processos de produção de tal modo que haja um aumento da produtividade.

Assim, necessita possuir ou desenvolver algumas habilidades, tais como:

Organização

Ser organizado com suas atividades a fim de oferecer um serviço de qualidade e eficiência é o que se busca de um profissional de logística.

Os prazos, as entregas e o planejamento que envolvem todo o processo devem estar alinhados com a capacidade de produção.

Censo Analítico

A pessoa com capacidade analítica trabalha e avalia as informações e dados para buscar as melhores soluções aos problemas enfrentados pelas organizações.

Desenvolver tal habilidade é reagir de maneira inteligente as situações adversas e negativas, de tal forma que a solução vem rapidamente e sem grandes prejuízos.

Ser concentrado

O trabalho com número e planilha exige do profissional uma certa disciplina, concentração e muito atenção, pois ninguém quer receber uma mercadoria que não é sua. Não é mesmo?

A concentração interfere positivamente na produção, na eficiência e a atenção para desenvolver certa atividade.

Gostar de trabalhar em equipe

Desenvolver uma visão sistêmica de todos os processos envolvidos na logística requer saber da importância do trabalho em equipe e do espírito de cooperação entre os envolvidos.

Aliás, saber trabalhar em equipe é primordial para quem almeja sucesso profissional.

Flexibilidade e gosto pela inovação

Os processos logísticos de uma empresa não são engessados e rígidos. Situações adversas podem surgir e o profissional deve estar preparado.

Visto que o mercado passa por constantes mudanças, a demanda por profissional qualificado, disposto a enfrentar desafios e com um certo grau de flexibilidade, devem ser características inerentes ao graduado em Logística.

A inovação é outro ponto positivo para quem se forma em Logística, pois devido as tecnologias e o aumento das compras online seu papel torna-se essencial.

Com isso, o profissional de logística deve estar apto a trabalhar com as mudanças e alinhá-las com suas estratégias

Afinidade com as novas tecnologias

Hoje, a tecnologia está presente no nosso dia a dia, e o trabalho de logística deve acompanhar essas mudanças.

Assim, as atividades ganham cada vez mais automatização e oferecem um serviço mais eficiente, com redução de custos e recursos.

Por isso, cada vez mais os softwares se tornam essenciais para o trabalho de logística.

Dentre eles podemos citar os softwares de gestão, que auxiliam no controle e fluxo das informações dentro de uma empresa, além dos programas de monitoramento e rastreamento de cargas.

Portanto, se manter informado e atualizado sobre as tendências e inovações no setor é importante.

Proatividade

Ao realizar a gestão de riscos o atributo de proatividade torna-se essencial. Ou seja, analisar a situação das cargas, prever o perigo de perdas e os possíveis prejuízos são fundamentais.

Dessa forma, para gerenciar a cadeia de suprimentos, os profissionais precisam ser proativos e capazes de antecipar situações adversas à normalidade, além de serem rápidos na solução quando em situação de risco.

Assim, possuir capacidade de fazer a gestão de risco é importante.

Entendeu como é o curso de Logística e qual o papel nas empresas?

Vimos que o profissional de logística tem um campo amplo e o mercado crescente movido pelas mudanças tecnológicas aumentam ainda mais suas chances de trabalho.

O curso de Logística Ead e o curso de logística presencial são opções oferecidas por diversas instituições de ensino.

Portanto, escolha as que mais se adapta e prepare-se para o mercado de trabalho.

Se você gostou desse conteúdo e se interessa por outros relacionados com a educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.