Sempre falamos aqui sobre o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas da nossa vida, seja profissional, pessoal ou acadêmica. O mundo evolui muito rápido quando o assunto é tecnologia, não à toa vemos mais e mais cursos surgindo no campo da TI ou das ciências exatas.
A necessidade dessas pesquisas e de toda essa evolução nos últimos anos, porém, não fica somente restrita a essas áreas consideradas físicas, químicas ou matemáticas. Nem tampouco queremos tratar apenas das áreas de ciência de computação ou de engenharia, que ora também estão dentro do território das ciências calculáveis. 😆
É por isso que precisamos falar também sobre outro tipo de evolução: as que acontecem no setor da saúde! Assim como a tecnologia ajuda a desenvolver ferramentas necessárias aos métodos e cálculos de todas as engenharias e nos faz repensar todas as estruturas de uma máquina; essa mesma tecnologia nos ajuda a aumentar a nossa expectativa de vida!
As evoluções modernas nos permitem vacinas, cirurgias realizadas com instrumentos e máquinas de ponta, diminuindo processos dolorosos e recuperações exaustivas. Hoje temos muitas opções de medicamentos para tratar diversas doenças e mais uma imensa variedade para tratar pessoas alérgicas aos primeiros medicamentos desenvolvidos!
E acima de tudo, temos pessoas fazendo isso 😊
Pessoas responsáveis por auxiliar umas às outras, seja em laboratórios, farmácias, centros hospitalares ou postos de saúde. Para além das máquinas, temos um serviço humano que se propõe a nos manter saudáveis por muito mais tempo.
Hoje, vamos falar um pouco sobre uma profissão e um curso muito recente no espectro acadêmico: a gestão hospitalar. Então fique atento e boa leitura 🙂
Leia também: Estude Estética e Cosmética com bolsa de estudos de até 100%
O que é a Gestão hospitalar?
Bom, sabemos que o Hospital está lá, para receber pacientes, médicos, enfermeiros e tratar os mais diversos tipos de problemas de saúde. Mas quem cuida de quem cuida? Bom, esse é o papel do Gestor Hospitalar, ou também do Administrador Hospitalar 😃
A gestão hospitalar é uma área dentro do campo da saúde que não requer, obrigatoriamente, que você seja um profissional da saúde, mas que pede de você a mesma responsabilidade, organização, e respeito.
Isso porque o gestor hospitalar, é responsável por otimizar processos, gerenciar recursos humanos e materiais, ler indicativos (problemáticos ou não) e propor soluções para a melhoria da produtividade da instituição.
E atenção! Quando falamos em produtividade, não estamos falando de pessoas como produto, e sim do processo de cuidado. Já que ao lidar com pessoas hospitalizadas, por exemplo, é indispensável saber gerir o tempo, tempo de visita, tempo de medicação, tempo de cirurgia, tempo de recuperação, tempo de exames… Você consegue imaginar, eu tenho certeza! 😅
Além de gerir os recursos e processos de uma instituição de saúde, visando a eficiência operacional, qualidade do atendimento, satisfação dos pacientes e equilíbrio financeiro, o administrador hospitalar deve cuidar de organizar a gestão de pessoal, compras, finanças, marketing e processos clínicos.
Mas e tem curso para isso? Tem sim! Embora, como dissemos anteriormente, a área é bastante nova no campo acadêmico, é possível obter um título de nível superior ao cursar Administração ou Gestão Hospitalar. Falaremos disso mais adiante!
Quem é o profissional de Gestão Hospitalar?
Bom, para trabalhar em um Hospital, esse profissional precisa entender que a Gestão Hospitalar é uma atividade que exige muita disciplina e pode ser bastante desafiadora.
O trabalho do gestor hospitalar é bastante complexo porque exige um número de atividades igualmente complexas. Esse profissional lida com tarefas que podem ser consideradas simples, como planejamento do material de escritório para a recepção até tarefas sensíveis, como lidar com a motivação da equipe médica, por exemplo.
Este profissional precisa entender de gestão financeira, de marketing, de posicionamento sustentável… Este profissional precisa ser responsável e estar atento às mudanças cotidianas que se relacionam à esfera de seu trabalho… E por fim, esse profissional precisa ser muuuuito cuidadoso, já que vai encarregar-se de cuidar da segurança de seus colaboradores e pacientes.
Há ainda, algumas áreas que o formado em Gestão Hospitalar pode trabalhar, confira algumas delas:
- Controle e Automação de processos;
- Engenharia de Sistemas e produtos;
- Eletrônica Industrial
Dentro desses ramos, o Engenheiro em Controle e Automação recebe aval para exercer as seguintes atividades:
- Administração e gerenciamento de instituições de saúde;
- Gestão de recursos humanos em saúde;
- Gestão financeira e contábil em saúde;
- Gestão de marketing e relacionamento com clientes em saúde;
- Gestão de suprimentos e logística em saúde;
- Gestão da qualidade e segurança em saúde;
- Gestão de projetos e processos em saúde.
E aí? Ficou interessado em saber como funciona o curso de Gestão Hospitalar? Abaixo explicamos para você 👇
A faculdade de Gestão Hospitalar
Bom, o curso de Gestão Hospitalar é sim reconhecido pelo MEC, e precisa cumprir uma carga horária mínima de 2400H\A. Para sempre te manter bem informado, o Vai de Bolsa disponibiliza abaixo o que Ministério da Saúde descreve quais habilidades o gestor hospitalar deve desenvolver no exercício de sua função:
“O tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. Organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos e convênios. Pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços, presta suporte aos setores-fins. Pode atuar em hospitais – e seus setores –, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde. Carga horária mínima 2.400 horas”
Além disso, espera-se que o tecnólogo em Administração Hospitalar:
- Amplie seu olhar estratégico na gestão hospitalar: aprendendo a gerenciar a infraestrutura do espaço físico e a sua melhor forma de uso, pensando desde a definição da quantidade de profissionais à administração financeira de ambientes hospitalares;
- Faça que você garanta um serviço de qualidade: pensando sempre na harmonia das atividades desenvolvidas, do controle financeiro à motivação de colaboradores e como o seu trabalho realmente impacta a funcionalidade da Instituição;
- Oportunize a você a visão de negócios: pesquisar, e evoluir tecnologicamente para facilitar o seu trabalho e o da equipe!
O tecnólogo é considerado um curso de nível superior, que possui em torno de 5 períodos, isto é, 2,5 anos para a formação completa. Algumas faculdades permitem que você estenda essa graduação por 5 anos. Além disso, você também consegue encontrar esse curso em modalidades distintas, como presencial, semi-presencial e totalmente EaD.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Hospitalar deve incluir as seguintes matérias, entre outras:
- Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada;
- Gestão de Plano de Saúde e Auditoria Hospitalar;
- Serviços em Enfermagem, Farmácia e Nutrição Hospitalar;
- Gestão de Marketing;
- Serviços Laboratoriais e Exames Clínicos.
Esse curso faz sentido com o que você está buscando? Então espia só as melhores ofertas para estudar essa área com bolsa de estudos 😉 👇
👉Até 80%* de desconto para graduação em Gestão Hospitalar na UNA
👉Até 80%* de desconto para graduação em Gestão Hospitalar na Unisociesc
👉Até 70%* de desconto e mensalidades a partir de R$ 99 para graduação em Gestão Hospitalar na Wyden👉Até 75%* de desconto e mensalidades a partir de R$ 114,93 para graduação em Gestão Hospitalar na Estácio
*Observação: As bolsas de estudo e os critérios podem variar.
Como conseguir bolsa de estudos?
Bem, se você está procurando por um desconto na mensalidade e não quer se cadastrar em plataformas do governo, ou não tem intenção de esperar pela prova do ENEM (obrigatório para o financiamento do FIES e ProUni, por exemplo), você pode procurar por uma instituição parceira de universidades que oferece esse desconto, como é o caso do Vai de Bolsa.
O Vai de Bolsa é uma Startup da área da educação que oferece descontos exclusivos para estudantes. Através do nosso site, você pode conseguir uma bolsa parcial, com descontos na mensalidade, ou 100%* integral, sem custo algum. A duração da bolsa também varia conforme cada programa. Veja a seguir como funciona!
1. Acesse o Site: Acesse o Vai de Bolsa
2. Faça seu pedido de bolsa, em quantas faculdades quiser, gratuitamente. Em até 48h você receberá mais informações das instituições!
Corra antes que as bolsas disponíveis acabem!
Nossas ofertas são limitadas e esgotam o tempo todo. Solicite agora a sua simulação de bolsas de estudos e receba prioridade na negociação.
Ao longo de todo o processo, a nossa equipe de atendimento está disponível para ajudar e tirar dúvidas através do WhatsApp.
Quais as vantagens de utilizar bolsas de estudos concedidas pelo Vai de Bolsa?
Para esclarecer esse tópico, criamos uma tabela que te mostra os benefícios da parceria entre o Vai de Bolsa e as faculdades particulares em comparação com os descontos e financiamentos concedidos pelo governo federal.
Todas as faculdades disponíveis para você estão espalhadas por todo o território brasileiro, com diversas modalidades de ensino e variadas metodologias.
A diferença entre programas governamentais e o Vai de Bolsa você confere abaixo, espia só:
Sisu | Fies | ProUni | Vai de Bolsa |
❌Comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa | ❌Comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa | ❌Bolsas de 100% não disponíveis para candidatos com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos | ✔️Não é necessário comprovar renda |
❌Instituições públicas | ❌Instituições privadas | ✔️Instituições públicas e privadas | ✔️Instituições privadas |
❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ✔️Não possui processo seletivo |
❌Cerca de 51 mil vagas por ano | ❌Cerca de 93 mil financiamentos por ano | ❌Cerca de 300 mil bolsas por ano | ✔️Mais de 800 mil ofertas disponíveis |
❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ✔️Inscrições abertas para bolsas de estudos o ano todo |
❌Nota de corte mínima 450 pontos | ❌Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no FIES | ❌Nota de corte mínima 450 pontos | ✔️Bolsas disponíveis para qualquer pontuação do Enem |
✔️Todo processo online | ❌É preciso comparecer a um agente financeiro do FIES | ✔️Todo processo online | ✔️Todo processo online |
Quer começar a mudar seu futuro hoje?! Confira as melhores universidades que possuem certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e que te tornam um profissional capacitado e qualificado para fazer parte do mercado de trabalho!
Preciso ser um estudante de baixa renda para conseguir os descontos oferecidos pelo Vai de Bolsa?
A resposta é NÃO! Aqui no Vai de Bolsa você não precisa comprovar renda.😁
Enquanto os programas governamentais exigem comprovação de renda e outros documentos para registro dos seus recursos financeiro$, o Vai de Bolsa é uma instituição que também oferece descontos para pessoas que não são de baixa renda, mas que querem voltar a estudar com aquele descontinho amigo!
Carreira e Salário na Gestão Hospitalar
A sua carreira geralmente depende daquilo que você decidiu cursar na graduação, e por consequência, o que decidiu fazer depois do curso. Para ter uma carreira consistente, muitos profissionais voltam a estudar, seja para realizar uma nova graduação, ou para realizar uma reciclagem em sua área de atuação.
Especializações, mestrados, doutorados, novos cursos técnicos… Impactam todas as carreiras, e com a Gestão Hospitalar não é diferente. O seu salário também é um reflexo das escolhas que você fez no começo!
Além das oportunidades que já mencionamos acima, agora listamos outras portas que se abrem para quando você finaliza o curso de Gestão Hospitalar:
- Hospitais públicos ou privados;
- Laboratórios clínicos;
- Clínicas e policlínicas de saúde;
- Clínicas de reabilitação;
- Clínicas de estética;
- Casas de repouso;
- Centros de hematologia/hemoterapia;
- Prontos-socorros;
- Centros de atenção psicossocial;
- Maternidades;
- Unidades Básicas de Atenção à Saúde;
- Empresas que prestam consultoria na área da saúde.
Essas são outras áreas que você nessa profissão pode escolher!
Mas e o salário?! Bom, Segundo o Guia da Carreira, o teto salarial deste cargo é o valor de R$10mil, sendo que R$4mil, costuma ser a média do piso salarial prescrita em 2021, de acordo com negociações coletivas registradas, considerando profissionais em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) no Brasil.
É claro que esses valores variam de acordo com o tamanho da empresa, se grande, média ou pequena, e ainda é claro, se se trata de uma empresa pública ou privada.
Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando!