Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

USP libera aulas gratuitas de Graduação e Pós-Graduação


A Universidade de São Paulo (USP), criou em agosto de 2007 um Canal no YouTube chamado Canal USP. Já são mais de 120 mil inscritos no canal, que ganha de 2 a 3 mil novos membros por mês. O canal disponibiliza assuntos gerais sobre a universidade, além de aulas de graduação e pós-graduação. São 4 seções do canal: Jornal da USP, Música na USP, Aconteceu na USP e Aulas USP.

As Aulas USP são ministradas pelos professores e pesquisadores da universidade. São aulas gratuitas e podem ser acessadas por todos os usuários que tiverem interesse. As aulas abrangem temas que vão da qualidade da democracia ao direito penal, do Cálculo à Matemática Financeira.

Hoje na aulas usp estão disponibilizadas 34 disciplinas, cada uma contendo uma série de vídeos. Confira a seguir as opções:

A Saga da Humanidade

São 11 aulas e mais uma de observações finais com o bioantropólogo Walter Neves. As aulas contam a história da evolução do Homo sapiens.

O professor mostra réplicas de crânios encontrados na África, na Europa e na Ásia desde o século XIX.

O professor Walter criou e dirigiu o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP. Durante 30 anos de trabalho, reuniu a coleção Thomas Van der Laan. Essa coleção conta com fósseis de animais, artefatos, ferramentas e crânios.

Teoria Geral do Direito Penal I

As 19 aulas disponíveis no canal foram ministradas por Ana Elisa Bechara. Ana é professora associada do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia.

A disciplina estuda a Parte Geral do Direito Penal, de acordo com a metodologia crítica, em especial, no desenvolvimento da dogmática atual.

Tem como objetivo levar o estudante à uma reflexão sobre legitimidade, o alcance e os limites da intervenção penal no Estado Democrático de Direito. Além de analisar os princípios penais fundamentais e a teoria geral do delito.

Prática de Leitura e Escrita Acadêmicas

São 11 aulas disponíveis, divididas em 33 vídeos. O objetivo da disciplina é desenvolver nos estudantes as competências e habilidades relacionadas às necessidades da leitura e da escrita.

O curso é voltado para a área de ciências humanas.

Os professores que ministram as aulas online são dos departamentos de história, ciência política, letras e filosofia da universidade.

As aulas foram gravadas durante o segundo semestre de 2017. As aulas são compostas também por interpretação de texto e análise de livro.

Matemática Financeira e Introdução às Finanças

As 10 aulas, ministradas pelo professor Dr. Adriano Azevedo Filho foram gravadas no primeiro semestre de 2017.

São 30 vídeos disponíveis que abordam os seguintes temas: valor de uma promessa de pagamento e taxa de juros, juros em operações com dois ou mais períodos, métodos de cálculo, inflação, taxa de juros nominais e taxas de juros reais e fluxo de caixa, valor presente e taxa interna de retorno.

Dentre os vídeos, alguns são disponibilizados apenas para revisão da matéria e exercícios.

Cálculos I, II, III e IV

As aulas do canal se referem ao curso de Cálculo Diferencial e Integral oferecido pelo Instituto de Matemática e Estatística USP.

Na matéria de Cálculo I são 34 aulas no total com 102 vídeos. O professor da turma é Alexandre Lymberopoulos. Além das aulas em vídeo com explicações e exercícios, o canal disponibiliza um material de apoio no Google Drive e uma lista de exercícios com provas e bibliografias.

As aulas de Cálculo II são ministradas pela professora Martha Salerno Monteiro onde também são disponibilizados materiais de apoio. São 26 tópicos em 70 videoaulas, sendo muitas de exercícios.

As aulas de Cálculo III e IV foram gravadas pelo professor Claudio Possani. São 16 tópicos em 90 videoaulas, sendo o último tópico de revisão da matéria no Cálculo III e 17 tópicos em 84 vídeos no Cálculo IV.

Física I e II

As 16 aulas de Física I ministradas pelo professor Marcelo Martinelli são distribuídas em 47 vídeos que foram gravados durante as aulas do primeiro semestre de 2017.

As aulas tratam de Leis de Newton, forças fundamentais da natureza e forças derivadas. Também de trabalho, energia, momento linear e momento angular, entre outras. Contém vídeos com exercícios.

A playlist de aulas de Física II foram gravadas para a Escola Politécnica em 2017 conta com 13 aulas em 44 vídeos.

Foi ministrada pelo professor Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da USP.

O foco da disciplina são os movimentos oscilatórios e o estudo de ondas.

Fitopatologia

A disciplina de Fitopatologia, gravada no segundo semestre de 2017, é ministrada pelo departamento de Fitopatologia e Nematologia na Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz.

Se referem à disciplina ministrada para estudantes do quarto período do curso de Engenharia Agronômica.

As aulas teóricas foram gravadas pelos professores Ivan Paulo Bedendo e Jorge Alberto Marques Rezende.

As aulas práticas quem ministrou foi a professora Lilian Amorim.

São 13 aulas (12 regulares e 1 extra) através de 60 vídeos com o objetivo de prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.

Inteligência Artificial em Saúde: o uso de machine learning

São 9 aulas que foram produzidas exclusivamente para o Canal USP. Estas aulas apresentam os pontos fundamentais do impacto do uso da inteligência artificial na saúde.

O professor Alexandre Chiavegatto Filho, da Faculdade de Saúde Pública da USP, mostra o presente e o futuro próximo da tecnologia. Ensina também os primeiros passos para quem quiser aplicar machine learning a problemas de saúde pública.

E o que é machine learning? Pode ser traduzido como aprendizado de máquina. É um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria. A interferência humana é mínima.

A Conjuntura Econômica no Tempo

Os 69 vídeos disponíveis contam com um acervo de palestras sobre a conjuntura econômica do Brasil tanto para o público interno quanto para o externo da universidade.

O curso é coordenado pela professora Dra. Denise Cavallini Cyrillo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP).

As 15 disciplinas foram ministradas para a turma de Introdução à Análise da Conjuntura Econômica do curso de  Ciências Econômicas. A playlist ainda conta com material de apoio no Google Drive.

História do Brasil Independente II

O curso é ministrado pelo professor Marcos Napolitano em 11 aulas distribuídas por 40 vídeos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

O curso tem matérias sobre primeira república, a Era Vargas, crise política, golpe de estado, construção do regime militar e democracia brasileira.

Também são disponibilizados materiais extras da disciplina.

História da América Independente I e II

Na História da América Independente I são 11 videoaulas divididas em 46 vídeos ministradas pela professora Gabriela Pellegrino Soares, o professor convidado da Universidade Federal Fluminense, Gabriel Passetti, além da professora convidada Elisabet Prudant Soto.

As aulas falam sobre as Guerras de Independência hispano-americanas, Federalistas, Reforma Liberal no México, entre outras.

Já na História da América Independente II, são mais 11 videoaulas em 44 vídeos. Nessa segunda parte, a professora Gabriela recebe a mestranda Aura Hurtado e do doutorando Caio de Souza Gomes.

As aulas falam sobre A Invenção da Ideia de América Latina nos séculos XIX e XX, a Revolução Mexicana e Ditaduras Militares entre outras.

Introdução à Bioquímica

São 11 aulas divididas em 33 vídeos. As aulas foram gravadas pelas professoras Nadja C. de Souza Pinto e Maria Teresa Machini, durante a Disciplina Introdução à Bioquímica no segundo semestre de 2013.

Possui aulas de Fundamentos Básicos de Sistemas Biológicos, pH e Tampões Biológicos, Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas dentre outras.

Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa I

A professora Fabiana Buitor Carelli gravou essas 8 aulas em 23 vídeos na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Essas foram gravadas no segundo semestre de 2014.

Algumas aulas do curso: O poder e seus donos no Brasil, O escravismo colonial como modo de produção e Brasil, criatório de gente.

O curso tem como objetivo abordar textos poéticos paradigmáticos das tendências modernistas e contemporâneas, aproximados dentro de uma perspectiva comparada, de forma a evidenciar o que existe de próprio e de comum entre essas literaturas nacionais.

Economia Monetária – Moedas e Bancos

São 15 aulas em 76 vídeos, ministradas pelo professor João Sayad do Departamento de Economia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Entre as aulas, o curso disponibiliza: Oferta de Moeda, Monetaristas e neoclássicos, Economia Monetária – O que é Dinheiro?, entre outras.

Também tem aulas de revisão no final do curso.

Metodologia da Economia

Aulas gravadas no primeiro semestre de 2013 com a professora Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi.

Tem como objetivo central da disciplina, discutir os fundamentos da ciência econômica do ponto de vista da epistemologia e da metodologia que a sustentam.

São 20 aulas em 65 vídeos. Dentro da playlist também tem disponível alguns seminários feitos por alunos.

Ciência Política

São 9 aulas em 18 vídeos gravados pelo professor José Álvaro Moisés.

As aulas foram gravadas durante o segundo semestre de 2011. Estas tratam de Cultura Política e Instituições Democráticas, Primado da Lei, Análise Brasil, Sistema Político e Presidencialismo entre outras.

Química Geral e Inorgânica Básica

Em 100 vídeos, a professora Dalva Lúcia A. de Faria ministra 28 aulas, sendo que os 5 últimos vídeos se referem a exercícios.

São disponibilizadas aulas sobre Introdução e Equilíbrios Químicos em Solução, Equações Químicas, Reações Químicas etc.

Tópicos de Epistemologia e Didática

Epistemologia, em sentido estrito, refere-se ao ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico.

Desse curso são 13 aulas distribuídas em 26 vídeos.

Ministradas pelo professor Nilson José Machado, as aulas foram gravadas no segundo semestre de 2011.

Algumas matérias que compõe as videoaulas: Competências do Professor, Tecnologias e Educação e Ética e Educação.

Tópicos de Ética e Educação

Assim como Epistemologia e Didática, esse curso é ministrado pelo professor Nilson José Machado.

São 15 aulas em 65 vídeos. Essas aulas foram gravadas no segundo semestre de 2015 e tratam de educação e cultura, competências docentes e conhecimento e valores.

História do Brasil Colonial I e II

As aulas são ministradas pelo professor João Paulo Garrido Pimenta.

Em História do Brasil Colonial I são 10 aulas em 29 vídeos com alguns desses temas: América Indígena, A Expansão Comercial Europeia e o Continente Americano e Os Portugueses na América.

Na História do Brasil Colonial II já são 12 aulas em 34 vídeos falando sobre o Ouro e a Economia Mundial, a Sociedade de Minas Gerais, Literatura e Cultura Letrada, entre outros.

Astronomia – Uma Visão Geral I e II

Todas as aulas são ministradas pelo professor João Steiner.

Na primeira parte são 32 aulas em 35 vídeos, tratando de telescópios, interior do sol, planetas rochosos, entre outros.

Na parte II são 22 aulas em 31 vídeos que falam sobre grupos de galáxias, lentes gravitacionais, a origem do universo e mais.

O Conflito Israel e Palestina

Essa matéria fala das origens, desdobramentos e tentativas de resolução do conflito entre Israel e Palestina.

Tem como objetivo entender a estrutura e a evolução dos conflitos no Oriente Médio durante os séculos 20 e 21, com ênfase no conflito israelo-palestino.

Ministrada pelo professor Peter Robert Demant, com 14 aulas em 54 vídeos.

História das Relações Internacionais I e II

Ministrada pelo mesmo professor da matéria do Conflito Israel e Palestina, a história das Relações Internacionais I tem 18 aulas em 90 vídeos.

Já a parte II foi gravada pelo professor Felipe Pereira Loureiro e contém 15 aulas em 69 vídeos.

As duas matérias trazem diversos conteúdo como: Império Otomano, Século XVI,  Iluminismo, a crise da União Soviética e o fim Guerra Fria, a Emergência do Terceiro Mundo, origens da Segunda Guerra Mundial e muito mais.

Oceanografia

Nesse curso, a professora Ana Maria Vanin, do Instituto Oceanográfico, explica como se formam e quais as diferenças entre os vários ecossistemas do Bentos Marinho.

São 11 aulas em 34 vídeos.

Sistema Terra

São 10 aula em 26 vídeos com os professores Wilson Teixeira e Paulo César Boggiani no Instituto de Geociências da USP.

Entre as aulas gravadas destacam-se aulas de rochas, placas tectônicas, minerais e evolução do pensamento geocientífico.

Materiais de Construção Civil II

Esse curso tem como foco os materiais de construção civil cimentícios.

As matérias tem como objetivo fornecer os instrumentos e os conhecimentos científicos básicos para a especificação, a formulação e a produção de concretos e de argamassas.

Envolve aspectos de desempenho em serviço, durabilidade e impacto ambiental ao longo do ciclo de vida.

São 12 aulas em 36 vídeos ministradas pelos professores Vanderley Moacyr John, Sérgio Cirelli Ângulo, Rafael Giuliano Pileggi e Antônio Figueiredo.

Gostou dessas dicas? Visite nosso blog e fique sabendo mais novidades.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.