Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Carteirinha de Estudante digital: saiba como fazer a sua


Muitas vezes, o estudante está em início de carreira, o salário ainda não é tão alto assim e uma ajudinha para garantir os momentos de lazer é bem-vinda. Pensando nisso, e para aumentar as possibilidades de inserção cultural e social, surgiu a carteirinha de estudante. Com ela, os alunos de todo o Brasil podem ter descontos de mais de 50% em vários locais e atividades.

No entanto, faz algum tempo que as regras mudaram. A carteirinha de estudante virou online e muito mais segura. Principalmente para os comerciantes, que frequentemente ficavam no prejuízo, por causa das fraudes nos documentos.

Então, para você, que se encaixa no perfil e quer aproveitar essa vantagem da meia-entrada, saiba que é preciso se adequar. Tem um site exclusivo para você solicitar sua carteira de estudante, caso a sua instituição de ensino não ofereça esse serviços.

Aqui, você vai ver a lista completa de documentos necessários, qual é o procedimento, o valor a ser pago e, principalmente, onde aproveitar a meia entrada.

Mudanças na carteirinha de estudante

O documento do estudante é padronizado, certificado digitalmente e seguro. Todos os seus dados são enviados para um banco de informações online.

Então, com a carteirinha de estudante em mãos você tem acesso aos descontos. Já o comerciante, acessa tudo pela internet e, de uma forma mais rápida e segura, confirma a validade do seu desconto.

A mudança e a padronização foram necessárias porque antes cada instituição oferecia uma identificação diferente. O que facilitava fraudes. Isso diminuiu a efetividade do serviço e causou muito prejuízo aos comerciantes.

Agora, a regra mudou e todos precisam se adequar. Além disso, nem todo mundo que está matriculado em um curso tem o direto da meia-entrada. Existem alguns requisitos que nós vamos explicar neste texto.

Como fazer uma carteirinha de estudante

Agora a carteira nacional de estudante é um documento padronizado oficial da meia-entrada em todo o brasil. Primeiro você pode conversar na secretaria da sua instituição de ensino para saber se ela mesmo oferece para você essa emissão.

Se isso acontecer, sem problemas. Basta entregar toda a documentação na administração da sua escola e aguardar a chegada da sua carteirinha de estudante. Se não for tão fácil assim, o procedimento é simples e totalmente online.

Basta acessar o site oficial, fazer o cadastro completo, enviar seus documentos necessários para a carteirinha de estudante de forma online, anexar a comprovação de situação estudantil (que você precisa solicitar na sua instituição de ensino) e pagar a taxa única de emissão de R$30,00 + frete (para ser entregue na sua casa ou trabalho).

O tempo médio para emissão do documento é de 15 dias, podendo seu recebimento variar para mais ou menos de acordo com a disponibilidade dos correios da sua região. Quando você receber a carteirinha de estudante, ela terá validade conforme padrão nacional até o dia 31 de março do ano seguinte.

Ainda com dúvidas? Veja o passo a passo:

  1. Preencha o Formulário no site
  2. Digitalize e envie sua foto, documento de identificação e comprovante de matrícula
  3. Pague a taxa de R$30,00 + Frete via boleto bancário ou cartão de crédito
  4. Pronto! Logo, o documento chegará até você.

Quem tem direito ao benefício e isenção?

Nem todo estudante é elegível a ter a carteirinha. Então, preste muita atenção antes de preencher qualquer informação no site e solicitar o seu documento para meia entrada. Somente quem estiver no ensino fundamental, médio, superior e técnico (presenciais ou EaD) de qualquer instituição de ensino reconhecida pelo MEC podem ter acesso.

Vale destacar que alunos de cursos livres, de idiomas e pré-vestibular não se incluem para recebimento do benefício. No entanto, algumas leis municipais e estaduais podem incluir essa categoria de estudantes em seus programas locais.

Para esses casos, o documento nacional padronizado do estudante não é válido e a existência de um documento para benefício regional deve ser verificado com a prefeitura ou governo estadual responsável.

Além disso, é muito importante verificar como o você precisa comprovar esse benefício ao comerciante da sua região. Outro ponto de atenção é que, você precisa levar em consideração que esse benefício valerá apenas na sua cidade, ou no seu estado. Então, se tiver um show fora desses locais, por exemplo, terá que pagar o valor normal do ingresso.

Vantagens da carteirinha de estudante

Você vai pagar apenas 50% na entrada de eventos culturais e esportivos, como shows, teatro e jogos do seu time favorito. Além disso, com essa nova modalidade de uma carteirinha padronizada, você tem acesso a uma central de atendimento. Ela garante a resolução de 100% dos casos via Telefone, Reclame Aqui , E-mails e Mídias Sociais para qualquer problema.

Os descontos exclusivos de 5% até 80% são em lojas como: Centauro, Burguer King, LG , Magazine Luiza, NetShoes, Editora Abril, entre outros!

Veja algumas opções:

  • Cinemas: você pode assistir todos os lançamentos pagando meia-entrada;
  • Shows e eventos: pode fazer a listinha dos artistas favoritos. Vai ficar muito mais barato acompanhar essa agenda;
  • Jogos: é possível dar uma força na torcida do seu time do coração e ainda pagar meia para entrar no estádio;
  • Artes cênicas: dança, coreografia e peças de teatro não serão mais uma novidade para você;
  • Museus e espaços históricos: dá sim para aumentar suas possibilidades culturais por um preço bem mais acessível;
  • Parques de diversões e aquáticos: faz tempo que você está tentando entrar em um parque para conferir todas as emoções? Então, chegou a sua vez e ainda por meia-entrada.

Sobre os descontos exclusivos

Nós acabamos de falar que existem descontos exclusivos para quem tem a carteirinha de estudante. Então, nessa nova forma de documentação, existe uma rede conveniada. Assim, você pode ter muitos benefícios além da meia-entrada. Em alguns casos, você pagará apenas 20% do valor original. É muita vantagem.

A rede exclusiva de estabelecimentos conveniados inclui departamentos de saúde e beleza; gastronomia; educação e capacitação; comércio em geral. Você receberá acesso à descontos complementares em diferentes regiões do seu estado e lojas virtuais de todo o Brasil. Basta acessar o site e conferir quais são os locais participantes.

Veja também que alguns oferecem descontos maiores do que os de 50%. Esse benefício também é possível e você pode aproveitar.

Sobre a Lei da meia-entrada

Para não ter problemas com a lei, é importante se manter informado. Então, antes de qualquer solicitação ou pedido do benefício, leia com atenção mais esse trecho. Afinal, apresentar documento falso é crime e você pode ser penalizado por isso. Fique muito atento, evite fraudes e problemas para o seu futuro.

Saiba que com lei Nº 12.933 26/12/13 , a meia-entrada e os direitos dos estudantes ganharam um novo aliado: o documento padronizado do estudante. Ele é aceito a nível federal. Ou seja, seguindo todos os passos que você aprendeu acima, você terá acesso a todos os benefícios com um único documento.

Não precisa se preocupar se o seu show, por exemplo, vai acontecer em outro Estado do Brasil. A sua identificação de estudante será válida.

O benefício da meia-entrada deve ser reconhecido e concedido por todas as entidades que estejam realizando qualquer tipo de evento. Isso vale para o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

Caso não haja cumprimento da lei, você pode inclusive solicitar o seu reembolso a partir de um processo judicial ou em contato com órgãos como o PROCON.

Além disso, alguns estados e municípios possuem leis e decretos regionais que garantem ainda mais benefícios locais para os estudantes. Ainda ficou com dúvida, entre em contato com a central de atendimento exclusiva. Resolva o seu problema na hora e garanta o seu direito. Fazer vale a lei, é um benefício seu. Ter mais acesso a cultura, também!

Tem muitas outras dicas sobre o mundo acadêmico esperando por você no blog Vai de Bolsa, Aproveite essas vantagens e aprenda tudo.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.