Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

citações para redação

A redação do Exame Nacional do Ensino do Médio (Enem) costuma preocupar muitos vestibulandos, que temem não atingir a nota necessária para ingressar na faculdade. Zerar a redação, então, seria o pior dos cenários. Mas há recursos que podem ser utilizados para alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem. Entre eles, as citações para redação.

É importante que você saiba que as citações são recursos que ajudam a valorizar um texto. Uma redação com citação sem dúvida se sobressai. Se você sabe usá-las de forma correta mostra que tem conhecimento do assunto e consegue contextualizar a sua argumentação. Portanto, trazer frases de um autor ou escritor famoso é uma ótima estratégia para alcançar notas altas.

Mas fica um alerta para não se empolgar demais e sair usando frases como essas sem critério! Para evitar que isso aconteça, vamos te ensinar a maneira correta de utilizar citações para redação. Continue acompanhando este conteúdo para arrasar no próximo Enem.

Leia também: Séries redação Enem 2021: dicas para assistir antes de fazer a prova

Qual o papel das citações para redação do Enem?

As citações são recursos importantes numa redação. E quando falamos de Enem elas podem ser um diferencial para aumentar a sua pontuação. Apesar de não serem obrigatórias, quando bem empregadas demonstram que o estudante tem repertório cultural e sabe atribuir credibilidade ao seu texto.

Em resumo, citações são transcrições de frases e ideias de outras pessoas no texto, geralmente de filósofos, escritores, artistas e teóricos. Elas contribuem para embasar o seu ponto de vista e, desta forma, também deixam o texto mais didático e persuasivo.

Uma dúvida comum dos estudantes se refere a onde colocar as citações na redação. Pois saiba que não existe um lugar correto. As citações para redações podem ser bem empregadas seja na introdução, no desenvolvimento ou na conclusão. É importante que a citação tenha coerência com o tema. Por exemplo, se você está falando de educação, citações de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, podem enriquecer a sua argumentação.

Há dois tipos de citações para redação do Enem que você pode fazer uso: diretas e indiretas. Vamos falar um pouco sobre a característica de cada uma delas.

Citações diretas

Nas citações diretas você precisa escrever as palavras do autor exatamente como foram ditas ou escritas. Ou seja, na íntegra e utilizando as aspas antes e depois da citação. Exemplo: como diria Rousseau, no livro “O Contrato Social”, “o homem nasce livre, mas em toda parte encontra-se acorrentado”.

Além de mencionar o autor e a fonte correta da citação, você precisa prestar atenção ao emprego correto do ponto final com o uso das aspas. Em citações iniciando e encerrando a frase deve ser usado o ponto final antes das aspas. Já em citações que não iniciam, mas sim encerram a frase, o ponto final deve vir depois das aspas.

Citações indiretas

Já nas citações indiretas você escreve com as suas próprias palavras a ideia do autor, sem precisar fazer uso das aspas. Lembrando que não pode esquecer de sempre mencionar a autoria e a fonte correta da citação. Exemplo: O filósofo Rousseau, no livro “O Contrato Social”, explica que as pessoas nascem com a consciência livre para fazer as suas escolhas, porém a realidade na qual estão inseridas acaba refletindo nas suas decisões ao longo da vida.

10 citações para a redação do Enem

Agora, conforme combinado, vamos listar abaixo algumas citações coringas para redação do Enem, que você pode utilizar, a depender do tema proposto. Confira!

1 – “Preconceito é opinião sem conhecimento.”
Autor: Voltaire (1694-1778), filósofo francês.

2 – “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.”
Autor: Leon Tolstoi (1828-1910), escritor russo.

3 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Autor: Nelson Mandela (1918-2013), ex-presidente da África do Sul

4 – “A internet é muito mais que uma tecnologia. É um meio de comunicação, de interação e de organização social.”
Autor: Manuel Castells (1942), sociólogo espanhol.

5 – “O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.”
Autor: Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão.

6 – “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura.”
Autor: Nise da Silveira (1905- 1999), médica psiquiatra brasileira.

7 – “Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.”
Autor: Giacomo Leopard (1798-1837), escritor italiano.

8 – “Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado.”
Autor: René Descartes (1596-1650), filósofo francês.

9 – “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”
Autor: Confúcio (551 a.C.-479 a.C.), filósofo chinês.

10 – “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.”
Oscar Wilde, escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa.

Leia mais: Séries redação Enem 2021: dicas para assistir antes de fazer a prova

Aprendeu sobre a importância das citações no texto?

Além dessas referências de citações que passamos, existem milhares de outras inspirações. O segredo está em você se manter atualizado e bem informado, lendo livros, assistindo a filmes e documentários. Outras fontes de citações podem estar em músicas, dados estatísticos, nas leis da Constituição Federal, na Declaração dos Direitos Humanos, em frases de personalidades.

É importante reforçar que o uso de citações pode estar em qualquer parte do texto desde que você sempre mencione a fonte e o autor e, claro, que ela tenha coerência com a temática abordada. O uso das citações contribui para aumentar a sua nota nas competências 2, 3 e 4 da redação. Sendo que, ao todo, são 5 as competências do Enem. Aqui você confere exemplos de redações nota mil e o passo a passo de como escrever a sua redação dentro de todos as competências exigidas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!