Como se escreve? Confira dicas e os principais erros de português

Muitos alunos que estudam para vestibular ou para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm dúvida de como se escreve uma boa redação. Sentem um desconforto só de pensar em dar aquele “branco” no momento de organizar as ideias e colocá-las no papel.

Pois formular frases e parágrafos de forma coesa e gramaticalmente correta não é tarefa fácil. Por isso, preparamos algumas dicas importantes para escrever um bom texto, além de apontar os principais erros de português encontrados nas prova de redação.

Acompanhe!

Saiba mais: E-book grátis: como fazer uma redação nota mil!

Tipos de redação e como se escreve

Primeiramente, vamos deixar claro os tipos de textos possíveis de serem cobrados na prova de redação. Porque é melhor entender primeiro para depois escrever. Logo, vamos conhecer quais são eles!

Dissertativo-argumentativo

Esse tipo de texto é o mais cobrado nas provas de vestibular e Enem. Atente-se! A base de como se escreve um texto dissertativo-argumentativo é dominar o conteúdo e ter bons argumentos, para conquistar e atrair a atenção do leitor.

De tal modo que tenha uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, suas ideias devem estar apresentadas de forma lógica, coesa e gramaticalmente correta.

Dissertativo-explicativo

Neste tipo de texto, além de dominar o conteúdo, é preciso ter vocabulário. Então, aqueles que têm hábito de leitura sempre saem na frente. Aqui o objetivo é explicar algo e, para isso, é necessário ter uma boa capacidade de conceituação, comparação e descrição.

Exemplificando, podemos citar alguns tipos de texto dissertativo-explicativo: trabalhos acadêmicos, matérias jornalísticas, palestras, seminários, entradas de enciclopédia.

Por isso, preste atenção na forma de apresentação desses conteúdos, faça uma análise da narrativa e identifique diferenças entre os textos, e assim, você saberá como estudar redação.

Leia também: Quando sai a nota do Enem 2021? Confira as datas

Narrativo

O texto narrativo costuma ser um pouco mais complexo e necessita que você tenha mais atenção ao estudar. Requer do aluno capacidade de descrever histórias em ordem lógica, ou seja, em um determinado tempo e espaço.

Desse modo, podemos citar alguns exemplos de texto narrativo: crônica, novela, romance, fábula e lendas.

Informativo

O estilo informativo é simples e mais fácil de escrever. Pois trata-se de apresentar assuntos de maneira rápida, objetiva e sem aprofundar sobre o tema. Podemos citar alguns deles: verbete de dicionário, entrevista, notícias jornalísticas.

Descritivo

O texto descritivo costuma apresentar fatos, objetos, lugares ou pessoas com a proposta de descrever o conteúdo. Como exemplo, podemos citar: diário, cardápio, relato, depoimento, anúncio de classificados, biografia, currículo.

Dicas de como se escreve

Preste atenção e tome nota das dicas que preparamos para como escrever bem!

Tenha hábito da leitura

Como dito anteriormente, escrever é ter conhecimento e técnica. O ato de ler livros, jornais, matérias, contos, poesias desenvolve no leitor sua capacidade de argumentar, de gerar ideias e ampliar seu vocabulário. Fatos esses importantes para escrever bem uma redação.

Como se escreve uma linha de argumentação

Ter bons argumentos sobre determinado assunto é importante. Mas para convencer e atrair para a leitura é preciso dispor de maneira coerente e clara sobre sua verdadeira opinião.

Para aprender a fazer isso, treine com algo bem simples: escolha um tema e aponte os argumentos de acordo com sua opinião. Parece ser bobo, mas experimente iniciar assim e só depois escreva a redação.

Entender a temática

Saber e entender o tema é muito importante para escrever bem. Por isso busque conhecimentos sobre temas relevantes e atuais. E, no momento da prova, leia com atenção o que está sendo solicitado para não fugir do tema exigido.

Praticar bastante

Praticar é a forma mais simples para obter uma boa escrita. E, hoje, existem plataformas que disponibilizam o serviço de correção, como por exemplo o Redação Online, que torna ainda mais interessante aprimorar a técnica.

Mas, lembre-se que atualmente nosso hábito de escrever à mão está reduzido e isso dificulta ainda mais o processo. Porque escrever no papel é diferente do que escrever no computador, que possibilita a correção quando bem desejar. Já, no papel, isso não é possível.

Leia também: Gêneros textuais: o que são e a importância para as redações

Estude e pratique as regras de acentuação gráfica e pontuação

Usar corretamente as regras de pontuação e acentuação gráfica é indispensável para quem irá prestar vestibular, Enem e para sua vida profissional. Por isso, pratique fazendo exercícios, estude e fique com as regras claras na sua mente.

Para auxiliar nos seus estudos, listamos alguns dos erros mais comuns existentes numa redação de vestibular e Enem:

  • Conectivos usados de maneira incorreta;
  • Crase na frente de palavras masculinas;
  • Erros de semelhança sonora: haver/ver; mau/mal; mas/mais;
  • Grafia errada das palavras;
  • Mau uso dos pronomes relativos;
  • Uso inadequado dos porquês;
  • Usar a palavra “onde” sem ser no sentido de lugar.

Agora que você já sabe como se escreve basta colocar em prática!

Para obter sucesso na prova de redação, seja do vestibular ou no Enem, é preciso estudar mais a matéria de Português, além de praticar e adquirir hábitos de leitura. Esse é o caminho de “como se escreve”.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!