O que é o Prouni?
O Prouni, Programa Universidade para Todos, foi criado em 2004 e oficializado em 13 de Janeiro de 2005 pelo Governo Federal, com a lei 11.096. Em suma, o objetivo do programa é a inclusão social por meio de disponibilização de bolsas para o ensino superior. Desde sua criação, tem auxiliado jovens de baixa renda, que estudaram exclusivamente no ensino público ou com bolsa integral em ensino particular, a ingressarem em universidades particulares de todo o Brasil.
Assim que o Prouni foi criado, começou a auxiliar milhões de estudantes a conquistarem um diploma universitário. Em 2005, 112.275 estudantes foram contemplados por bolsas do programa, e este número só cresce. Em 2018 o total de bolsistas contemplados pelo programa foi de 417.276.
Com bolsas de 50% ou 100%, os estudantes podem se matricular em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para solicitar uma bolsa do Prouni o estudante deverá realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A média mínima do exame deverá ser de 450 pontos. Já a redação não pode ter sido zerada, ou seja, a nota deve ser maior que zero.
Tipos de bolsas
O Prouni possui duas modalidades de bolsa de estudos, a integral e a parcial.
- Integral: Nesta modalidade o estudante recebe 100% de bolsa para a graduação. Entretanto, a renda familiar per capita deve ser abaixo de 1,5 salário mínimo;
- Parcial: A bolsa parcial corresponde a 50% do valor do curso. Sendo assim, para participar dessa modalidade, o candidato deve ter renda familiar per capita acima de 1,5 salário mínimo e abaixo de 3 salários mínimos.
Pré-requisitos
Conheça todos os pré-requisitos para participar do Prouni e receber bolsas de 50% ou 100% para a graduação na rede privada. Lembre-se que todo o processo é realizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.
Abaixo você encontra todos os pré-requisitos listados no site do programa:
- Ter realizado a última edição do Enem, ou seja, o exame deve ter sido realizado no ano anterior ao processo. Enquanto que, para vagas remanescentes, o exame deverá ter sido realizado após 2010;
- Nota mínima de 450 pontos de média no Enem;
- Não ter zerado a redação do Enem;
- Renda familiar comprovada de até três salários mínimos para bolsas de 50%;
- Renda familiar comprovada de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%;
- Assim como ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares.
Pessoas que cumpram os requisitos abaixo também podem participar do programa:
- Pessoas que possuam algum tipo de deficiência;
- Professores da rede pública de ensino básico em exercício, que estejam incluídos no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
FIES
Os candidatos que optarem pela bolsa parcial, podem contar com o apoio do Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. Entretanto, o estudante deve comprovar que não pode arcar com o custo da mensalidade para realizar o financiamento.
Saiba mais sobre o Fies neste outro artigo do Vai de Bolsa.
Bolsas Remanescentes
Além da bolsa integral ou parcial, existem também outros dois tipos de bolsa, a Remanescente e a Bolsa Permanência do Prouni.
As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante o processo regular de primeira e segunda chamada e lista de espera. Este tipo de bolsa também tem um prazo para sua inscrição, que é diferente para alunos já matriculados e alunos que ainda não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino.
Este tipo de bolsa segue um processo diferente do padrão. Sendo assim, ao se inscrever o candidato precisa aguardar para saber se será aprovado. Depois de aprovado, deverá comparecer à instituição de ensino em até 2 dias úteis com todos os documentos necessários para comprovar as informações da inscrição online.
As inscrições são realizadas diretamente no site do Prouni e para concorrer a este tipo de bolsa, o candidato precisa:
- Ser professor integrante do quadro permanente de uma instituição pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica, para os cursos de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
- Ter tirado nota média mínima de 450 no Enem;
- Ter tirado nota superior à zero na redação do Enem;
- Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no ano anterior;
- Não ter sido aprovado no processo de Bolsa Remanescente do Prouni no ano anterior;
Bolsa de Permanência
A Bolsa Permanência existe para custear as despesas de quem possui a bolsa integral, como por exemplo transporte até a universidade e material didático. O valor máximo da bolsa é o mesmo das bolsas para iniciação científica e são disponibilizadas no edital do MEC.
Para conseguir a bolsa permanência o estudante deverá estar matriculado em um curso presencial de no mínimo 6 semestres de duração, com carga horário igual ou superior a 6 horas diárias. Além disso, vale ressaltar que todas as informações fornecidas pelo aluno devem ser compatíveis com as informações cedidas pela instituição junto ao MEC.
A seleção dos estudantes que recebem o auxílio acontece mensalmente, no primeiro dia do mês, levando em consideração a disponibilidade de orçamento do MEC.
Para se candidatar à bolsa, o estudante deve ter uma conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Contas com mais de um titular ou conta poupança, eletrônica e aberta com CPF diferente do bolsista, não serão aceitas.
Os documentos abaixo deverão ser encaminhados para a coordenação do Prouni na instituição em que o estudante estiver matriculado. Após isso, a coordenação fará a efetivação do seu cadastro no Sistema do Prouni e o estudante deverá assinar o Termo de Concessão de Bolsa Permanência. A lista de documentos necessários segue abaixo:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Comprovante bancário com os dados da conta corrente.
Cancelamento da Bolsa de Permanência
Todavia a bolsa permanência pode ser encerrada a qualquer momento, tanto pelo Ministério da Educação, quanto pela instituição. Os motivos para o cancelamento normalmente são:
- Transferência de curso para um com carga horário menor do que 6 horas por dia;
- Bolsa do Prouni cancelada;
- Comprovação de que o aluno está utilizando indevidamente o valor da bolsa, para outros fins;
- Informações falsas ou omissão de informações para a solicitação da bolsa;
- Desligamento do curso, por parte do estudante.
Quer mais dicas para bolsas no curso de graduação? Então acesse o Blog Vai de Bolsa!