Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Prouni: saiba tudo sobre o programa


Você sabe como o Prouni funciona e para quem o programa é direcionado? Então, acompanhe abaixo todas as informações que você precisa saber sobre o Prouni. 

O que é o Prouni?

O Prouni, Programa Universidade para Todos, foi criado em 2004 e oficializado em 13 de Janeiro de 2005 pelo Governo Federal, com a lei 11.096. Em suma, o objetivo do programa é a inclusão social por meio de disponibilização de bolsas para o ensino superior. Desde sua criação, tem auxiliado jovens de baixa renda, que estudaram exclusivamente no ensino público ou com bolsa integral em ensino particular, a ingressarem em universidades particulares de todo o Brasil. 

Assim que o Prouni foi criado, começou a auxiliar milhões de estudantes a conquistarem um diploma universitário.  Em 2005, 112.275 estudantes foram contemplados por bolsas do programa, e este número só cresce. Em 2018 o total de bolsistas contemplados pelo programa foi de 417.276.

Com bolsas de 50% ou 100%, os estudantes podem se matricular em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. 

Para solicitar uma bolsa do Prouni o estudante deverá realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A média mínima do exame deverá ser de 450 pontos. Já a redação não pode ter sido zerada, ou seja, a nota deve ser maior que zero. 

Tipos de bolsas

O Prouni possui duas modalidades de bolsa de estudos, a integral e a parcial. 

  • Integral: Nesta modalidade o estudante recebe 100% de bolsa para a graduação. Entretanto, a renda familiar per capita deve ser abaixo de 1,5 salário mínimo;
  • Parcial: A bolsa parcial corresponde a 50% do valor do curso. Sendo assim, para participar dessa modalidade, o candidato deve ter renda familiar per capita acima de 1,5 salário mínimo e abaixo de 3 salários mínimos. 

Pré-requisitos

Conheça todos os pré-requisitos para participar do Prouni e receber bolsas de 50% ou 100% para a graduação na rede privada. Lembre-se que todo o processo é realizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.

Abaixo você encontra todos os pré-requisitos listados no site do programa:

  • Ter realizado a última edição do Enem, ou seja, o exame deve ter sido realizado no ano anterior ao processo. Enquanto que, para vagas remanescentes, o exame deverá ter sido realizado após 2010;
  • Nota mínima de 450 pontos de média no Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Renda familiar comprovada de até três salários mínimos para bolsas de 50%;
  • Renda familiar comprovada de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%;
  • Assim como ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. 

Pessoas que cumpram os requisitos abaixo também podem participar do programa:

  • Pessoas que possuam algum tipo de deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino básico em exercício, que estejam incluídos no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 

FIES

Os candidatos que optarem pela bolsa parcial, podem contar com o apoio do Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. Entretanto, o estudante deve comprovar que não pode arcar com o custo da mensalidade para realizar o financiamento. 

Saiba mais sobre o Fies neste outro artigo do Vai de Bolsa. 

Bolsas Remanescentes

Além da bolsa integral ou parcial, existem também outros dois tipos de bolsa, a Remanescente e a Bolsa Permanência do Prouni.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante o processo regular de primeira e segunda chamada e lista de espera. Este tipo de bolsa também tem um prazo para sua inscrição, que é diferente para alunos já matriculados e alunos que ainda não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino. 

Este tipo de bolsa segue um processo diferente do padrão. Sendo assim, ao se inscrever o candidato precisa aguardar para saber se será aprovado. Depois de aprovado, deverá comparecer à instituição de ensino em até 2 dias úteis com todos os documentos necessários para comprovar as informações da inscrição online. 

As inscrições são realizadas diretamente no site do Prouni e para concorrer a este tipo de bolsa, o candidato precisa:

  • Ser professor integrante do quadro permanente de uma instituição pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica, para os cursos de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
  • Ter tirado nota média mínima de 450 no Enem;
  • Ter tirado nota superior à zero na redação do Enem;
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no ano anterior;
  • Não ter sido aprovado no processo de Bolsa Remanescente do Prouni no ano anterior;

Bolsa de Permanência

A Bolsa Permanência existe para custear as despesas de quem possui a bolsa integral, como por exemplo transporte até a universidade e material didático. O valor máximo da bolsa é o mesmo das bolsas para iniciação científica e são disponibilizadas no edital do MEC.

Para conseguir a bolsa permanência o estudante deverá estar matriculado em um curso presencial de no mínimo 6 semestres de duração, com carga horário igual ou superior a 6 horas diárias. Além disso, vale ressaltar que todas as informações fornecidas pelo aluno devem ser compatíveis com as informações cedidas pela instituição junto ao MEC.

A seleção dos estudantes que recebem o auxílio acontece mensalmente, no primeiro dia do mês, levando em consideração a disponibilidade de orçamento do MEC. 

Para se candidatar à bolsa, o estudante deve ter uma conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Contas com mais de um titular ou conta poupança, eletrônica e aberta com CPF diferente do bolsista, não serão aceitas. 

Os documentos abaixo deverão ser encaminhados para a coordenação do Prouni na instituição em que o estudante estiver matriculado. Após isso, a coordenação fará a efetivação do seu cadastro no Sistema do Prouni e o estudante deverá assinar o Termo de Concessão de Bolsa Permanência. A lista de documentos necessários segue abaixo:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante bancário com os dados da conta corrente. 

Cancelamento da Bolsa de Permanência

Todavia a bolsa permanência pode ser encerrada a qualquer momento, tanto pelo Ministério da Educação, quanto pela instituição. Os motivos para o cancelamento normalmente são:

  • Transferência de curso para um com carga horário menor do que 6 horas por dia;
  • Bolsa do Prouni cancelada;
  • Comprovação de que o aluno está utilizando indevidamente o valor da bolsa, para outros fins;
  • Informações falsas ou omissão de informações para a solicitação da bolsa;
  • Desligamento do curso, por parte do estudante. 

Quer mais dicas para bolsas no curso de graduação? Então acesse o Blog Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.