Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

TED Talks: como palestras inspiradoras podem te ajudar nos estudos

Você já ouviu falar sobre o TED Talks? Sabia que essa é uma importante plataforma para a divulgação do conhecimento das mais diversas áreas? Provavelmente você já tenha recebido algum vídeo sobre essas palestras ou alguém já compartilhou com você sobre algum tema que assistiu a partir dessas apresentações. Há discursos muito famosos de personalidades como Bill Gates, Steve Jobs e até o Papa Francisco.

Confira neste post mais detalhes sobre o TED Talks e como essas palestras podem inspirar você a mudar de vida. Sim, são falas muito interessantes e motivadoras. A partir dessas conferências, é possível até mesmo garimpar alguma apresentação com um tema que você goste e possa se informar melhor. Saiba também como o método dessas conferências pode ajudar você a fazer uma boa apresentação oral.

Portanto, vale a pena ler o post até o final!

O que são os TED Talks?

Os TED Talks basicamente são apresentações de curta duração com bastante aprofundamento teórico de diversas áreas. Ao falar sobre aprofundamento teórico não se assuste. Saiba que as palestras do TED são destinadas ao público leigo. Portanto, de fácil captação para as pessoas que não são da área.

Mas o que é TED? Em outras palavras, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o nobre objetivo do TED é divulgar o pensamento e ideias. Esse tipo de conferência mudou a forma como as pessoas se comunicam e se apresentam em público. Sendo assim, trouxe muita inovação na maneira de fazer uma apresentação poderosa e instiga a praticar a oratória, que é a principal ferramenta para fazer as pessoas prestarem atenção em um discurso.

Essa pode ser a possibilidade de conhecer diversos assuntos inovadores e interessantes através de vários especialistas de diversas regiões do mundo. Algumas dessas apresentações são divulgadas através do youtube e trazem muitos comentários positivos.

Como é a metodologia do TED Talks

Um dos pontos principais de sucesso do TED Talks é a própria forma com que os palestrantes tratam o conteúdo. Eles abordam temas complexos com uma enorme simplicidade. Isso faz com que esses assuntos sejam absorvidos pelas pessoas leigas nesses temas de forma natural e espontânea.

As palestras são apresentadas como se os organizadores estivessem conversando com você e isso traz mais intimidade com o tema abordado. Essa metodologia ajuda a manter o foco no assunto e facilita o entendimento daquilo que é apresentado. Desse modo, esse tipo de conferência quebrou o paradigma da tradição das apresentações das palestras do meio corporativo. Portanto, essa metodologia revolucionária transformou a forma de apresentar palestras ao redor do mundo, fazendo com que elas sejam mais ricas e dinâmicas.

Outro fator que ajuda muito a propagar as ideias é escolher bem as personalidades que vão gravar as conferências. Vencedores de prêmio Nobel, empresários bem sucedidos e professores de instituições importantes de ensino garantem o sucesso dessas apresentações. Personalidades como o Papa Francisco e Bill Gates já participaram das conferências do TED. Veja a seguir os vídeos:

Como o TED Talks pode ajudar você

Se você tem que apresentar palestras ou seminários, talvez o TED pode ajudar você a ter inspirações. Para isso, você pode adotar a mesma estratégia que é a proposta dos organizadores. Ou seja, você pode tornar a sua apresentação muito mais dinâmica e interessante, isso consequentemente vai deixar a sua marca nas pessoas. Veja a seguir algumas dicas:

1- Seja autêntico

Ser você mesmo é o principal caminho para agir com naturalidade e espontaneidade. Não arrisque trazer um assunto ou tema que você não domina para causar uma boa impressão, isso pode derrubar você. Não tome para si pensamentos que não são seus. Essa é a maior falta de originalidade que alguém pode cometer, ao fazer isso, além de ser falta de ética, você correrá o risco de cair no charlatanismo.

2- Uma boa introdução

Elabore uma boa introdução para começar a suas fala. Essa é a principal maneira de atrair a atenção do público para a sua apresentação. Se ela for pouco interessante, as pessoas serão desmotivadas e não se sentirão engajadas para comprar a ideia da sua palestra. Você pode trazer uma história marcante da sua vida para abrir a palestra. Quer ver um bom exemplo? Assista o discurso que o Steve Jobs deu para os graduandos da Universidade de Stanford. Veja a seguir o vídeo:

Note que ele quebra a expectativa ao trazer algo completamente inovador para os alunos. Uma das primeiras coisas que diz é que nunca se graduou em uma universidade. Como assim? Como pode o CEO de uma das empresas mais revolucionárias da história nunca ter se graduado em um curso superior?

Além disso, o discurso é marcante por várias outras falas, principalmente por contar uma história com início, meio e fim. Esse vídeo é apenas para mostrar como captar a atenção do público.

3- Ordem no discurso

Agora que você já sabe que o início da sua apresentação deve ser marcante. É importante você saber que ela deve ser organizada. Para isso, é importante você traçar uma ordem cronológica de acordo com os acontecimentos.

Portanto, a sua história deve ter início, meio e fim. Essa trama permite com que você costure a narrativa de forma clara e isso fará com que ela fique interessante para quem está ouvindo. Desse modo, evita com que fique pontas soltas, as quais serão difíceis de recuperar posteriormente. Ao evitar deixar pontos desconexos, a sua apresentação ficará mais forte, ou seja, sem brechas ou ponto fracos que comprometem a coesão e a coerência da fala.

4- Contextualize a sua fala

Um passo muito importante para fazer uma apresentação poderosa é contextualizar a sua fala com fatos e teorias. Isso demonstra que você tem capacidade de relacionar o seu discurso com teorias e assuntos dentro de um contexto.

Os únicos cuidados que você tem que ter para isso é a comprovação de fontes e cuidar para não trazer algo fora de contexto do tema que está falando ou alguma teoria que você não domina.

Ao contextualizar o seu discurso, demonstrará que você tem grande capacidade argumentativa e um bom entendimento de fatos que estão relacionados com o tema que você está abordando em sua palestra.

5- Saiba explicar

Isso deve estar muito claro pra você. Lembre-se que as palestras do TED Talk são muito explicativas. No entanto, você deve saber fazer isso também. Uma das maiores frustrações do público é sair sem entender nada daquilo que foi falado.

Desse modo, você deve saber explicar bem e sem tergiversar, isso ajuda a manter a clareza do tema e de fora que seja acessível a todos. Portanto tenha em mente que explicar é fundamental para que a sua convenção seja um sucesso.

6- Limite de tempo

Ao seguir todos esses passos, saiba agora que é preciso estabelecer um limite de tempo. Caso a sua apresentação seja muito demorada, ela poderá se tornar monótona. Lembre-se que as palestras do TED são curtas e dinâmicas.

Caso a sua convenção seja programada para durar horas, tente separar em tópicos com curto tempo de duração, isso vai garantir mais dinamismo para a fala.

Ao seguir esses passos, isso irá garantir com que as pessoas fiquem mais atentas a sua fala e ainda, ao terminar, elas ficarão com vontade de querer mais. Isso pode ajudar a garantir apresentações futuras.

No Blog Vai de Bolsa você também pode encontrar mais técnicas de apresentação de trabalhos.

Como acessar a plataforma do TED?

Agora que você sabe mais sobre o TED Talk, quem sabe não esteja na hora de visitar a plataforma. Para isso é bem simples, basta acessar a página inicial nesse link. É importante ressaltar que o site está em inglês e nem todas as apresentações possuem legendas, mas a plataforma é bem intuitiva e você pode garimpar alguns palestrantes através desse link. Ali você encontrará uma biblioteca que conta mais ou menos com um número de 3200 palestrantes.

TED no Brasil

E aí? Encontrou alguma apresentação interessante no TED Talks? Saiba que o Brasil também sedia o circuito de apresentações desde 2009. Para saber mais sobre as palestras que ocorrem no país, basta acessar o site nesse link. Você poderá conferir o calendário das próximas apresentações e em qual data ocorrerá no Brasil. Fique atento para poder acompanhar e saber quais ideias o país pode disseminar para o mundo.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.