Enem inscrição 2022: conheça a data e o cronograma

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Em 2022, a expectativa é que a prova ocorra normalmente, ainda se beneficiando de algumas ferramentas que surgiram no últimos anos. Com isso, é necessário saber mais sobre o Enem e a inscrição para 2022.

Por causa da pandemia, o cronograma nos últimos anos sofreu algumas alterações e o modelo da prova ficou um pouco diferente. Claro, a base se manteve: os alunos ainda estudam os principais temas do Ensino Médio e realizam uma prova objetiva, além de uma redação dissertativa.

Mesmo assim, com todas essas mudanças, é bom saber bem como vai funcionar o Enem e as inscrições para 2022. Por isso, preparamos um texto te mostrando os detalhes da próxima edição e algumas informações gerais sobre o exame. Segue lendo o texto e saiba tudo sobre a próxima edição.

Leia também: Pronome neutro no Enem: ele pode ser usado na redação?

O que você precisa saber sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal prova para alunos entrarem numa universidade e cursarem um curso de ensino superior. Quem desenvolve o teste é o Ministério da Educação (MEC), junto com o INEP. A ideia da prova é testar os conhecimentos dos alunos sobre as principais temáticas aprendidas durante a vida escolar.

Com isso, a estrutura vem sendo a mesma já há algum tempo: 45 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa sobre um tema relevante socialmente. As provas são aplicadas em dois domingos seguidos, sendo o primeiro sobre a área de humanas e redação, e o segundo dia sobre exatas e biológicas. Essa divisão leva em conta tais linhas de conhecimento:

  • Códigos e suas Tecnologias; 
  • Linguagens;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias.

Por que fazer?

Você provavelmente já sabe que o Enem não é a única prova para entrar numa faculdade. Na verdade, a maioria das universidades possui um exame próprio, com a mesma intenção do teste nacional. Ainda assim, o Enem tem muitos benefícios.

Primeiro de tudo: você pode usar a nota para conseguir entrar nas maiores universidades públicas do país. Além do mais, com a nota você pode ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) para conseguir bolsas de estudo para instituições públicas do Brasil.

Em faculdades privadas também existe chance de bolsa. Você faz o Enem, e pode concorrer à vagas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Viu como compensa fazer o Enem?

Como vai ser o Enem 2022?

Antes de falarmos sobre o Enem e a inscrição de 2022, é bem importante saber mais sobre a edição deste ano. Ela vai seguir algumas bases das provas anteriores. Por exemplo: o uso de máscara e outros protocolos de segurança contra a Covid-19 ainda devem ser exigidos. Por isso, não esqueça de ir usando uma máscara e leve outra de reserva.

Mais uma coisa: além da prova física, feita num local pré-determinado pelo INEP, o aluno pode optar por fazer o Enem Digital. Ele funciona assim: você acessa um computador e faz a prova por lá mesmo, com exceção da redação. Claro, quem determina qual a máquina é o órgão responsável por fazer o teste. Ou seja, não dá de fazer pelo teu notebook.

Além do mais, esta opção ainda não está disponível para todas as regiões do Brasil. Então, preste atenção quando for se inscrever e veja se dá pra optar pelo digital, caso você queira. Porém, o MEC estima que até 2026 todo o exame será feito no novo formato.

Enem inscrição 2022: qual é a data?

Vamos falar do principal: data e cronograma. Infelizmente, o MEC ainda não divulgou os dias oficiais da próxima prova, mas dá pra ter uma noção de quando vai ser a partir do ano passado. Em 2021, as inscrições ocorreram de 30 de junho a 14 de julho e a prova aconteceu em 21 e 28 de novembro. Por isso, é bom ficar atento a partir de maio, para não perder as inscrições.

Veja abaixo o resto do cronograma de 2021 e repare como pode funcionar o de 2022:

  • Data limite para pagamento da taxa de inscrição: 19/07
  • Solicitação de atendimento especializado: 30/06 – 14/07
  • Recurso: 26 – 30/07
  • Resultado do recurso: 04/08

Enem inscrição 2022: detalhes sobre o processo

Naturalmente, a gente fica com algumas dúvidas sobre as inscrições. Basicamente, pode fazer o Enem quem já terminou o Ensino Médio, seja de escola pública ou particular. Além disso, para se inscrever você vai precisar apresentar alguns documentos, como RG e CPF, e escolher o local para fazer o teste.

Também precisa pagar uma taxa de inscrição, a qual varia de ano para ano. Porém, ela fica na faixa dos R$ 100.

Leia mais: Inscrições Enem 2022: qual a expectativa de data?

Enem inscrição 2022: já se programou?

Os detalhes sobre o Enem e a inscrição de 2022 ainda não foram oficialmente divulgados, mas deu de ter uma base com nosso guia, não é? Segue lendo os conteúdos do Vai de Bolsa e arrase no Enem.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?