Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Conheça os melhores filmes e séries sobre filosofia

Estudar filosofia em frente ao computador ou televisão: parece uma realidade distante para você? Então prepare-se porque separamos uma lista completa para você rever matérias de filosofia em filmes e séries.

Prestando bastante atenção no contexto das narrativas, você vai perceber que existem muitas teorias de pensadores da filosofia. Então, é possível vislumbrar na prática tudo o que os livros costumam mostrar para você durante o estudo. Rever a filosofia em filmes e séries pode ser mais divertido do que você imagina.

Leia também: 10 clássicos da filosofia que todo mundo deveria ler

I am Mother

Essa é uma trama da ficção científica. Conta a história de uma adolescente (Clara Rugaard) que foi criada por um robô (Rose Byrne). A trama se passa depois de uma extinção da humanidade. Por isso, esse robô foi programado para ajudar a repovoar a terra. No entanto, a reviravolta acontece quando a suposta filha entende que a ajuda da mãe pode ser bem diferente do imaginado.

Com base nisso, é possível verificar que o filme aborda uma questão ética e social muito grande. Assim, ao estudar filosofia em filmes e séries dá para perceber como esse contexto acontece na prática.

Leia também: Assuntos de filosofia que mais caem no Enem

Merlí

Essa é uma série que tem como protagonista Merlí Bergeron (Francesc Orella). Ao estudar filosofia em filmes e séries, você precisa considerar esse material. Afinal, o ator é um professor que ajuda seus alunos a pensarem sozinhos. Para isso, ele usa sua disciplina sem seguir os padrões tradicionais de conceitos. Então, o professor mostra aos estudantes que é possível colocar em prática todo o conteúdo de uma forma única.

A filosofia entra de modo direto na narrativa do professor. O roteiro aborda o tema de uma forma ainda melhor quando dedica cada episódio da série a um pensador, passando por Platão, Aristóteles, Maquiavel, Sócrates, Foucault, Shopenhauer e outros. A proposta dessa trama é ajudar pessoas a entender seus problemas e resolver suas próprias questões por meio da filosofia.

Matrix

Toda essa trama é fantástica para você entender um pouco mais de filosofia em filmes e séries. Matrix conta a história de um jovem engenheiro de software e hacker. Ele sempre desconfiou que o mundo fosse bem mais complexo do que os humanos conhecem. Então, ele embarca em uma viagem para descobrir mais sobre uma conspiração sinistra.

Quando o assunto é filosofia, podemos aprender com o eixo central do Mito da Caverna de Platão. Assim, o personagem quer se livrar do que a sociedade vende como um mundo real, mas que pra ele não é. Então, ele se sujeita a sair da caverna e romper com esse mito.

The Eichmann Show

Essa é a história da vida real dos personagens que tentam capturar depoimentos de um dos nazistas mais notórios da guerra, Adolf Eichmann. Com base nisso, apresenta muitos conflitos e é exatamente por esse motivo que pode ser encarado como mais um estudo da filosofia em filmes e séries. O roteiro nos faz imaginar se somos o que sempre acreditamos ser ou se somos apenas o resultado de tudo que nos cerca. Será que realmente temos humanidade? Tire suas próprias conclusões.

A Origem

Esse é mais um longa de ficção-científica e também de muita ação. É uma viagem pelo planeta e pelo sonho. A trama conta a história de um ladrão diferente. Ele espera a vítima dormir e retira das mentes os mais profundos segredos. O vilão é intensamente cobiçado e procurado para fazer espionagem corporativa. No entanto, por causa dos problemas causados com o que seria um dom, ele também se torna um fugitivo internacionalmente procurado.

Como uma reviravolta, o personagem recebe o que seria uma segunda chance. Dessa vez, não mais pra roubar segredos, mas para implantar uma ideia na mente.

Levando em consideração todo esses roteiros, vemos que a filosofia em filmes e séries pode ser relacionada ao mesmo princípio da questão do platonismo. Ou seja, o que vemos e vivemos nada mais é do que uma forma de reviver todas as nossas ideias. Será isso mesmo? É mais uma reflexão para você se aprofundar durante os minutos dessa trama de ficção.

Show de Truman

Ele vive um show. Tudo o que conhece é uma farsa, uma encenação. O personagem vive dentro de uma cidade cenográfica. A casa, a esposa, o trabalho e tudo o que conhece é dirigido por um famoso e talentoso cineasta. Todos os conhecidos são atores. Só que aos poucos a mentira contatada para ele vira farsa. Então, com maestria, ele transforma a descoberta em um misto de riso, choro e aplausos. Uma narrativa perfeita para quem gosta de cinema.

Quando o assunto é a filosofia em filmes e séries podemos rever o contexto social. O motivo pelo qual vivemos e nos comparamos com as regras sociais. Podemos refletir sobre a imposição da sociedade na nossa rotina e na nossa consciência, transformando em sonho um desejo por prêmio, sobre o fato de renunciar à própria privacidade por um pouco de aceitação e até fama. Esse roteiro mistura o mundo imaginário com o real.

O Bom Lugar

Aonde as pessoas vão depois da morte? Será o paraíso ou o inferno? O que leva você a considerar ser um ou outro? Uma narrativa intrigante e empolgante. O livro relata ainda o contexto social. Atitudes simples e gestos inocentes podem impactar toda uma comunidade. Tudo isso é retratado pela interpretação dos personagens que vivem no espaço do filme.

O roteiro também tem um pouco de drama e de crítica. A falsa bondade é encarada com desconfiança e gera mais benefícios para quem a pratica. O que seriam ações bondosas passam a ser apenas meios para se ganhar vantagem.

Assim, a filosofia em filmes e séries mais uma vez passa a ser vista por aqui. Nesse filme especificamente, a trama tenta refletir sobre o que é bom. Será que depende de cor, raça ou sexo? Ou será apenas que ser bom tem relação com as atitudes que tomamos para proteger e beneficiar nossa sociedade? Mais um conflito de ideias e narrações que vão levar você a outro destino.

Inteligência Artificial

Será que um robô pode ser programado para sentir? Quão sociável ele pode se tornar? O filme passa pelo XXI. O homem conseguiu desenvolver uma máquina para ajudar no combate ao derretimento das calotas polares e do aquecimento global. O robô é tão bem desenvolvido que chega a conseguir se comportar de forma absurdamente humana. A proposta então é trabalhar com a inteligência artificial. Uma viagem para que um robô consiga sentir algo além do que uma máquina sentiria.

Com essa narrativa, ao pensarmos sobre a filosofia em filmes e séries, podemos refletir sobre a construção do conhecimento e da percepção. No caso do robô, por exemplo, ele mesmo vai construindo suas verdades na hora em que começa a relacionar os fatos e o que seriam os sentimentos. E nós? Como fazemos tudo isso? Como construímos a nossa verdade? Com quais aspectos ela está relacionada? Faz parte de um contexto social muito maior?

A Vila

O longa se passa em uma zona rural. Uma pequena cidade com não mais do que 60 habitantes e rodeada de muita natureza. A data é 1987 na Pensilvânia. O vilarejo tem um líder que tem uma filha. É pelo olhar dela que se passa essa história. Ninguém do vilarejo tem contato com o mundo externo. Todos acreditam que na mata vivem seres ruins. Passar por ela não está na programação das pessoas.

No entanto, quando considerarmos o contexto de filosofia em filmes e séries, podemos perceber que a história vivida pelos moradores do vilarejo não é tão comum. Será que é a verdade? Quem contou todos esses contos para reprimir uma vila inteira? O que espera pelos corajosos depois de uma mata? Quem foi que encarou o desafio para ter certeza que o monstro existe depois das barreiras? Uma trama intrigante e cheia de segredos e novas descobertas. Prepare-se para refletir sobre sua vida e o seu mundo.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.