Muitas são as responsabilidades dos pais quando se trata da criação de um filho. A presença dos pais na escola é, com certeza uma das maiores. Quando se trata da educação dos filhos, os pais têm um papel fundamental tanto na formação acadêmica, quando na formação pessoal. Os valores familiares podem fazer a diferença nesse processo.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disponibilizou um relatório chamado “Education at a Glance 2017” mostrando que 40% da população brasileira entre 25 e 34 anos não possui o Ensino Médio completo. Este índice é bem superior à média dos 35 países membros da Organização (16%).
Inúmeros fatores estão por trás destes dados, mas aqui vamos falar sobre como o apoio e incentivo dos pais para os estudos podem contribuir para a diminuição do índice de evasão escolar.
Quais as vantagens da presença dos pais na escola?
Na infância, a participação dos pais na escola faz com que a criança se sinta valorizada, desenvolve sua autoestima. Ela se sente amada, apoiada, importante e interessante. A proximidade dos pais também facilita a socialização.
Dessa forma, os pais devem conversar com a criança sempre que possível para saber como foi a escola. Caso haja algum problema, ele não chegará ao conhecimento dos pais em um estado avançado. Assim, escola e família podem encontrar juntos as soluções para os conflitos.
Na adolescência, a participação dos pais gera um sentimento de valorização da escola. Isso faz com que o jovem se sinta engajado, segundo o diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins Faria, para a Agência Brasil.
De que maneira os pais podem participar?
A escola não é a única responsável pela educação dos alunos, tem que existir uma parceria com a família. É importante comparecer às reuniões e eventos organizados pela escola.
Os pais também podem ter uma participação sem necessariamente ir até a escola. Podem ajudar nos deveres de casa, incentivar os estudos, sugerir programas culturais, como museus, teatro, cinema e lugares históricos.
Outra sugestão é que os pais estabeleçam uma rotina de estudos para os filhos. Horários e metas em um bom espaço em casa para que o estudante faça isso de forma confortável. Além de uma rotina geral para as demais atividades.
Abertura para diálogo é sempre bem-vinda. A criança ou adolescente precisa saber que pode contar com os pais, sem julgamento e repressão. Logo, vai sempre se sentir mais a vontade para compartilhar seus problemas, sejam eles relacionados à escola ou à vida.
É muito mais fácil enxergar os problemas do aluno quando não existe uma parte que responsabiliza a outra. Pais ausentes ou super protetores podem acabar se eximindo da responsabilidade. Desta forma, conforme estudo Prováveis Causas em que a Família Influencia da Indisciplina Escolar tendem a culpar a metodologia de ensino ou até mesmo o próprio filho .
O Portal do MEC possui uma lista prática de como os pais podem participar na escola. Confira aqui.
E a escola como pode incentivar essa participação?
Também é válido que a escola sugira essa abertura e participação dos pais através de eventos e sugestões de atividades. Pais e escola devem formar uma equipe.
Já existe hoje, com o apoio da tecnologia, meios que facilitam essa comunicação. Muitas escolas estimulam grupos nas redes sociais ou usam aplicativos de comunicação entre eles.
Pais devem considerar os professores como aliados e professores devem ver os pais como potencializadores do aprendizado. Assim podem estabelecer um canal mais saudável de comunicação entre eles.
Sempre bom lembrar aos pais, que os professores passam muitas horas junto com seus filhos e muitas vezes podem ter uma percepção maior ou antecipada de alguma questão com o aluno. Desta forma eles podem sinalizar aos pais quando observam que há algo acontecendo.
E como os pais podem participar da vida escolar dos filhos sem serem invasivos?
Por mais que seja importante que a criança se sinta valorizada pela participação dos pais na escola, estes devem ter cautela com essa participação. Desta forma os filhos não se sentirão pressionados desnecessariamente ou a escola não se sentirá invadida. Mas como chegar nesse equilíbrio?
É bom que os pais estejam disponíveis para quando o filho sinta a necessidade de ajuda nas tarefas escolares. O que não quer dizer resolver os problemas para eles.
Quando os filhos são pequenos, sentem mais necessidade de ajuda durante os deveres. À medida que vão crescendo vão adquirindo autonomia (importante e necessária). Assim, acabam querendo resolver as coisas de forma mais independente.
É fundamental que eles saibam que os pais estão dispostos e disponíveis para quando for necessário. Saibam que podem contar com eles para ajudar nessas tarefas.
Uma boa participação é convivendo com os amigos. Estimular a criança a convidar os amigos para frequentar sua casa, por exemplo. Esta é uma boa maneira de conhecer esses amigos e poder de perto identificar o tipo de interesse que eles têm em comum. Assim como de que maneira seu filho se relaciona com eles. Estimule conversas, jogos e participe de forma não invasiva para que seu filho não sinta que você está ocupando seu espaço e sim, participando.
De qualquer maneira, é importante os pais entenderem que a partir de uma certa idade, normalmente lá pelos 10 anos, os filhos vão querer ter mais privacidade e independência. E esses momentos são importantes para a formação de sua personalidade.
Para que isso aconteça de forma saudável, os pais precisam adquirir confiança nos filhos, o que deve ser praticado desde o começo da vida escolar. Para que saibam que, quando a criança ou adolescente for tomar uma decisão mais importante, saberá tomá-la de maneira consciente ou, pelo menos, pedirão a ajuda dos pais pois sabem que podem contar com eles.
Ações governamentais para aproximar a família da Escola Pública
Existem muitas ações promovidas por governos de Estados e municípios que têm contribuído para a participação mais ativa dos pais na escola pública.
Ações culturais em escola do Espírito Santo
O Centro de Educação Infantil Nilda Vanette, no município de Serra, região metropolitana de Vitória, tem como meta trazer a família para dentro da escola.
Assim, proporciona uma série de eventos culturais, oficinas, seminários, apresentações culturais, passeatas e reuniões pedagógicas, tudo sempre com a participação dos cuidadores.
Cada ano que passa, a escola sente a necessidade de aumentar essa participação, fazendo agendamento das famílias para os eventos. Esse agendamento é devido a grande quantidade de pais que querem prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e professores.
Projeto em escola gaúcha auxilia o desenvolvimento da fala
Na Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, no município gaúcho de Novo Hamburgo, a aproximação é além dos pais e professores, envolve toda a escola através de atividades diárias.
Segundo a ex-diretora, Neida Hoch Wilmsen, para que a escola possa cumprir seu papel, todos devem estar comprometidos na construção do projeto.
Em 2010, a escola desenvolveu um projeto junto com os pais e um grupo de crianças de 2 anos onde estes deveriam juntar garrafas plásticas e outros materiais para criar brinquedos que exercitassem a musculatura facial e auxílio no processo de socialização das crianças através da fala.
A professora responsável, Elisângela Martins Rodrigues, sinalizou que sempre observou melhores resultados quando há essa parceria entre pais ou responsáveis pelos alunos e a escola, principalmente nas turmas de educação infantil.
Prêmio para professora que criou projeto junto com os pais
O Centro de Educação Infantil Zé Carioca, no município catarinense de Joinville aposta em projetos pedagógicos que envolvam as crianças e as famílias.
Um dos projetos é a integração com a natureza, a partir da criação de hortas e uma mini trilha.
A participação dos pais também é incentivada através das redes sociais, com publicação de fotos das atividades das crianças. Essas iniciativas tornam a participação mais prazerosa e criativa.
Em 2008, a professora Eliana Maria Gastaldi ganhou um lugar entre os vencedores do Prêmio Professores do Brasil com um projeto de cineastas mirins. As crianças, juntamente com a família e a comunidade escolar, participaram de todas as etapas do projeto, como a escolha da trilha sonora, figurinos e cenário. Todos interagiram na produção.
A evasão escolar e a participação dos pais na escola
As consequências da evasão escolar estão ligadas à qualidade de vida, à saúde, na quantidade de filhos e até na probabilidade desses filhos concluírem os estudos, segundo estudo conduzido por Ricardo Paes de Barros.
Além de tudo, impacta diretamente na renda. A renda per capita daqueles que concluíram o ensino médio chega a ser maior que o dobro daqueles que não concluíram.
Para tentar solucionar este problema, muitas escolas criam iniciativas que propõem mais participação dos alunos dentro da escola, como ações comunitárias, pintura da escola e construção de hortas. Outras apostam na ajuda mútua entre os alunos.
Em relação à participação dos pais na escola, a comunicação da escola com a família tem que estar sempre ativa. Os pais têm que saber o que está acontecendo com os filhos, se existe alguma dificuldade comportamental ou de aprendizado, para que estas sejam solucionadas antes que o aluno desista de estudar.
Criação de site que auxilia a volta dos alunos às escolas
A Unicef em parceria com outras instituições lançou a Busca Ativa Escolar. É uma plataforma gratuita que por site, app ou SMS, envia um alerta sobre uma criança ou adolescente que está fora da escola. Esse aviso dá início a uma série de medidas que vão desde a conversa com a família para tentar entender o porquê da saída do aluno, até o encaminhamento do caso para áreas responsáveis por recolocar a criança ou adolescente de volta na escola. Depois acompanham a vida educacional desse aluno.
Enfim, muitas são as medidas que se tem tomado para tentar diminuir esses números e com certeza o acompanhamento da família desde o início da vida escolar dos filhos pode trazer muitos resultados efetivos tanto na educação da criança como nas suas perspectivas de futuro.
Saiba mais sobre esse e outros assuntos acompanhando nosso blog!