Você gosta de aeronaves, mas nunca teve coragem suficiente para pilotar uma. Ou ainda, o preço do curso e das horas de voo treino não estão ao alcance. Saiba que mesmo assim, ainda é possível trabalhar nessa área a partir de um curso de Manutenção de Aeronaves. Se você gosta de mecânica, essa pode ser uma opção de carreira interessante. O mercado de trabalho está bastante aquecido, por conta do crescimento da aviação.
Em suma, essa carreira pode ser muito interessante se você gosta de mecânica e aviação ou da área das ciências aeronáuticas. Pois esse profissional presta um serviço muito importante dentro do campo da aviação. Que é a manutenção e instalação de equipamentos aeronáuticos em aeronaves de todos os tipos.
Veja a seguir como é o curso de Manutenção de Aeronaves e fique por dentro de como é a carreira de um mecânico aeronáutico.
Leia mais: Controlador de Tráfego aéreo: como se tornar um
Como é o curso de Manutenção em Aeronaves
Para ingressar nesse curso, primeiramente é preciso ter concluído o ensino médio e ter no mínimo 18 anos. Obedecendo esses pré-requisitos, agora você deve procurar um curso que seja homologado pela agência responsável pelo setor aeronáutico, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para isso, basta consultar o portal online da agência para saber quais são as instituições credenciadas.
Esse processo é bem fácil, pois eles disponibilizam todas as informações necessárias para isso no site. É importante ressaltar que é através da ANAC que se obtém qualquer certificado para se trabalhar na aviação civil. Portanto, pilotos de helicóptero, avião, comissários de bordo, controladores de tráfego aéreo, necessitam prestar exames teóricos para esse órgão.
O curso de Manutenção de Aeronaves é oferecido no nível tecnológico, com a duração média de 2 anos do início até a conclusão. De acordo com a ANAC, para se tornar um técnico em manutenção de aeronaves é preciso concluir o curso e escolher uma das áreas de atuações previstas.
São elas: Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos.
Áreas de atuação previstas
Veja a seguir o que trata cada uma dessas áreas com mais detalhes:
- Célula (CEL): Essa é a unidade que trabalha com os sistemas de pressurização, hidráulicos, de condicionamento e pneumáticos. Consiste basicamente na especialização daquilo que se refere a estrutura e carenagem das aeronaves. Desse modo, o profissional capacitado nessa formação trabalha em toda a fuselagem e estruturas dos aviões em geral. Vale lembrar que ao se interessar por essa modalidade, o aluno também estará apto a prestar manutenção em helicópteros.
- Grupo Motopropulsor (GMP): Quem se interessar por essa modalidade, poderá trabalhar com qualquer tipo de motor de aviação. Essa área também consiste no reparo, manutenção e instalação de hélices e rotores, ou seja, com todos os sistemas motopropulsores. Portanto, essa especialidade consiste na área de motores e sistemas de acessórios.
- Aviônicos (AVI): Essa modalidade permite que se trabalhe com todo o sistema elétrico e eletrônico das aeronaves. Ela abarca desde o sistemas de navegação até os de comunicação e de radares. Se você tem interesse pelos equipamentos eletrônicos de bordo, essa é a sua praia.
As disciplinas do curso
Confira a seguir quais disciplinas são ensinadas no curso de Manutenção de Aeronaves e fique por dentro da grade curricular:
Disciplinas teóricas:
- Matemática;
- Física;
- Desenho de Aeronaves;
- Aerodinâmica;
- Peso e Balanceamento;
- Combustíveis, Sistemas de Combustíveis;
- Tubulações e conexões;
- Materiais de Aviação;
- Eletricidade Básica;
- Inspeção e Manuseio no Solo;
- Interação Homem e Aeronave em voo;
- Equipamento de Apoio;
- Ferramentas Manuais.
Especialidade Grupo Moto-propulsor:
- Teoria e Construção de Motores;
- Sistema de Admissão e Escapamento;
- Sistema de Alimentação e Medição;
- Sistemas de Ignição e de Partida;
- Sistema de Hélices e de Proteção Contra Fogo;
- Remoção e Instalação do Motor;
- Manutenção do Motor.
Especialidade Célula:
- Estruturas de Aviões e Helicópteros;
- Pintura e Acabamento, Montagem, alinhamento;
- Sistemas Hidráulicos, Trem de Pouso, Pressurização;
- Sistema de Proteção Contra chuva, Gelo e Fogo;
- Instalação e Desinstalação de Equipamentos;
- Entelagem, Soldagem, Ar Condicionado;
- Navegação, Instrumentos, Sistemas Elétricos.
Especialidade Aviônicos:
- Materiais Elétricos;
- Sistema Elétrico de Partida e de Ignição;
- Sistema de Proteção Contra Fogo;
- Instrumentos de Aeronaves;
- Sistemas de Rádio-comunicação;
- Navegação Eletrônica (Semi-condutores);
- Eletrônica (Tecnologia Digital).
É importante ressaltar que para cursar cada uma das especialidades, é preciso ter concluído o módulo básico do curso. Após isso é que você irá se especializar em uma área específica da manutenção de aeronaves.
Como trabalhar como mecânico de aeronaves
Após concluir o curso e obter o certificado de conclusão, ainda resta uma pequeno passa a ser dado antes de ingressar no mercado de trabalho dessa profissão. Esse passo consiste em realizar um exame para a Anac para constatar que possui todo conhecimento técnico necessário.
Para se inscrever no exame teórico da Anac, basta acessar o site do órgão e efetuar o cadastro. Para isso, é necessário se cadastrar no Sintac (Sistema Integrado de Aviação Civil). O qual é fundamental para a solicitação de certificados e habilitações referentes a aviação civil.
Após realizar esse processo, é preciso solicitar o exame teórico. Será marcado em uma data próxima, em um local de destino próximo a residência do futuro mecânico.
Após a aprovação no exame, você terá uma concessão de licença de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA). Além das especializações que você está capacitado, como: GMP, CEL ou AVI. Feito esse processo, a licença constará no CHT digital (Certuficado de Habilitação Técnica). É um documento emitido pela Anac que contém todas as informações do percurso profissional de quem trabalha com aviação.
Quando você tiver em mãos o MMA, basta procurar serviço em alguma empresa que seja homologada pela ANAC e que precisa de um mecânico de aeronaves.
Como é o mercado de trabalho
O mercado de trabalho para quem é mecânico de aeronaves pode ser bastante promissor. Pois o mercado da aviação sempre está em alta e remunera bem os profissionais. Com a formação e a certificação em dia, não é difícil de conseguir um emprego nessa área.
As possibilidades são bastante amplas, é possível trabalhar em setores públicos. Para isso é preciso realizar concurso, aeródromos, aeroportos, empresas privadas de táxi aéreo, entre outras.
Portanto, essa pode ser uma carreira bastante interessante para a área da mecânica de da aeronáutica. Caso você tenha interesse em se aprofundar nos estudos, isso pode ser possível através de uma curso de graduação em Engenharia Aeronáutica.
Essa pode ser uma maneira de buscar especialização e consequentemente obter uma melhor remuneração.
Quanto é o salário de um mecânico de aeronaves
Além da importância da profissão, o salário inicial de quem é formado no curso de Manutenção de Aeronaves também pode ser bastante atrativo. De acordo com o site da Catho, a média salarial que esse profissional ganha é de R$ 3.055.
Portanto, esse pode ser um bom salário para quem está ingressando agora no mercado de trabalho. Vale lembrar também que essa formação permite especializações, o que pode dar um incremento nos ganhos mensais.
Conclusão
Agora que você sabe mais como é o curso de Manutenção de Aeronaves e também pode conferir como é o mercado de trabalho e a média salarial. Certamente, essa pode ser uma carreira bastante atrativa se você tem o sonho de trabalhar no ramo da aviação civil.
O que pode fazer de você um profissional realizado plenamente com o ofício que exerce. Lembrando também que essa é uma profissão que exige bastante responsabilidade e precisão técnica. Pois é preciso entender muito sobre a profissão para não cometer erros.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.