Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Técnico em química: conheça o curso, como ingressar e o mercado

Técnico em Química

O curso técnico em química atrai muitas pessoas que buscam uma capacitação rápida, com uma boa inserção no mercado de trabalho. Além disso, pode ser cursada enquanto o estudante ainda está no ensino médio. O curso de técnico em química permite você trabalhar em diversos setores da indústria. Isso porque possui um campo de atuação muito vasto.

Diferente da graduação em Química, o curso técnico é para quem pensa em emprego no curso prazo. É importante você saber também que além do curso técnico há o curso tecnólogo em química, e também as graduações em Química e Engenharia Química. Nestes casos, se você tiver interesse, basta acessar a plataforma do Vai de Bolsa para encontrar os cursos com bolsas imperdíveis.

Então continue a leitura para saber tudo sobre o curso técnico em Química, inclusive, a possibilidade de curso técnico em química gratuito, além de oportunidades de outras formações nessa área.

Leia mais: Faculdade ou curso técnico: o que é melhor?

O que faz o técnico em química?

A formação técnica em química habilita profissionais para trabalhar com processos químicos laboratoriais e industriais. Sempre respeitando as normais ambientais, de qualidade e segurança.

Além disso, deve assumir os princípios éticos da profissão. Como o campo de atuação é vasto, o profissional pode trabalhar com tintura de malharias, roupas e utensílios, na área de alimentação. Também existem oportunidades na área forense, e no controle ambiental.

O técnico em química pode planejar, operar, controlar e coordenar processos em industrias. Além disso, pode fazer análises laboratoriais, controles de qualidade e trabalhar como vendedor, representando produtos e serviços de assistência técnica no uso de ferramentas e produtos químicos.

Vale ressaltar que, para atuar como técnico em química, é necessário realizar o registro profissional junto ao Conselho Regional de Química (CRQ), sob sua jurisdição. Caso exerça a profissão de maneira irregular, o profissional pode ter a licença cassada.

O curso

O curso Técnico em Química pode ser realizado por estudantes que já concluíram o ensino fundamental, e estão cursando o ensino médio. E quanto tempo dura o curso de técnico em química? Possui uma duração média de 2 anos, com uma carga horária de 1.200 horas. Ou seja, um curso técnico em química integrado ao ensino médio.

Algumas instituições podem ter a duração de 1 ano, dependendo da grade curricular. Durante o curso o estudante vai encontrar aulas teóricas e também aulas práticas.

Saiba mais: Como é o curso de química, perfil e mercado de trabalho?

O que se aprende no curso de química?

A grade curricular técnico em química Etec, ou em outra instituição como o Senai, é composta por matérias que auxiliam o profissional no dia a dia do mercado de trabalho, deixando-o preparado para atuar em diferentes segmentos. Dentre elas, algumas teorias são teóricas das Ciências da Natureza, com foco em Química. Confira abaixo algumas matérias comuns:

  • Introdução à Microbiologia e a Prática de Introdução à Microbiologia;
  • Redação técnica;
  • Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Introdução a Matemática;
  • Química Geral e a Prática laboratorial de experimentos Químicos;
  • Química Inorgânica a as Práticas de Química Inorgânica;
  • Química Orgânica e as Práticas de Química Orgânica;
  • Relacionamento Interpessoal e Comunicação empresarial;
  • Métodos de Pesquisa;
  • Física Teórica e a Prática de física;
  • Inglês Instrumental;
  • Processos Químicos Inorgânicos;
  • Cinética Química;
  • Processos biológicos e a Práticas de Processos biológicos;
  • Informática Aplicada à Industria Química;
  • Química Ambiental;
  • Bioquímica;
  • Corrosão;
  • Físico-química;
  • Química Básica;
  • Linguagem e Comunicação;
  • Fundamentos Físicos, Químicos e Biológicos;
  • Fundamentos das Técnicas Laboratoriais;
  • Fundamentos a Processos Químicos;
  • Química Aplicada a Processos Químicos;
  • Análises Químicas;
  • Análises Químicas II;
  • Operação de Processos Químicos I;
  • Operação de Processos Químicos II;
  • Controle de Processos Químicos;
  • Operação de Processos Químicos II;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Pessoas;
  • Desenvolvimento de Projetos.

Curso técnico em química: mercado de trabalho

Segundo a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a indústria química nacional tem se desenvolvido muito nos últimos tempos, chegando ao número de 167 bilhões de dólares de investimento até o ano de 2020. Isso representa mais de 2 milhões de empregos novos no mercado de trabalho.

Com o grande crescimento das indústrias no Brasil, também se fez necessário um aumento do número de profissionais da área de química. É muito comum encontrar técnicos em química trabalhando com equipes multidisciplinares, formadas por profissionais como arquitetos, economistas e engenheiros.

É muito comum encontrar os profissionais formado no curso Técnico de Química atuando em empresas de energia elétrica, industrias eletromecânicas, de materiais elétricos, de metalurgia, montadoras de instalações industriais, extração e beneficiamento de rochas, em indústrias do setor alimentício, na cadeia produtiva de petróleo e gás, no setor de agronegócios e serviços autônomos.

Técnico em Química
Técnico em Química

Tecnólogo em Química: curso de nível superior

Além do curso Técnico em Química, existe também o Tecnólogo em Química, que é um curso superior, na modalidade técnica. Existem diversos cursos tecnólogos na área de química. O curso tecnólogo em química tem o mesmo nível de um bacharelado ou licenciatura, no entanto, com tempo de duração menor. Conheça alguns dos cursos tecnólogos em química disponíveis no mercado:

Processos Químicos

O técnico em química pode atuar em processos químicos na indústria petroquímica, eletroquímica, farmacêutica e de produção. O profissional pode trabalhar no controle de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais.

Nesta área, o técnico também pode trabalhar realizando análises laboratoriais, emitindo pareceres.

Processos Ambientais

Com o objetivo de prevenir e amenizar impactos, o profissional pode atuar planejando e gerenciando intervenções nos processos ambientais. É este profissional que vai coletar e analisar amostras, além de coordenador atividade em campo e em laboratório.

Também é este profissional que realiza o controle da logística e suprimentos, realizando o gerenciamento de resíduos, trabalhando em pesquisas de soluções tecnológicas, e emitindo pareceres.

Alimentos

O profissional de química que trabalha com alimentos, pode trabalhar gerenciando processos de beneficiamento, industrialização e na conservação de alimentos. É possível trabalhar em indústrias alimentícias, moinhos, fábricas de conservas e instituições de pesquisa.

Além disso, o profissional pode trabalhar no acompanhamento de processos, desenvolvendo novos produtos, realizando a manutenção manutenção de equipamentos, garantindo a qualidade e a preservação ambiental.

Biocombustíveis

O profissional formado no curso técnico de Biocombustíveis pode atuar na cadeia de produção, na comercialização e também no uso de biocombustíveis gasosos, líquidos e sólidos. Este é o profissional que vai planejar e gerenciar matérias-primas de vários produtos e processos da cadeia produtiva.

Na área de bioquímica, este é o profissional que vai trabalhar com a promoção da sustentabilidade.

Polímeros

Polímeros são compostos químicos, que são utilizados na composição de diversos produtos. O profissional que atua com essa área avalia o desempenho de equipamentos e processos e aplica formulação química de polímeros, tintas e vernizes, além de desenvolver análises laboratoriais.

É também este profissional que atua no monitoramento da qualidade, e processos de reciclagem.

Muito além do curso técnico: incremente a carreira com um curso superior em química

O curso técnico em química iniciado ainda no ensino médio vai abrir as portas para o mercado de trabalho e trazer as primeiras oportunidades de emprego. No entanto, por ser uma formação de nível médio, a carreira fica limitada a salários mais baixos. Por esse motivo é importante seguir a capacitação com um curso de nível superior na área, como os tecnólogos que mencionamos acima ou ainda uma graduação em Química ou Engenharia Química.

Na plataforma do Vai de Bolsa, você pode procurar por esses cursos na sua cidade, oferecidos por instituições renomadas, e com mensalidades bem acessíveis. Para você ter uma ideia, a bolsa de estudo pode chegar a 70%. Com uma graduação em Engenharia Química, por exemplo, você tem acesso a vagas melhor remuneradas e também oportunidades em concursos públicos. Isso porque é um curso com conhecimentos mais amplos, com parte teórica e prática mais aprofundadas.

Podemos perceber essa diferença nas carreiras pelo salário. Um técnico em química tem uma faixa salarial de R$ 2.500, em média. No entanto, um engenheiro químico pode ganhar acima de R$ 8 mil, mais que o dobro da formação técnica. Além disso, um curso superior na área habilita o profissional a cargos de coordenação, diretoria e gestão, com salários maiores. Para fazer uma pós-graduação, você também precisa necessariamente de uma graduação.

Leia também: Saiba como é o curso de Engenharia Química

Gostou do curso técnico em química?

E aí, gostou do curso técnico em Química? Conte para nós o que achou nos comentários. Para finalizar, vale destacar as vantagens de se fazer um curso técnico, em relação aos tecnólogos e à graduação tradicional. O curso técnico permite uma inserção mais rápida o mercado de trabalho. Por outro lado, se você procura por uma carreira melhor remunerada com o tempo, vale a pena investir em um curso de nível superior na área.

Assim, seu currículo será bastante reconhecido no mercado de trabalho. E lembre-se de contar com a ajuda da plataforma do Vai de Bolsa para encontrar os cursos na sua cidade com bolsas e descontos muito atrativos.

E não esqueça de continuar acompanhando o blog Vai de Bolsa para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre Vestibular.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.