A Biologia
Em 1964 o curso de Ciências Biológicas foi criado com a proposta de formar profissionais para o ensino, pesquisas e atividades no ramo da Biologia. Posteriormente, nos anos 70 o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A Biologia é a área da ciência que estuda a origem das diferentes formas de vida de todos os organismos vivos como por exemplo, plantas, corpo humano, fungos, bactérias e animais. Ela também contempla o estudo da evolução da relação entre os seres vivos, os organismos e o meio ambiente.
Para exercer a profissão de biólogo é preciso diploma de nível superior no curso de Ciências Biológicas. O Conselho Regional de Biologia (CFBio) afirma que a atuação de um biólogo em qualquer atividade profissional da modalidade necessita da Cédula de Identidade Profissional de Biólogo(a). No mercado este profissional vai encontrar opções de trabalho em empresas públicas, privadas e até no terceiro setor.
Muitas oportunidades são relacionadas ao meio ambiente, ou seja, estudos sobre o impacto que animais e vegetais exercem na biodiversidade. Recuperação de áreas e descarte de resíduos na indústria, também são atividades desempenhadas por este profissional. Os biólogos podem usar tecnologia computacional para pesquisas genéticas ou biologia molecular.
Além disso, o biólogo pode atuar no controle de transmissão de doenças entre animais e lidar com epidemias ou doenças emergentes na saúde pública. Aqueles que são amantes do mar, podem estudar as espécies marinhas através de coleta de amostras e observação, por exemplo.
A biotecnologia une equipes de biólogos e engenheiros para desenvolvimento de equipamentos como por exemplo, centrífugas e disruptores de células. O mercado para quem se forma nesse curso é bastante amplo e com certeza você vai encontrar seu espaço.
Como é o curso de Biologia
O curso de biologia tem duas opções para formação:
Bacharelado: que é a formação para biólogos que pretendem atuar em pesquisas científicas, zoológicos, reservas e até na indústria de alimentos.
Licenciatura: formação para dar aulas no ensino médio e fundamental.
O curso Também é conhecido como Ciências Biológicas e normalmente tem duração entre 4 e 5 anos. Antes de escolher uma universidade para cursar Biologia, procure saber se ela é credenciada e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), consultando a página do e-mec.
Quem prefere optar por universidades particulares, pode buscar bolsas de estudo para facilitar a vida financeira dos estudantes, pois muitas universidades, como a Estácio, oferecem este tipo de benefício.
No modelo bacharelado, aulas práticas e saídas a campo são um padrão para estudo. Quando se opta pela licenciatura, matérias de didática e pedagogia precisam ser contempladas.
As principais matérias abordadas durante o curso de Biologia são: botânica (estuda a vida das plantas e algas); zoologia (estuda os animais); anatomia humana (estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano); microbiologia (estuda os microorganismos); genética (estuda os genes); e biodiversidade (estuda a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens)
A grade curricular do curso vai variar de universidade para universidade. Além das matérias já citadas acima, separamos também alguns exemplos de disciplinas que podem estar presentes ao longo do curso:
- Bioclimatologia;
- Bioestatística;
- Biofísica;
- Biogeografia;
- Biologia Celular;
- Biologia Molecular;
- Bioquímica;
- Biotecnologia;
- Ecologia;
- Educação Ambiental;
- Evolução;
- Fisiologia Humana e Vegetal;
- Hidrologia;
- Histologia e Embriologia;
- Morfologia Vegetal;
- Parasitologia;
- Patologia;
- Saúde Pública;
- Zoologia.
Como é a especialização do curso de Biologia?
De acordo com o Conselho Federal de Biologia, o profissional da área de biologia pode se especializar em vários temas dentro de uma destas três áreas:
- Meio ambiente e biodiversidade;
- Saúde;
- Ou então em biotecnologia e produção.
Sendo assim, em cada área você pode escolher uma subespecialidade a medida que se identificar com um dos temas ao longo do curso.
Alguns especialistas trazem as seguintes áreas como sendo promissoras para quem escolhe a Biologia como formação:
- Bioquímica: aprofundamento em processos químicos dos organismos vivos e transformações moleculares;
- Botânica: o botânico estuda cientificamente as plantas e algas;
- Biologia molecular: ciência relacionada a genes e molécula, a especialização aprofunda conhecimentos em DNA e RNA;
- Biorremediação: utiliza organismos vivos, como microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas para reduzir contaminações no ambiente.
Como é o mercado na área da Biologia
Na área acadêmica há grande demanda, que varia de acordo com a situação econômica do país. O mercado de trabalho para o biólogo, dependerá da formação escolhida. Quem opta pela carreira em licenciatura, poderá ministrar aulas de Biologia em instituições de ensino, como por exemplo escolas de ensino fundamental ou médio.
Contudo, quem se forma em Biologia como bacharel pode construir uma carreira promissora em áreas preocupadas com o impacto ambiental, como por exemplo indústrias farmacêuticas, de alimentos e petroquímicas. Algumas áreas, já mencionadas antes, também recebem bem estes profissionais como biologia molecular, genética e gestão de resíduos. Confira mais espaços para atuação do biólogo no mercado:
- Centros de pesquisa;
- Consultorias;
- Educação Básica;
- Indústrias;
- Institutos biológicos;
- Jardins botânicos;
- Laboratórios;
- Reservas florestais;
- Zoológicos;
- Órgãos públicos;
- Docência e pesquisa em universidades;
- Terceiro setor;
- Turismo ecológico.
Como é o perfil de um biólogo
Se você tem uma boa relação com a natureza tem tudo para seguir carreira na área das Ciências Biológicas. Admirar e respeitar o meio ambiente é um ponto que pode tornar a trajetória no curso muito mais interessante. Gostar de animais ou insetos e bichos nada convencionais como borboletas, aranhas, entre outros, também são características possíveis que um futuro biólogo possui.
Normalmente, o profissional da área de biologia é muito questionador e inconformado, ou seja, curioso para saber como e porque as relações acontecem. A tendência nesse caso é seguir na área de pesquisa. Para este perfil a motivação é trabalhar sobre descobertas que podem fazer a diferença na sociedade.
O biólogo se preocupa com situações que quase ninguém se importa. Ao mesmo tempo que pensa em gerar impacto através do seu trabalho, também existem os que querem transmitir conhecimento. Desejo por repassar valores e aprendizados sobre educação ambiental também são exemplos de um perfil bastante comum entre a profissão.
Sendo assim, um bom biólogo pensa em fazer a diferença no planeta, como buscar soluções para grandes problemas ambientais. Iniciativas e atitudes para proteger recursos naturais e buscar por cura de doenças também são atuações desta área da ciência.
Remuneração de um Biólogo
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) recomendou o mesmo piso adotado em outras categorias como a engenharia e depende da jornada de trabalho, sendo assim:
- Para jornada de 40 horas semanais: 8,5 salários mínimos;
- Para jornada de 30 horas semanais: 6 salários mínimos.
Para atuação na área pública uma boa opção é no Ministério da Saúde que dispõe de vagas para biólogos. As atividades são de pesquisa para imunogenética, anatomia patológica e biobancos, biologia molecular, citotecnologia, e análises clínicas, entre outros.
Agora que você já sabe como é o curso de biologia, ainda ficou em dúvida se esse é o seu curso? Continue navegando no blog Vai de Bolsa e conheça outros cursos e carreiras.