Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Faculdade de História: saiba tudo sobre essa graduação

Conheça as oportunidades profissionais e acadêmicas oferecidas pela faculdade de História, incluindo bolsas de estudo e perspectivas salariais.

Você já pensou em dedicar alguns anos ao estudo de um assunto que verdadeiramente lhe encanta, e ainda ter a chance de seguir uma carreira nessa área? Se você aprecia explorar o passado, a faculdade de História pode ser a escolha perfeita. 

A disciplina tem um papel significativo na sociedade e atrai aqueles que desejam desvendar os eventos que marcaram a humanidade. Embora a principal função do historiador seja a pesquisa, suas habilidades podem ser aplicadas em diversos campos além da academia.

Continue lendo para conhecer tudo sobre a graduação! 

Sumário

Como é a faculdade de História?

A graduação em História proporciona uma imersão profunda no estudo de diversos aspectos do passado, desde ideias e cotidiano até questões sociais e econômicas. 

A formação possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades para realizar pesquisas documentais e analisar eventos históricos com um olhar crítico. Os cursos de licenciatura preparam os graduandos para lecionar em escolas, incluindo disciplinas pedagógicas em seu currículo.

A área de atuação dos profissionais de História não se restringe apenas ao ensino, e pode abranger outras oportunidades com enfoque na pesquisa.

Quem deseja ingressar no curso de História tem duas possibilidades de formação: Bacharelado e Licenciatura. Conheça a diferença entre elas!

Bacharelado

O Bacharelado em História oferece uma formação mais abrangente e generalista, preparando os graduados para uma variedade de oportunidades profissionais. 

Além da possibilidade de atuar como professor em instituições de ensino superior, os bacharéis podem encontrar oportunidades de emprego em diversos campos, como museus, mídia jornalística, arquivos históricos, editoras, instituições governamentais, empresas privadas e organizações não governamentais. 

Essa formação permite que os profissionais contribuam para a preservação, interpretação e divulgação do conhecimento histórico em diferentes contextos e plataformas, enriquecendo tanto o ambiente acadêmico quanto o cultural e social.

Imagem de uma jovem estudante negra com tranças, lendo um livro na biblioteca, ideal para ilustrar artigos sobre a faculdade de história. Ela está concentrada, em pé entre prateleiras de livros.
Imagem de uma jovem estudante negra com tranças, lendo um livro na biblioteca, ideal para ilustrar artigos sobre a faculdade de história. Ela está concentrada, em pé entre prateleiras de livros.

Licenciatura

Por outro lado, a Licenciatura em História representa uma opção de formação mais tradicional e amplamente reconhecida. Isso se deve ao fato de que ela é a escolha preferida daqueles que aspiram a uma carreira no ensino fundamental e médio. 

A grade curricular é estruturada para abordar uma variedade de disciplinas que exploram os aspectos educacionais envolvidos na dinâmica entre aluno e professor, tanto dentro quanto fora da sala de aula. 

Além disso, a Licenciatura em História proporciona o desenvolvimento das habilidades essenciais para a transmissão de conhecimentos, expressão de ideias e comunicação eficaz com diferentes faixas etárias.

Confira agora: + de 25 faculdades com condições exclusivas para iniciar sua graduação

O que se estuda na faculdade de História?

Ao longo dos cursos de História, a grade curricular pode variar, mas há disciplinas que são frequentemente abordadas em diferentes instituições de ensino.

Os estudantes estudam as transformações sociais, políticas, culturais e econômicas que moldaram as sociedades ao longo do tempo, analisando os impactos desses processos no mundo atual. 

Além disso, aprendem a interpretar e analisar fontes históricas, desenvolvendo habilidades críticas essenciais para compreender e contextualizar os eventos passados. 

A formação em História também proporciona uma compreensão mais ampla das dinâmicas globais e das interações entre diferentes culturas e civilizações

Ao longo do curso, os estudantes são incentivados a questionar, investigar e reinterpretar a narrativa histórica, contribuindo assim para o enriquecimento do conhecimento humano.

Grade curricular

Nas licenciaturas, por exemplo, é comum encontrar matérias como Didática e Políticas Educacionais, que têm como objetivo preparar os estudantes para atuarem como professores no futuro. 

Outra disciplina recorrente é Teorias da História, que proporciona uma base conceitual para a análise e compreensão das abordagens utilizadas no estudo histórico.

Por se inserir no campo das Ciências Humanas, a disciplina de Antropologia Cultural também pode aparecer na grade curricular. 

É comum ainda o estudo da História por meio de diferentes temas, como:

  • História Antiga;
  • História das Religiões;
  • História da Arte;
  • História Medieval;
  • História do Brasil;
  • Entre outros.
Use o resultado do Enem para moldar o seu futuro acadêmico! Conheça alternativas como Sisu, Prouni, FIES e o Vai de Bolsa para aproveitar a sua nota.
Use o resultado do Enem para moldar o seu futuro acadêmico! Conheça alternativas como Sisu, Prouni, FIES e o Vai de Bolsa para aproveitar a sua nota.

Além das disciplinas tradicionais, os cursos de História também podem abordar temas contemporâneos, como a História Contemporânea, que analisa os acontecimentos a partir do século XVIII e suas repercussões nos desafios atuais. 

Em disciplinas como História Política e Econômica, os alunos têm a oportunidade de explorar o passado a partir de perspectivas específicas, oferecendo uma compreensão mais aprofundada dos eventos históricos e de suas influências nas dinâmicas políticas e econômicas.

Duração do curso

Geralmente, os cursos de graduação em História têm uma duração média de quatro anos até a conclusão, quando realizados em tempo integral. 

No entanto, é importante ressaltar que existem diferentes modalidades, como ensino presencial, semipresencial ou à distância, o que pode influenciar na duração do curso.

Além disso, alguns programas de História podem oferecer oportunidades para aceleração de créditos através de programas de transferência de créditos, reconhecimento de experiência profissional ou participação em programas de estágio, permitindo que os estudantes concluam o curso em um período de tempo mais curto.

Qual a melhor faculdade de história do Brasil?

Quer saber qual é a melhor faculdade de História do Brasil? O curso mais bem colocado, segundo o Ministério da Educação, é a graduação presencial na Faculdade Sumaré (ISES), de São Paulo, que possui CPC (Contínuo) 4,6476 e CPC (Faixa) 5. 

Já na modalidade EaD, o curso oferecido pela Estácio aparece com conceito 4 do MEC. 

É importante destacar que existem outras opções excelentes para estudar e, ainda, com possibilidade de bolsa de estudos, como veremos a seguir.  

Confira: O Vai de Bolsa é confiável? Acesse e descubra!

Quanto é a faculdade de história?

O custo de um curso de História pode variar conforme a instituição escolhida, a modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou a distância), regime de estudo (integral, noturno e outros) e até mesmo da política de bolsas e descontos oferecidos pela própria instituição.

A boa notícia é que você também pode conseguir bolsas para estudar com descontos significativos por meio de programas educacionais, como o Vai de Bolsa, em diversas universidades, como a Unifacs, a Una, a Ampli e outras. 

Conheça nossas principais ofertas: 

Clique aqui e conheça todas as ofertas do Vai de Bolsa disponíveis para o curso de História!

Quem faz faculdade de História pode trabalhar em quê?

Os graduados em História possuem uma variedade de oportunidades profissionais em diferentes setores e campos de atuação. As mais comuns incluem: 

  • Educação: uma das opções mais comuns é a carreira no ensino, como professores de História em escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada, cursos pré-vestibulares e de reforço escolar.
  • Pesquisa: os historiadores podem trabalhar em instituições de pesquisa histórica, como universidades, centros de pesquisa, arquivos e museus, realizando estudos acadêmicos e contribuindo para a produção de conhecimento histórico.
  • Preservação do Patrimônio Cultural: os profissionais podem atuar em órgãos públicos e privados dedicados à preservação do patrimônio cultural, atuando na conservação de documentos, objetos históricos, patrimônios arquitetônicos e sítios arqueológicos.
  • Turismo Cultural: também é possível trabalhar na área do turismo cultural, como guias turísticos especializados em história local, roteiristas de turismo histórico ou consultores em projetos de turismo cultural.
  • Editoração e Jornalismo: profissionais formados em História podem trabalhar como editores, redatores e pesquisadores em editoras, revistas especializadas em história e jornais, contribuindo para a produção de conteúdo histórico para o público em geral.
  • Consultoria e Assessoria: historiadores podem atuar como consultores e assessores em empresas, organizações não governamentais (ONGs), órgãos governamentais e agências de pesquisa de mercado.

Essas são apenas algumas das possibilidades de carreira para quem faz faculdade de História. 

A ampla formação proporcionada pelo curso, com enfoque em análise crítica, pesquisa, escrita e comunicação, prepara os graduados para se adaptarem a uma variedade de contextos profissionais e contribuírem de maneira significativa para a sociedade.

Conheça as oportunidades profissionais e acadêmicas oferecidas pela faculdade de História, incluindo bolsas de estudo e perspectivas salariais.
Conheça as oportunidades profissionais e acadêmicas oferecidas pela faculdade de História, incluindo bolsas de estudo e perspectivas salariais.

Média salarial de um profissional de História

De acordo com o último levantamento do site Salario.com.br, o salário médio de um historiador no Brasil gira em torno dos R$ 2.530,61. É possível haver variação a depender do estado de atuação e da experiência do profissional.

Ainda conforme o site Salario.com.br, o salário de um professor de História varia bastante conforme o ensino (fundamental, médio ou superior) e o tipo de instituição (pública ou privada). 

A média salarial é de R$ 2.900,00 para o Ensino Médio e de R$ 4.500,00 para professores do Ensino Superior com dedicação exclusiva.

Agora que você já sabe mais sobre a faculdade de História, conseguiu definir se, afinal, é este o curso que pretende fazer? O número de oportunidades profissionais e acadêmicas é grande, por isso esperamos que as informações que compartilhamos tenham sido úteis e que possam inspirar e facilitar a sua decisão. 

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.