Melhores faculdades EAD: conheça as instituições mais renomadas

O ensino a distância ganha novos adeptos diariamente. Nesse sentido, antes de ingressar em uma universidade que oferece esse tipo de ensino é importante você saber quais são as melhores faculdades EAD do Brasil. Os cursos EAD hoje totalizam mais de 40 mil, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, o aumento nos cursos superiores nesse formato começou nos anos 2000 e hoje já se tornou muito popular no cotidiano do estudante. Inclusive aumentou ainda mais durante a pandemia de Covid-19. Mas para saber onde estudar a distância, continue a leitura por aqui que o blog Vai de Bolsa te dá todos os detalhes e destaca as 5 melhores universidades de ensino privado e público que ensinam você no conforto da sua casa.

Leia mais: Como funcionam os cursos a distância?

Saiba mais sobre o ensino a distância

O ensino a distância já caiu no gosto dos brasileiros, que certamente descobriram a possibilidade de conseguirem um diploma sem precisar sair de casa, ao estudar virtualmente.

Aliás, falando em diploma, é importante dizer que o curso EAD tem a mesma qualidade do ensino presencial e o diploma possui a mesma validade.

Nesse sentido, essa forma de estudar garante flexibilidade, uma vez que você pode começar a aprender uma nova profissão a qualquer hora, independente de onde esteja, por exemplo. Ou seja, o importante é que tenha acesso a internet e possa navegar nos conteúdos disponibilizados pela instituição de ensino que escolheu.

Sobretudo, está aqui uma grande questão. Como escolher a melhor instituição de ensino para cursos uma graduação a distância? Mas calma que a seguir vamos te ajudar nessa importante escolha!

Veja também: Saiba ais sobre Faculdade EAD

Quais são as melhores faculdades EAD reconhecidas pelo MEC?

Atualmente, você vai encontrar uma infinidade de instituições de ensino superior que oferecem formação no modelo EAD. Por exemplo, algumas delas oferecem simultaneamente até cursos semipresenciais, que é aquele formato de ensino em que o estudante vai apenas dois dias da semana para ter a experiência em sala de aula e o restante do tempo aprende online.

Sobretudo, para te ajudar a decidir onde pode estudar, o Vai de Bolsa elencou as cinco melhores faculdades EAD para você começar agora mesmo o ensino a distância.

O ranking que você confere foi feito por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), juntamente com o Ministério da Educação.

Agora, vale analisar a grande predominância das melhores faculdades particulares sendo em São Paulo:

  1. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  2. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
  3. Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  4. Universidade de Franca (UNIFRAN);
  5. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Leia mais: Vantagens do EAD: vale a pena estudar a distância?

Estácio também se destaca entre as melhores faculdades EAD

Além dessas opções, outra faculdade que merece atenção é a Estácio, que tem diversos cursos EAD para você e ainda oferece condições facilitadas de ingressos.

Reconhecida pelo MEC, a instituição de ensino conta com professores capacitados e um excelente material didático, disponibilizado em uma plataforma virtual atualizada e muito moderna.

A universidade conta ainda com diversos cursos com nota máxima no Enade, e com certeza é uma excelente aposta se estiver buscando uma faculdade para dar os primeiros passos em sua carreira. Assim, conheça as opções de bolsas de estudo disponíveis e faça já a sua matrícula.

Veja mais: Estácio EAD: entenda como funciona e descubra as vantagens

Faculdades públicas com ensino EAD

Além das faculdades privadas, nesse meio tempo também foi divulgado o estudo feito pelo Inep, que realizou um levantamento entre as universidades públicas que ofertam o ensino a distância. E entre as melhores faculdades EAD se destacam as seguintes, todas com nota máxima:

  1. UFLA – Universidade Federal de Lavras;
  2. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
  3. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina;
  4. UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;
  5. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Saiba mais: Conheça as 5 melhores faculdades de Direito do Brasil

Principais cursos que você pode fazer a distância

Certamente, você já sabe o que deseja cursar, certo? Ou ainda está pesquisando? Nesse sentido, saiba que existem uma infinidade de cursos disponíveis nesse formato, tanto na área de humanas, exatas, saúde, ciências humanas, engenharia, entre outras.

Por fim, confira abaixo uma relação de 20 cursos que selecionamos para você poder iniciar carreira, no formato EAD:

  1. Administração;
  2. Agronomia;
  3. Arquitetura e Urbanismo;
  4. Biomedicina;
  5. Ciências da Computação;
  6. Comércio Exterior;
  7. Design de Interiores;
  8. Engenharia Civil;
  9. Eventos;
  10. Gestão Pública;
  11. Jornalismo;
  12. Letras;
  13. Marketing;
  14. Nutrição;
  15. Publicidade e Propaganda ;
  16. Química;
  17. Relações Públicas;
  18. Segurança no Trabalho;
  19. Teatro;
  20. Turismo.

Saiba que essa é apenas uma pequena amostra, uma vez que existem centenas de cursos disponíveis nas mais diversas áreas possíveis de atuação no mercado de trabalho.

Melhores faculdades EAD: já decidiu em qual vai ingressar?

Depois que viu todas essas orientações, qual dessas vai começar a sua carreira? O Vai de Bolsa te deseja sorte nessa empreitada e também convida para que você continue navegando pelo nosso blog, onde vai ficar bem atualizado sobre o mundo da educação, além de conferir dicas para escolher a faculdade que deseja estudar.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?