O que é linguística e como se especializar nesta área

Essa definição é bastante complexa para ser feita em algumas linhas. No entanto, de forma geral e levando em consideração os principais pensadores, a linguística estuda a linguagem verbal, também se debruça sobre a gramática e a evolução dos idiomas. Como profissional da área, o linguista tem a missão de descobrir como a língua funciona. Para isso, precisa considerar as variações populares faladas em diversas comunidades.

Pelo dicionário, a linguística é uma ciência. Sendo assim, ela tem o objetivo de analisar a linguagem humana em seus aspectos fonético, morfológico, sintático, semântico, social e psicológico. Então, mais uma vez, chega-se a conclusão de que o linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução desse contexto. Ele considera os todos os idiomas e também a estrutura das palavras, expressões e as características intrínsecas em cada língua.

Áreas

Se você está interessado nessa área, saiba que o estudo da linguística é bem amplo. No entanto, ele está dividido, basicamente, nessas áreas:

  • Fonética, que é o estudo dos sons e da fala;
  • Fonologia, que avalia todos os fonemas;
  • Morfologia, que se destina a formação, classificação, estrutura e flexões das palavras que existem;
  • Sintaxe, que faz uma relação das palavras com outras orações já existentes;
  • Semântica, que se debruça na significação das palavras;
  • Estilística, que é o recurso para tornar a escrita mais elegante ou expressiva.
  • Lexicologia, que é o conjunto de palavras de um idioma;
  • Pragmática, que é a fala usada na comunicação cotidiana;
  • Filologia, que também pode ser considerada a língua estudada através de documentos e escritos antigos.

Saiba o que faz um profissional de linguística

Como nós comentamos até aqui, a principal função de um profissional desta área é investigar as línguas dos diversos povos e também fazer uma relação com as línguas existentes.

Além disso, você terá a capacidade de analisar as estruturas e também como é a sonoridade das palavras e das sentenças. Esse profissional ainda poderá apontar o significado dos termos e das expressões idiomáticas.

Por fim, terá capacidade para saber quais as diferenças de uso por grupos regionais ou sociais de uma mesma língua.

O curso

Existem algumas possibilidades na hora de escolher o seu curso de linguística. Veja a estrutura do curso:

Linguística I

Com este conteúdo você vai aprender a definir linguagem de forma ampla e de forma restrita, de forma a relacionar o conceito de linguagem à vida diária. Vai também compreender a ciência linguística e sua importância. Assim como conhecerá os conceitos saussurianos.

Linguística II

Aqui você vai aprofundar seus conhecimentos sobre Linguística, identificando os pressupostos teóricos básicos do Gerativismo, da Sociolinguística e do Funcionalismo. Vai estudar o processo de aquisição da linguagem segundo o Gerativismo. Por fim, conhecendo Sociolinguística, estabelecerá as relações entre língua e sociedade.

Linguística e ensino da língua portuguesa

Com este conteúdo você vai rever os conceitos de linguagem e de gramática. Vai compreender a relação entre variação linguística e ensino. Refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa nas escolas e o papel do professor. Conhecerá aspectos importantes no ensino da leitura e da escrita.

Veja outra estrutura do curso:

  • Linguagem humana e animal
  • Os estudos da linguagem e a constituição do campo da Linguística
  • Os estudos linguísticos do século XIX: a gramática comparada e histórica
  • Ferdinand Saussure e a fundação da Linguística sincrônica
  • Operacionalidade da teoria saussureana do valor
  • Ní­veis de análise – Linguagem humana e animal
  • Os estudos da linguagem e a constituição do campo da linguística
  • Os estudos lingüísticos do século XIX: a gramática comparada e histórica
  • Ferdinand Saussure e a fundação da linguística sincrônica
  • Operacionalidade da teoria saussureana do valor
  • Ní­veis de análise linguística
  • Biologia e linguagem: gerativismo
  • O funcionalismo em linguística: sistema linguístico e uso
  • Linguagem e pensamento no interacionismo piagetiano
  • Vygotsky e o componente social do interacionismo: implicações na linguística
  • O interacionismo no cí­rculo de Bakhtin
  • Análise do Discurso
  • Biologia e linguagem: gerativismo.
  • O funcionalismo em linguística: sistema linguí­stico e uso
  • Linguagem e pensamento no interacionismo piagetiano
  • Vygotsky e o componente social do interacionismo: implicações na linguística
  • O interacionismo no cí­rculo de Bakhtin
  • Análise do Discurso

De acordo com a descrição da faculdade, o foco do curso recai sobre a problemática da fundação da linguística como ciência. Sendo assim, você estudará sobre os grandes movimentos epistemológicos que constituíram o campo do conhecimento.

Livros sobre linguística

Para quem se interessou pela área da linguística, vale o estudo. É preciso se aprofundar nos conceitos para garantir uma boa carreira profissional. Então, destacamos aqui alguns livros que são fundamentais para o início dessa jornada:

  • Introdução à Linguística (Volumes 1 e 2), do professor José Luiz Fiorin. Nesses conteúdos ele vai comentar sobre os principais objetos teóricos da Ciência da Linguagem. De uma forma mais simples, apresenta a compreensão da linguagem humana. Serão assuntos para você entender a explicação de como se processa a comunicação humana, além dos cinco principais objetos teóricos (langue, competência, variação, mudança e uso). Para se aprofundar nesse conhecimento você pode adquirir o livro online.
  • Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. Esse é um pensador que fundou as bases do estruturalismo. Durante todo o material ele traz os pressupostos dessa escola. Este livro foi lançado em 1916., então apresenta um resumo de todas as ideias desse pensador que ajudou a estruturar a linguística. De forma geral, ele apresenta informações de como a linguagem pode ser considerada mais uma cultura humana. O material também pode ser comprado pela internet.
  • Reflexões sobre a Linguagem, de Noam Chomsky. Neste livro o autor dá informações sobre as mais gerais implicações de sua obra. Dessa forma, você terá material para fazer incisivas análises dos diferentes conceitos entre psicólogos, filósofos e linguistas. Além disso, o material vai deixar você apto para refletir sobre a linguagem. Esse livro é considerado pelos especialistas como um dos mais importantes da área. Então, para facilitar, você também pode adquirir o seu exemplar de forma online.

Pensadores da linguística

Com tantos conceitos, é bom você entender um pouco melhor os principais nomes que representam a linguística. O principal continua sendo o suíço Ferdinand de Saussure.

De acordo com os especialistas, ele ajudou muito para que esta ciência fosse entendida como o estudo sobre a língua e a fala. Para Saussure, o signo linguístico tem dois conceitos básicos: o do significado – relativo ao conceito, isto é, à imagem acústica, e o do significante – caracterizado pela realização material de tal conceito, por meio dos fonemas e letras.

Dessa forma, Saussure difundia a linguística como um estudo geral dos signos. Então, ele propôs que esse conceito fosse chamada de Semiologia.

Outro pensador que merece sua atenção na hora de estudar linguística é Noam Chomsky (1928-). Você já recebeu uma dica sobre um dos seus livros. O linguista e filósofo era dos EUA. Foi considerado também o pai da linguística moderna. Ele desenvolveu vários conceitos sobre cognição. Todos foram essenciais para o avanço na área da psicologia cognitiva.

Além disso, existe o pensador Chomsky. Ele também é conhecido pelos posicionamentos da política de esquerda. Tem muito evidente a crítica da política externa dos Estados Unidos.

Para seguir na lista de pensadores, tem Roman Jakobson (1896-1982). Ele foi um linguista russo. Foi também considerado um dos maiores linguistas do século XX. Ele defendia a comunicação e a análise estrutural da linguagem.

Para fechar nossa lista, temos Charles Sanders Peirce (1839-1914). Considerado mais um linguista e filósofo também dos EUA. Seus estudos foram essenciais para o avanço da semiótica e da filosofia.

Mercado de trabalho

São várias possibilidades para o profissional da linguística. Dá para analisar e elaborar dicionários. Afinal, você é que terá todo o conceito da língua. Além disso, há vagas para escrever textos de diversos assuntos e publicações em diferentes veículos.

Também é possível trabalhar na elaboração de material pedagógico em instituições de ensino e no planejamento de projetos de alfabetização. Pensando no contexto multiprofissional, dá para interagir com especialistas em psicologia. Afinal, você é o profissional que estuda os processos que envolvem a linguagem e a mente. Então, conseguirá interagir com esses profissionais da psicologia.

Por fim, ainda poderá atuar em paralelo aos profissionais de informática e pode se dedicar ao desenvolvimento de linguagem artificial.

Outra área de atuação é na inclusão escolar. Dá para fazer uma especialização em Libras, por exemplo, e apoiar instituições de ensino ou mesmo empresas que valorizem esse serviço.

A área acadêmica segue como um grande campo de atuação. Você poderá trabalhar como professor ou pesquisador.

Além disso, dá para fazer o diagnóstico de comunicação dentro de uma empresa. Você terá capacitação para identificar erros de linguagem de uma central de atendimento do consumidor, por exemplo. Assim, evita ruídos na imagem da própria corporação.

Já no mercado editorial, a maior demanda é na elaboração e avaliação crítica de livros, como os materiais didáticos, gramáticas e dicionários. Pra terminar, terá como possibilidades a consultoria linguística para políticos.

Se você se interessa por esta área, veja também o nosso post sobre como é o curso de Letras e o mercado de trabalho nesta área.

Simule qual será o seu desconto em mais de 35 faculdades de uma vez só!

Faça seu pedido de bolsa!

Ao completar o formulário você também inicia a inscrição na instituição de sua escolha.

• Confira os ultimos posts do nosso Blog​

O que você gostaria de ler neste blog?

Deixe a sua sugestão aqui!

Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O Vai de Bolsa é um programa educacional que oferece em seu site mais de 800 mil bolsas de estudo.

Siga o Vai de Bolsa