Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Geneticista: conheça quais cursos fazer para trabalhar nessa área

geneticista

Se você tem paixão por conhecimento científico saiba que existe uma carreira que está em franco crescimento no mundo todo: o geneticista. A profissão trabalha com manipulação e modificação genética e requer mais do que um diploma. Apesar de hoje em dia ainda não existir um curso de Engenharia Genética, existem outras formações para quem tem interesse em atuar nessa área. Neste post, vamos listar quais cursos fazer para trabalhar nessa área.

Essa ciência ainda é uma ciência muito recente. Apenas em 1953 que os genes dos seres vivos passaram a ser estudados profundamente. Como ainda é um campo que possui muitas perguntas e poucas respostas, a profissão de geneticista é promissora. Com os avanços tecnológicos esse cenário tende a melhorar ainda mais.

Ainda assim, somente o diploma não é suficiente para entrar no mercado de trabalho da genética. As oportunidades de emprego ainda são limitadas, por isso se faz necessário uma especialização, mestrado ou até doutorado na área. No entanto, tudo começa com a escolha de um curso de graduação que tem relação com esse campo, como Ciências Biológicas e Biomedicina.

Portanto, confira neste texto informações detalhadas sobre a área, quanto ganha um geneticista, o que faz um médico geneticista, entre outras dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Leia mais: Quais as profissões com foco em pesquisa na área da saúde?

O que é geneticista?

Para começar: qual é a função de um geneticista? O geneticista é um profissional que pesquisa e manipula a estrutura genética dos seres vivos. Seja para identificar e combater doenças e síndromes ou desenvolver remédios e técnicas na área da saúde humana, dos animais ou vegetais. Ele é capaz de manipular genes e aplicá-la em diversas áreas, desde a medicina até a pecuária. Independente da área a ser pesquisada, os geneticistas trabalham de maneira parecida.

Utilizam-se de técnicas genéticas para preparar e analisar amostras dos genes, registram e interpretam os resultados e usam dados e estatísticas para desenvolver novas metodologias, além de ter a oportunidade de publicar o estudo em artigos científicos.

Na agricultura, por exemplo, o geneticista faz o melhoramento genético dos vegetais afim de aumentar a qualidade e evitar ataques de pragas.

Áreas de atuação profissional do geneticista

As áreas de atuação do geneticista dependem da formação acadêmica, mas em qualquer setor, o estudo e a pesquisa genética estão incluídos.

Medicina

No caso da medicina, o profissional pode atuar na área de modificação genética, pesquisas de doenças hereditárias, desenvolvimento de medicamentos e técnicas na área da saúde medicinal.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o geneticista também pode atuar na área de reprodução humana e com aconselhamento genético – identificação de tendências genéticas presentes em pais e filhos. Além disso desenvolve novos remédios, através do estudo de doenças genéticas e pesquisa tratamentos por meio das células-tronco.

Pecuária

Já no setor da pecuária, é possível trabalhar no aperfeiçoamento de raças animais, a partir do melhoramento genético. Assim um rebanho pode passar a ter mais características positivas do que negativas. A consequência disso é uma produção maior e o aumento do lucro do pecuarista.

Agricultura

Na agricultura, o profissional pode atuar no desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados. O objetivo é aumentar a qualidade dos grãos em consonância com a produção e as exigências do mercado.

Qual faculdade de um geneticista?

Abaixo você confere alguns dos principais cursos de graduação para quem tem interesse a trabalhar nesse campo de conhecimento. Lembrando que na plataforma do Vai de Bolsa você tem acesso a todos os cursos nas melhores instituições de ensino e com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Ciências biológicas

Ao cursar Ciências biológicas, com duração de até quatro anos, você poderá trabalhar na área da genética. Diferente da medicina, o biólogo pode atuar no aconselhamento genético, gestão de bancos e células e material genético.

Além de desenvolver e produzir organismos geneticamente modificados, afim de alcançar um melhoramento genético de seres vivos.

Medicina

Já o médico especializado em genética pode focar suas pesquisas e estudos no desenvolvimento de tratamentos de doenças. Além de atuar na intervenção de síndromes e doenças hereditárias, determinadas por mutações genéticas e na análise de características de grupos específicos da sociedade.

A genética clínica é a área na qual os médicos geneticistas lidam com as malformações congênitas, anormalidades cromossômicas, deficiência mental, regressão neurológica, surdez na infância, perda visual grave na infância, distrofia muscular, nanismo, defeitos fetais vistos ao ultrassom, histórico familiar de câncer, entre outros.

Leia também: Áreas da medicina: veja oito possibilidades para graduados

Biomedicina

A Biomedicina é voltada para pesquisa na área da saúde humana, animal e também das plantas. Por meio de estudos, ele classifica os microrganismos responsáveis por gerar enfermidades.

Pesquisa, ainda, medicamentos e vacinas para tratamento ou prevenção de doenças.

Biotecnologia

O curso de Biotecnologia tem aproximadamente quatro anos de duração, mas o curso técnico tem menos tempo de duração. Ao se formar nessa área, o profissional pode trabalhar com técnicas de melhoramento genético, análise de genomas e cultura de tecidos.

Leia também: Biotecnologia: profissão e mercado de trabalho

geneticista
Geneticista

Mercado de trabalho para o geneticista

O mercado de trabalho no setor da genética está em ascensão e deve continuar assim por muito tempo. O campo de atuação é amplo, sendo possível trabalhar em indústrias e universidades, como pesquisador e/ou professor. Para quem quer atuar na área de genética humana, além das universidades, outra opção é trabalhar em laboratórios clínicos, hospitais e ONG’s.

Já em genética vegetal, é possível atuar em parques e reservas florestais, fazendo o monitoramento genético das espécies, com objetivo de conservar a vida selvagem e o bem-estar dos organismos.

Empresas agropecuárias também necessitam de geneticistas para atuar no melhoramento genético dos animais com intuito de melhorar a raça e aumentar a produção do animal.

Quanto ganha um geneticista?

De acordo com levantamento realizado pelo portal Salario.com.br, um geneticista no Brasil ganha em média R$ 9.333,40, para uma jornada de 36 horas semanais. Os dados tem base em cadastros do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, levando em conta 19 salários de profissionais da área contratados e demitidos entre maio de 2021 e abril de 2022.

Características necessárias para ser um geneticista

Principais conhecimentos e habilidades necessárias:

  • Interesse por pesquisa;
  • Conhecimentos profundos de Genética, Química, Biologia, Medicina e Biomedicina;
  • Domínio de técnicas usadas na área;
  • Facilidade para trabalhar em equipe.

A importância do estudo da genética

A genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Esse estudo tem trazido muitos avanços em diversos campos da sociedade.

Prevenção e tratamento de doenças

Na medicina, esse conhecimento permite o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas. O medico geneticista tem acesso ao histórico de doenças familiar do paciente e assim, pode atuar na prevenção da enfermidade no próprio paciente.

O tratamento de doenças como o câncer evoluiu por conta do detalhamento genético. As intervenções terapêuticas podem ser definidas de acordo com o perfil genético do doente, aumento a probabilidade de o tratamento dar certo.

O uso das células-troncos é um dos maiores avanços já vistos na área da saúde e sua utilização só foi possível por conta do estudo da genética. Com isso, algumas doenças puderam ser combatidas.

Solução de crimes

A genética também permite solucionar crimes. A Genética Forense utiliza dos conhecimentos e técnicas genéticas para auxiliar a justiça. Identificar criminosos e dar fim a longos processos penais foi um dos pontos positivos da pesquisa genética no mundo.

Testes de DNA permitem o reconhecimento de identidade para testes de paternidade.

Ecologia

A pesquisa em Genética Ecológica foca nas características ecológicas como aptidão, sobrevivência e reprodução de organismos vivos. Fatores externos que afetam insetos e plantas, como tempo de floração, tolerância à seca, polimorfismo, mimetismo, prevenção de ataques por predadores podem ser modificados de acordo com a genética de cada ser vivo.

Questões epidemiológicas relacionadas ao combate de doenças transmitidas por mosquitos também tem ganhado destaque já que o estudo genéticas desses seres têm trazido avanços no combate desse tipo de epidemia.

Geneticista: gostou desse campo de atuação?

Agora você já conhece um pouco mais sobre o que faz um geneticista e como começar a carreira nesse campo do conhecimento tão promissor. Se você ficou interessado em um dos cursos de graduação indicados para iniciar na área, basta entrar na plataforma do Vai de Bolsa fazer uma busca pelo curso na sua cidade. Inclusive, há opções a distância, que podem facilitar a sua vida.

Acompanhe mais informações sobre mercado de trabalho e cursos de graduação e pós-graduação no blog do Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.