Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

10 melhores sites de emprego para encontrar a vaga perfeita

Procurar um emprego novo pode ser uma tarefa frustrante e cansativa. Mas com a internet, ficou bem mais fácil buscar recolocação profissional. Existem diversos sites de emprego diferentes. Alguns são bem amplos, outros focados em um nicho específico. Portanto, se você está procurando vagas, confira os portais que listamos aqui!

10 sites de emprego para encontrar a vaga ideal

1 – Catho

Este é, provavelmente, o site mais famoso para quem busca emprego online. Pioneiro, o Catho oferece uma grande variedade de vagas, além de outros tipos de serviço, como apoio ao candidato, simulação de entrevista e análise do currículo. O serviço é pago, mas é possível experimentar gratuitamente por até 7 dias. 

2 – 99jobs

Baseado em um teste de compatibilidade, o 99jobs indica quais empresas e vagas têm mais afinidade com o seu perfil profissional. Também é possível seguir empresas nas quais você gostaria de trabalhar e ser encontrado por elas. A plataforma é gratuita. 

3 – trampos.co

Focado em profissionais das áreas de comunicação, marketing e tecnologia, o trampos.co é uma plataforma que oferece também cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional. Possui versões pagas e gratuitas.  

4 – LinkedIn 

Outro site de empregos que também tem cursos é o LinkedIn. Além de ser rede social, o LinkedIn oferece classificado de vagas, cursos online, entre outros recursos. Pagando pelo premium, o usuário tem maior visibilidade do seu currículo e consegue visualizar todas as pessoas que acessam o seu perfil.

5 – Indeed

Agindo como um buscador, o Indeed agrega vagas de outros sites de emprego. É totalmente gratuito e ajuda a encontrar muitas opções em apenas um lugar. 

6- InfoJobs

Outro classificado interessante para quem está procurando emprego, essa plataforma também oferece planos gratuitos e pagos. Além disso, é possível acompanhar o andamento da candidatura e novas vagas são enviadas por e-mail.

7 – Glassdoor

O Glassdoor é um site no qual atuais e antigos funcionários podem avaliar empresas, compartilhar a média salarial e benefícios oferecidos, entre outras informações. Além disso, ele oferece também a possibilidade de buscar novas vagas e se candidatar pela plataforma, de maneira gratuita.

 

8 – Manager

Especializado nas áreas de administração, logística, atendimento e comercial, o site foca em vagas de gerência. Além disso, ele é pago, mas existe a possibilidade de fazer um teste grátis por até 7 dias.

9 – Jurídico Vagas

Outra plataforma focada em uma área específica, o Jurídico Vagas é especializado, como o nome diz, em carreiras para estudantes e profissionais de Direito. O cadastro é gratuito e a oferta se estende por vagas em todo o país. 

10 – GeekHunter

Por último, existe a GeekHunter, um site de empregos para profissionais de tecnologia. Ela também procura encontrar profissionais com o máximo de adequação para as vagas e aplica testes especializados na área de desenvolvimento de software. Para os candidatos, a plataforma é gratuita e oferece um bônus de até R$ 2 mil em caso de contratação. 

Como se destacar nos sites de emprego?

Se você já se cadastrou em praticamente todos os sites de emprego que listamos e ainda não encontrou um trabalho, pode ser que não esteja se apresentando da maneira ideal. Por isso, reunimos algumas dicas para quem quer se destacar em um processo seletivo. 

1 – Preencha o cadastro com atenção

A procura por uma vaga pode ser cansativa e frustrante, por isso, muitos candidatos não preenchem o cadastro nos sites com todos os detalhes. Afinal de contas, são muitas inscrições diferentes e inúmeras tentativas. 

Mas cada cadastro precisa ser feito com toda a atenção e o máximo de detalhes. Não deixe de incluir suas experiências anteriores, escolaridade e interesses.

Isso porque, mesmo que você anexe seu currículo, pode ser que o primeiro contato do recrutador com você seja pelo seu perfil. Portanto, ele não pode estar incompleto. 

Além disso, separe um tempo, pelo menos uma vez por mês, para atualizar o seu currículo nas plataformas. Algumas dão destaque para os perfis atualizados mais recentemente e, ao manter o seu sempre em dia, você tem mais chances de ser visualizado por uma empresa interessada.

2 – Faça um bom currículo

E por falar nisso, boa parte dos sites de emprego que citamos pede que você anexe uma cópia do seu currículo. Então capriche nessa parte. 

Faça um currículo sucinto e objetivo. Uma página só costuma ser o tamanho indicado. Então não exagere e vá direto ao ponto nas informações. Se você está aplicando para diferentes áreas ou cargos, tente ter um modelo de currículo para cada.

Assim, você consegue destacar suas habilidades e experiências que mais se encaixam naquela situação específica. 

Mas também tente ir além das experiências profissionais. Acrescente cursos que você fez, projetos pessoais, trabalhos como freelancer, intercâmbios, prêmios, entre outras informações que podem acrescentar pontos na seleção. Afinal, tudo isso certamente ajudou a desenvolver características positivas que vão fazer a diferença no seu trabalho.

3 – Prepare-se para a entrevista

Se você fez uma boa inscrição e tem um excelente currículo, as chances de conseguir uma entrevista são grandes. Mas essa etapa pode ser decisiva no seu futuro profissional e você precisa estar preparado.

Então estude bem a empresa para a qual está aplicando antes, conheça a sua área de atuação e até dê uma olhada nos concorrentes. Veja pontos nos quais você acredita que ela pode melhorar e aqueles nos quais acerta. Além disso, pense o que você pode agregar se for contratado. Tudo isso vai ajudar a responder às perguntas dos recrutadores. 

Além disso, a cultura da empresa é cada dia mais importante na gestão de pessoas. Procure saber a missão e os valores da organização, procure outros funcionários no LinkedIn e vá além apenas das questões técnicas: busque mostrar quais características suas mais combinam com aquele negócio. 

Também preste atenção na hora de se vestir. Invista em roupas que combinem com o perfil da empresa e evite parecer desleixado. Você não precisa usar nada formal demais se isso não combinar com a organização ou com a vaga para a qual está aplicando. Mas preste atenção para mostrar que fez um esforço.

Por fim, o mais importante (e difícil também): mantenha a calma. É claro que depois de algum tempo procurando emprego, ficar tranquilo durante a entrevista pode ser um desafio para muitas pessoas, mas se você estiver bem preparado e seguro, as chances de se sair bem são muito maiores. 

4 – Invista em networking

Além de procurar online, você precisa também fortalecer seu networking para se manter relevante no mercado. Afinal de contas, os sites de emprego são apenas uma ferramenta, mas contatos também são essenciais para garantir que as empresas vão encontrá-lo. 

Por isso, frequente eventos, entre em grupos dedicados a profissionais da sua área, compartilhe conteúdo relevante e colabore com outros colegas. Assim, você tem mais chances de ser lembrado quando uma vaga interessante surgir ou ser bem recomendado depois de aplicar para uma seleção.

5 – Mantenha-se atualizado

Além de manter seus perfis nos sites de emprego atualizados, você mesmo precisa mostrar que está sempre evoluindo e aprendendo coisas novas. 

Por isso, faça os cursos que muitas plataformas oferecem e procure outras certificações gratuitas na sua área de atuação. Até mesmo instituições reconhecidas, como o Senac, FGV, USP, UNICAMP e PUC oferecem cursos gratuitos que podem ser uma boa chance de qualificação.

Independente de qual você escolher, o importante é não ficar parado e mostrar que você tem vontade de seguir crescendo.

Gostou das nossas dicas para atrair a atenção dos recrutadores em sites de emprego? Então confira o nosso outro artigo que vai te ensinar a fazer o melhor modelo de currículo! Com todas essas informações, vai ser difícil ficar sem uma boa oportunidade.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.