Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Pós-graduação ou curso de extensão: qual a diferença

Pós-graduação ou curso de extensão, eis a questão. Caso você esteja em dúvida sobre essas duas modalidades de ensino, saiba que existem diferenças e cada uma pode te levar a um direcionamento diferente na profissão. Ambas as modalidades são vantajosas para a continuidade do aprendizado, pois quando se pensa na construção de uma profissionalização mais sólida e, consequentemente, uma melhor remuneração é necessário ter em mente ir além da graduação.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso que você saiba qual é a melhor modalidade ensino para você. Veja a seguir em que consiste um curso de pós-graduação e uma extensão.

Pós-graduação ou curso de extensão, qual o melhor?

Primeiramente, é preciso filtrar algumas informações sobre essas modalidades de ensino. É importante saber que não existe uma que seja melhor que a outra, isso vai depender muito do momento da carreira em que você está e qual tipo de aprendizagem e informação você busca. Veja a seguir as principais diferenças entre um curso de pós-graduação e curso de extensão.

Pós-graduação

Se você quer se aprofundar um pouco mais nos estudos da graduação que escolheu, essa é uma opção viável. Esse é um modelo de ensino que é direcionado por quem já tem um diploma de graduação.

Desse modo, uma pós-graduação serve para quem deseja buscar um aprofundamento mais vertical nos estudos. Para isso, é importante que você saiba que essa forma de ensino se desdobra em três modalidades distintas: especialização, mestrado e doutorado.

Referente a essas modalidades, cada uma exige um nível mais aprofundado de ensino, nesse sentido a dificuldade é gradual e vai aumentando conforme o título que você deseja obter.

Portanto, fazer uma pós-graduação é de extrema importância se você deseja avançar na carreira. Sem dúvidas, enriquecerá o seu currículo e fará de você um profissional mais capacitado e com formação diferenciada da maioria dos profissionais do mercado. Veja a seguir com mais detalhes em que consiste cada uma dessas pós:

Especialização

Essa é uma modalidade de ensino conhecida também como lato-sensu. Consiste basicamente no foco de uma temática delimitada, sem muito aprofundamento. Essa modalidade é também mais rápida de concluir, exigindo menos tempo e carga horária de estudo.

Ela pode ser muito útil para trazer uma diferenciação relativa no currículo dependendo da sua área de atuação. Pois algumas empresas valorizam muito uma especialização em determinada área de conhecimento que seja pertinente a ela.

Ao concluir essa modalidade de pós-graduação, você ganhará um certificado de conclusão apenas. Vale lembrar também que essa é uma modalidade de ensino que não precisa de reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), pode ser feita presencialmente ou não sem maiores problemas.

Um benefício de fazer uma especialização é a aquisição de experiência e também ganhar subsídio para um mestrado no futuro, caso você deseje avançar nos estudos acadêmicos.

Sendo assim, esse conceito de ensino pode ser encontrado nas mais diversas instituições. Para isso, basta você pesquisar na sua cidade onde existe especialização na área que você se formou para saber se é viável dar continuidade nos estudos.

Mestrado

Essa é uma modalidade de ensino que exige uma dedicação maior de estudo e é conhecido como uma modalidade stricto-sensu de ensino. Para ingressar em um, você deverá passar por processos seletivos, que consistem em:

  • entrevista
  • ter proficiência em uma língua estrangeira
  • ter um projeto de pesquisa para dissertar
  • contar com um orientador para guiar você durante essa etapa

Geralmente, o mestrado tem um tempo de duração de dois anos e, ao concluí-lo, você irá obter o título de mestre, logo após apresentar a sua dissertação para a banca examinadora.

Um mestrado pode abrir muitas portas a você, inclusive deixá-lo mais próximo de um doutorado. Mas para isso, é importante você cursar em uma instituição que seja reconhecida pelo MEC e avaliada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Isso quer dizer que somente essas instituições podem emitir o título de mestre, portanto, é preciso ter cuidado com essas questões.

Para saber quais instituições são reconhecidas, basta acessar esse link. Todo curso strictu-sensu deve ser reconhecido e avaliado pelos órgãos competentes, caso contrário seu título ou diploma não terá validade no território nacional.

Doutorado

Esse é um dos mais altos graus de formação oferecidos por uma instituição de ensino superior. É também uma modalidade de ensino stricto-sensu, da mesma forma que o mestrado, só que o nível de aprofundamento nos estudos vai muito além.

Geralmente, um doutorado tem o tempo de duração de quatro anos, também é necessário passar por processo seletivo, mas o que muda é que no fim do doutorado, você terá que defender uma tese, que consiste em um tem ainda inédito para a academia e ao defender essa tese, você irá obter o título de doutor. Sendo assim será especialista naquilo que estudou.

Com o doutorado, você poderá ministrar aulas nas instituições de ensino públicas do país e ainda terá um leque de muito mais opções para o mercado, dependendo da sua área de formação. Também é necessário ter essa titulação em uma instituição reconhecida pelo MEC, da mesma forma que o o mestrado.

As modalidades de ensino para uma pós-graduação são essas. Portanto, constituem uma maneira de buscar uma formação e conhecimento mais sólidos, e certamente fará de você um profissional mais qualificado e diferenciado.

Extensão

Os cursos de extensão se difere ao curso de pós-graduação no nível de exigência de pré-requisito apenas. Enquanto um curso de pós-graduação exigirá diploma de conclusão de ensino superior, para fazer uma extensão, você não precisará atender esse requisito em alguns cursos. Ou seja, não precisa ter uma formação específica ou escolaridade prévia para estudar essa modalidade.

É importante lembrar que um curso de extensão também se desdobra em alguns tipos, como: livres e de extensão universitária. Saiba um pouco mais:

Cursos livres

São aqueles que não exigem escolaridade prévia, sendo abertos a qualquer pessoa que tenha interesse em estudar, culinária, carpinteiro, informática, etc. O objetivo desse cursos é a rápida inserção no mercado, exigindo pouco tempo de conclusão. Portanto, pode ser uma vantagem se você estiver concluindo o ensino médio e quer aprender aprender uma profissão ou quer se dedicar algum ofício. Existem bons cursos online gratuitos que oferecem certificado.

Extensão universitária

Esse pode ser um caminho para desenvolver um projeto de pesquisa. Dessa maneira, você estará criando um vínculo com a instituição e, consequentemente, estará fomentando a pesquisa científica. Sendo assim, você estará preparando o meio de campo para um mestrado no futuro, portanto, é uma modalidade que vale a pena investir. Portanto, uma extensão acadêmica poderá ajudar você a ir mais longe na carreira universitária.

O tempo de conclusão desses cursos varia muito, ou seja, dependerá de cada instituição e o tipo de formação e estudo exigido. Geralmente, eles são cursos rápidos, que facilitam a entrada no mercado e a aquisição de experiência. Desse modo, a exigência e a flexibilidade para estudar essa modalidade pode ser uma vantagem.

Vale lembrar também que um curso desse porte emite certificado de conclusão. Para isso, veja como funciona na instituição que escolher, isso porque também pode variar a cada instituição. Portanto é preciso você verificar os editais dos cursos que se inscreveu.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre um curso de pós-graduação ou curso de extensão, ainda é importante ressaltar que cada um é importante de acordo com o momento da carreira que você está.

Se estiver se graduando, certamente uma extensão acadêmica ajudará você a desenvolver pesquisas. Caso você já seja graduado, um mestrado ou uma especialização podem garantir a você novos insights para a profissão e isso fará de você um profissional diferenciado para o mercado de trabalho, com mais qualificação.

Portanto, sempre é válido pesquisar entre um curso de pós-graduação ou curso de extensão, porque conhecimento nunca é demais e essas modalidades irão agregar experiências diversificadas no seu currículo.

Se você gostou desse assunto e tem interesse em ler mais sobre mercado de trabalho, educação ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.