Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

A Una é boa? Conheça melhor o Centro Universitário de Minas Gerais

una é boa? descubra agora!

Um bom curso de graduação é capaz de transformar o seu futuro, abrindo portas para excelentes oportunidades no mercado de trabalho. A escolha de uma universidade adequada também faz parte do seu processo enquanto profissional. Por isso, hoje você vai descobrir se a Una é boa. 

O Centro Universitário de Minas Gerais tem tradição, e tem o apreço de entidades importantes, como a OAB, os Conselhos Regionais e o Ministério da Educação. (MEC) 

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a Una e tirar as suas dúvidas quanto à qualidade do ensino. 

Sumário

Quantos anos tem a Faculdade UNA?

Foto: Una Aimorés. Fonte: Una

O Centro Universitário Una já tem mais de 60 anos de história. Foi criado em Belo Horizonte em 1961, e atualmente possui 17 unidades em Minas Gerais e Goiás. 

O corpo docente é composto por professores qualificados, incluindo mestres e doutores reconhecidos por sua competência acadêmica. A instituição tem sido apontada como o principal Centro Universitário Privado de Minas Gerais ao longo dos últimos sete anos, uma distinção refletida pelo Ministério da Educação (MEC) através do Índice Geral de Cursos (IGC), onde alcança nota máxima.

Em 2017, os cursos de graduação oferecidos pela Una receberam 67 estrelas no Guia do Estudante, uma publicação da editora Abril. 

Além disso, os programas de pós-graduação e mestrado da instituição estão classificados entre os melhores do Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Una também promove ativamente a pesquisa acadêmica e a participação em projetos de extensão, oferecendo aos seus estudantes oportunidades para expandir seus conhecimentos para além das salas de aula.

Cursos disponíveis na Una

A Una oferece mais de 200 cursos entre graduação e pós-graduação, nas modalidades EAD, live e presencial. A instituição também conta com nanodegrees (nanocertificados), que são formações online com certificado para o desenvolvimento de habilidades específicas para o mercado de trabalho.

Quanto aos cursos superiores, a faculdade conta com: 

  • Cursos de Graduação: tecnólogos, licenciaturas e bacharelados em diversas áreas do conhecimento
  • Cursos de pós-graduação: especialização e MBA em diferentes áreas do conhecimento.

Qual a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

O ensino superior oferece uma variedade de caminhos educacionais, cada um com suas características distintas. 

Os cursos de tecnólogo são conhecidos pela abordagem prática e foco específico no mercado de trabalho. Com duração mais curta, de 2 a 3 anos, esses programas preparam os estudantes para cargos técnicos e de gestão intermediária em áreas como tecnologia da informação, gestão empresarial e design. 

Os cursos de licenciatura são direcionados para aqueles que desejam seguir carreira como professores em escolas de ensino fundamental e médio. Com uma formação que combina disciplinas específicas da área de atuação, como matemática, história ou letras, com estudos pedagógicos, os licenciados são preparados para ensinar e contribuir para a educação em diversos contextos.

Enquanto isso, os cursos de bacharelado oferecem uma formação mais abrangente e teórica em uma determinada área do conhecimento. Com duração média de 4 a 5 anos, preparam os estudantes para diferentes carreiras. 

Foto: Unidade Pouso Alegre. Fonte: Una

Como saber se a Una é boa pela avaliação do MEC

Para consultar o reconhecimento do Ministério da Educação de qualquer instituição de ensino superior é simples! Basta acessar o Sistema e-MEC e fazer a sua pesquisa. No mesmo endereço, é possível conferir a nota individual dos cursos de graduação ou de especialização. 

Veja o passo a passo:

  1. Entre em https://emec.mec.gov.br/.
  2. Clique na opção “Instituição de ensino superior”.
  3. No campo seguinte, “Nome, Sigla ou Código da Instituição”, preencha com o nome da faculdade. 
  4. Em UF, digite o estado onde fica o campus. 
  5. O site vai carregar a lista de municípios do estado.
  6. Todos os campos seguintes são opcionais, mas quanto mais informações forem preenchidas, mais refinada será a sua pesquisa. 
  7. Por último, digite o código que vê na imagem, para atestar que você não é um robô e clique em “Pesquisar”.

Os resultados aparecem no fim da página, logo após os campos que você preencheu, e mostram três índices:

  • IGC: Índice Geral de Cursos – É uma média das notas (CPC) de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos em uma instituição de ensino. A divulgação é anual.
  • CI e CI-EaD: Conceito Institucional – Conceitos definidos após visita presencial do MEC para avaliar instalações físicas da instituição, políticas de gestão e plano de desenvolvimento.
  • Resultados da busca – nota de um curso específico da instituição.

Para saber as notas de um curso, é só clicar no menu superior, em “graduação” e consultar a lista de todos os cursos oferecidos por esta instituição de ensino. 

Entenda o que significam os índices:

  • Enade: nota da avaliação que mede o conhecimento dos alunos que se formam naquele curso. Cada graduação recebe essa avaliação de 3 em 3 anos.
  • CPC: nota que considera o desempenho dos alunos no Enade, qualificação do corpo docente e recursos didático-pedagógicos (como laboratórios).
  • CC: Se um curso tirar 1 ou 2 (desempenhos insatisfatórios) no CPC, deverá receber uma visita presencial de representantes do MEC, para que uma nova avaliação seja feita, de forma definitiva (que leva ao Conceito de Curso – CC). Quando, mesmo depois desta segunda chance, a nota continua baixa, o curso é descredenciado.
  • IDD: O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado representa a diferença entre o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem) de um curso.

Nesta etapa, você deve considerar o índice mais recente. 

Qual é a nota da UNA no MEC?

A Una é boa e tem notas altas, segundo a avaliação do MEC:

  • IGC: 4
  • CI: 5
  • CI-EaD: 5

A nota 5 em Conceito Institucional (CI) indica que a Una atende integralmente a todos os requisitos institucionais exigidos pelo MEC, assim como na modalidade EaD. Já a nota 4 em Índice Geral de Cursos (IGC) demonstra que o nível geral dos cursos é avaliado como excelente pelo Ministério.

5 cursos mais bem avaliados da Una

Dentre os cursos que se destacam na Una, estão:

  1. Direito 
  2. Medicina Veterinária
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  4. Psicologia
  5. Engenharia de Software

Como é estudar na Una?

Confira agora a opinião de alguns estudantes da Una para saber como é a rotina de estudar na instituição! 

Desde que entrei na Una, tenho tido a certeza da minha escolha. Além de professores incríveis, as experiências são únicas e a faculdade possui ótima estrutura. Espero viver muitos momentos especiais e de conhecimento como esse.

Thainara Caroline Neves 

Gosto das oportunidades que são oferecidas de estudar com alunos de outros cursos nas UC’s que temos em comum. Acrescenta novas ideias e vivências. Os cursos e projetos de extensão para agregar mais conhecimento ao currículo acadêmico são ótimos

Gislaine Cristina de Souza

Sou estudante da Una Barreiro, estou no meu primeiro período, onde estou desenvolvendo aprendizados para o meu futuro. Ensino de qualidade e ótimos professores.

Laysa Vitória Avelino Bento

Foto: Una Liberdade. Fonte: Una

Como conquistar uma condição exclusiva de estudos na Una

Descubra as diversas formas de ingressar na Una com condições exclusivas através do Vai de Bolsa. Há opções acessíveis para todos os perfis de estudantes!

Enem

Utilize sua pontuação do Enem dos últimos 10 anos para conquistar uma condição exclusiva de estudos na Una.

Entrada Simplificada

Participe deste processo acessível, que dispensa o vestibular. Basta redigir uma redação sobre um tema determinado e enviá-la para o Vai de Bolsa, demonstrando suas habilidades de escrita e argumentação.

Vestibular Digital

Realize uma prova rápida e online para avaliar seu conhecimento e descobrir as oportunidades de estudo com base em seu desempenho, tudo de forma prática e sem a necessidade de comparecer pessoalmente.

Transferência

Aproveite disciplinas cursadas em outra instituição para ingressar na Una com condições especiais, podendo chegar a 100% de aproveitamento, garantindo flexibilidade no percurso acadêmico.

Segunda Graduação

Ingresse na Una para uma segunda graduação, aproveitando disciplinas cursadas anteriormente e desfrutando de condições especiais até a conclusão do novo curso, economizando tempo e recursos financeiros.

Certificado do Ensino Médio

Comece seus estudos sem a necessidade de realizar provas, enviando seu certificado de conclusão do ensino médio para ingressar diretamente no curso desejado, oferecendo uma alternativa direta para quem não fez o Enem ou busca uma entrada mais simplificada.

Agora que você já sabe que a Una é boa, inscreva-se gratuitamente e explore as diversas oportunidades de ingresso oferecidas pelo Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.