Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Anhembi Morumbi é boa? Saiba tudo sobre a universidade

anhembi-morumbi-e-boa

Quem vai ingressar no ensino superior tem muitas perguntas relacionadas ao curso, vocação, forma de ingresso e até mesmo onde estudar. Todos esses são questionamentos válidos e muito importantes para definir o seu futuro. Então, que tal falarmos um pouco sobre a reputação das universidades? Você sabe se a Anhembi Morumbi é boa?

Reconhecida como uma das instituições privadas mais renomadas do Brasil, ela tem deixado uma marca sólida no cenário acadêmico desde os anos 70. Afinal, a Anhembi Morumbi dispõe de excelentes instalações, professores altamente capacitados, abordagens pedagógicas inovadoras, programas reconhecidos e avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC). 

Se você deseja saber mais sobre essa universidade, continue lendo! 

Sumário

Sobre a Anhembi Morumbi

Foto: Acervo da Universidade Anhembi Morumbi
Foto: Acervo da Universidade Anhembi Morumbi

Em 1970, a Faculdade de Comunicação Social Anhembi foi criada em São Paulo. No ano seguinte, foi estabelecida a Faculdade de Turismo do Morumbi. 

Já na década de 1980, as duas instituições se uniram para formar a Faculdade Anhembi Morumbi, expandindo sua oferta para incluir cursos em áreas como comunicação social, turismo, administração, entre outros. 

Desde 1997, a Anhembi Morumbi é uma Universidade credenciada pelo Ministério da Educação, o que significa que muitas outras portas se abrem no mundo acadêmico para quem estuda na instituição. 

A Universidade Anhembi Morumbi é boa e atualmente está entre as três melhores instituições particulares do estado de São Paulo, conta com unidades na capital paulista e uma rede de polos de ensino à distância distribuídos por todo o país, com ampla oferta de oportunidades educacionais.

Você conhece a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade? Se a sua resposta é não, continue lendo e entenda os detalhes a seguir!

Diferença entre faculdade, centro universitário e universidade

No contexto brasileiro, as instituições de ensino superior são classificadas em três categorias distintas: Faculdade, Universidade e Centro Universitário, conforme estipulado pela legislação educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e o Decreto nº 5.773 do Ministério da Educação (MEC) de 2006

Embora comumente confundidas, cada uma dessas entidades possui características únicas que impactam suas atribuições e abordagens pedagógicas, embora todas ofereçam programas de Graduação e Pós-graduação.

Faculdade

Inicialmente, todas as instituições de ensino superior são designadas como faculdades. Elas geralmente se especializam em áreas específicas do conhecimento, como Saúde, Administração ou Comunicação, oferecendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os professores da faculdade devem possuir, no mínimo, uma pós-graduação. Para introduzir um novo curso superior, a faculdade precisa obter autorização do MEC, carecendo, assim, de autonomia para estabelecer programas de ensino independentemente.

Universidade

As universidades são obrigadas a oferecer ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento, abrangendo Exatas, Humanas e Biológicas. Elas desfrutam de autonomia para criar cursos superiores sem a necessidade de aprovação prévia do MEC.

Os docentes universitários são titulados como Mestres e Doutores. Enquanto as universidades federais são estabelecidas exclusivamente por meio de legislação, com aprovação do Congresso Nacional, as universidades privadas podem surgir a partir de outras instituições, como os centros universitários.

Isso tudo significa que, ao optar pela Anhembi Morumbi, você terá acesso a uma educação de excelência que vai além do tradicional. A marca é reconhecida por oferecer mais do que  conhecimento teórico, com oportunidades práticas e experiências enriquecedoras que preparam os alunos para os desafios do mercado de trabalho. 

Além disso, o compromisso com a pesquisa e a extensão oportuniza o seu envolvimento em projetos que contribuem para o avanço do conhecimento em sua área de interesse. Na Anhembi Morumbi, sua jornada acadêmica será marcada pela qualidade, pela inovação e pelo apoio necessário para alcançar seus objetivos.

Centro Universitário

O Centro Universitário representa uma etapa intermediária na evolução de uma faculdade em direção ao status de universidade. Para obter essa designação, é exigido que pelo menos um terço do corpo docente possua titulação de Mestrado ou Doutorado.

Assim como as universidades, os centros universitários oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento e têm a liberdade de criar, organizar e encerrar programas de ensino superior sem depender de autorização prévia do MEC.

Como saber se a Anhembi Morumbi é boa pela avaliação do MEC

Para consultar o reconhecimento do Ministério da Educação de qualquer instituição de ensino superior é simples! Basta acessar o Sistema e-MEC e fazer a sua pesquisa. No mesmo endereço, é possível conferir a nota individual dos cursos de graduação ou de especialização. 

Veja o passo a passo:

  1. Entre em https://emec.mec.gov.br/.
  2. Clique na opção “Instituição de ensino superior”.
  3. No campo seguinte, “Nome, Sigla ou Código da Instituição”, preencha com o nome da faculdade. 
  4. Em UF, digite o estado onde fica o campus. 
  5. O site vai carregar a lista de municípios do estado.
  6. Todos os campos seguintes são opcionais, mas quanto mais informações forem preenchidas, mais refinada será a sua pesquisa. 
  7. Por último, digite o código que vê na imagem, para atestar que você não é um robô e clique em “Pesquisar”.

Os resultados aparecem no fim da página, logo após os campos que você preencheu, e mostram três índices:

  • IGC: Índice Geral de Cursos – É uma média das notas (CPC) de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos em uma instituição de ensino. A divulgação é anual.
  • CI e CI-EaD: Conceito Institucional – Conceitos definidos após visita presencial do MEC para avaliar instalações físicas da instituição, políticas de gestão e plano de desenvolvimento.
  • Resultados da busca – nota de um curso específico da instituição.

Para saber as notas de um curso, é só clicar no menu superior, em “graduação” e consultar a lista de todos os cursos oferecidos por esta instituição de ensino. 

Entenda o que significam os índices:

  • Enade: nota da avaliação que mede o conhecimento dos alunos que se formam naquele curso. Cada graduação recebe essa avaliação de 3 em 3 anos.
  • CPC: nota que considera o desempenho dos alunos no Enade, qualificação do corpo docente e recursos didático-pedagógicos (como laboratórios).
  • CC: Se um curso tirar 1 ou 2 (desempenhos insatisfatórios) no CPC, deverá receber uma visita presencial de representantes do MEC, para que uma nova avaliação seja feita, de forma definitiva (que leva ao Conceito de Curso – CC). Quando, mesmo depois desta segunda chance, a nota continua baixa, o curso é descredenciado.
  • IDD: O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado representa a diferença entre o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem) de um curso.

Nesta etapa, é importante que você considere o índice mais recente, certo? 

Quais são as notas da Anhembi Morumbi na avaliação do MEC?

As notas do MEC para a Anhembi Morumbi são:

  • IGC: 4
  • CI: 3

A avaliação com nota 3 em Conceito Institucional (CI) indica que a Anhembi Morumbi atende integralmente a todos os requisitos institucionais exigidos pelo MEC. Já a nota 4 em Índice Geral de Cursos (IGC) demonstra que o nível geral dos cursos é avaliado como excelente pelo Ministério.

5 cursos mais bem avaliados da Anhembi Morumbi

Dentre os cursos que se destacam com avaliação 5/5 pelo MEC na Anhembi Morumbi, estão:

  1. Ciência da Computação;
  2. Ciências Contábeis;
  3. Comércio Exterior;
  4. Design de Games;
  5. Direito.

Outros cursos da Anhembi Morumbi com pelo menos uma nota 5 do MEC

Conheça agora outros cursos oferecidos pela Anhembi Morumbi que possuem pelo menos uma nota 5 do MEC:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Artes;
  • Biomedicina;
  • Eventos;
  • Hotelaria;
  • Jornalismo;
  • Medicina;
  • Música;
  • Negócios da Moda;
  • Pedagogia;
  • Podologia;
  • Produção Editorial;
  • Produção Fonográfica;
  • Produção Multimídia;
  • Rádio, TV e Internet;
  • Sistemas de Informação;
  • Turismo.

Como é estudar na Universidade Anhembi Morumbi? 

A melhor forma de saber se a Anhembi Morumbi é boa e entender como é a rotina de estudar na instituição é através dos depoimentos de estudantes, concorda? 

Selecionamos algumas declarações de alunos que atestam a qualidade do ensino, da estrutura e do corpo docente da universidade:

“O jornalismo é uma mistura de vocação, experiência e formação. Na Anhembi Morumbi, encontrei uma estrutura de ponta e mestres que viram em mim algum talento. Parte do que eu sou, devo à instituição.”

Felipe Kieling – Correspondente da Band

“A cada vez que entrava naquelas cozinhas eu agradecia em silêncio, era um privilégio estar ali. Agradeço aos grandes mestres com quem tive contato ao longo do curso, eles mudaram a minha vida.”

Rodrigo Oliveira – Chef de Cozinha

“A Anhembi Morumbi me preparou para minhas ambições de carreira. Lá também conheci grandes profissionais da área, que hoje são meus colegas de trabalho, e desenvolvi habilidades que me trouxeram até aqui.”

Haroldo Furuya – Médico Veterinário

“O Ensino Digital me dá a flexibilidade que preciso para ter uma vida mais saudável e a conciliar trabalho com estudos, sempre com equilíbrio e responsabilidade.”

Milena Jesus – Aluna Ensino EAD

Como conseguir uma condição exclusiva para estudar na Anhembi Morumbi

Descubra as diversas formas de ingressar na Universidade Anhembi Morumbi com condições exclusivas de estudos através do Vai de Bolsa. Há opções acessíveis para todos os perfis de estudantes!

Enem

Utilize sua pontuação do Enem dos últimos 10 anos para conquistar uma condição exclusiva de estudos na Anhembi Morumbi.

Entrada Simplificada

Participe deste processo acessível, que dispensa o vestibular. Basta redigir uma redação sobre um tema determinado e enviá-la para o Vai de Bolsa, demonstrando suas habilidades de escrita e argumentação.

Vestibular Digital

Realize uma prova rápida e online para avaliar seu conhecimento e descobrir as oportunidades de estudo com base em seu desempenho, tudo de forma prática e sem a necessidade de comparecer pessoalmente.

Transferência

Aproveite disciplinas cursadas em outra instituição para ingressar na Anhembi Morumbi com condições especiais, podendo chegar a 100% de aproveitamento, garantindo flexibilidade no percurso acadêmico.

Segunda Graduação

Ingresse na Anhembi Morumbi para uma segunda graduação, aproveitando disciplinas cursadas anteriormente e desfrutando de condições especiais até a conclusão do novo curso, economizando tempo e recursos financeiros.

Certificado do Ensino Médio

Comece seus estudos sem a necessidade de realizar provas, enviando seu certificado de conclusão do ensino médio para ingressar diretamente no curso desejado, oferecendo uma alternativa direta para quem não fez o Enem ou busca uma entrada mais simplificada.

Agora que você já sabe que a Anhembi Morumbi é boa, inscreva-se gratuitamente e explore as diversas oportunidades de ingresso oferecidas pelo Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.