Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Descubra se a Universidade São Judas Tadeu é boa para estudar

universidade são judas tadeu é boa?

Você que está analisando as opções de instituições de ensino superior para ingressar em um curso de graduação, já se perguntou se a Universidade São Judas Tadeu é boa?

Essa e muitas outras perguntas são bastante naturais nessa etapa da vida. Afinal, esse passo vai contribuir, e muito, com o seu futuro no mercado de trabalho. 

Para te ajudar a descobrir tudo o que você precisa para tomar a sua decisão, preparamos um guia completo sobre a instituição. Continue lendo e tire suas dúvidas!

Sumário

Sobre a São Judas Tadeu

Fonte: Portal da Mooca

O Complexo Educacional São Judas Tadeu foi um marco na história da educação em São Paulo, em 1947. Sob a visão e dedicação do casal de professores Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, foi fundado o Curso de Admissão aos Ginásios do Estado, um primeiro passo que pavimentou o caminho para a consolidação do renomado Colégio São Judas Tadeu.

Já em 1971, foram criadas as Faculdades São Judas Tadeu, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis. A expansão não parou por aí, e no ano seguinte foram introduzidos novos cursos – de Letras e Matemática. Assim, a instituição crescia não só em tamanho, mas também em oferta acadêmica, abraçando diversas áreas do conhecimento.

A Universidade São Judas Tadeu foi oficialmente reconhecida pela Portaria Ministerial n° 264, de 4 de maio de 1989, e atualmente, com mais de cinco décadas de trajetória, está consolidada como referência no cenário educacional paulista. 

Trata-se da instituição privada com o melhor conceito médio de graduação no Estado de São Paulo, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC). Além disso, ela figura entre as três melhores do estado, segundo avaliação do próprio Ministério da Educação.

A história da São Judas Tadeu é, portanto, uma história de superação, de dedicação e de compromisso com a educação de excelência. É um legado que inspira gerações futuras de estudantes e educadores, e que continua a ser construído dia após dia, através do empenho de uma comunidade acadêmica comprometida com o progresso e com o saber.

Diferenciais da instituição

Com mais de 100 cursos entre graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e outros, a Universidade São Judas Tadeu consolida sua reputação com uma série de diferenciais que a colocam em posição de destaque no cenário acadêmico e profissional. 

Sua presença se estende por 11 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, garantindo acesso facilitado a uma educação de alto nível a estudantes em diversas regiões.

A metodologia acadêmica inovadora, ancorada no Ecossistema Ânima, permite a integração dos alunos com o mundo do trabalho desde os primeiros semestres, preparando-os para os desafios e demandas do mercado profissional de forma prática e dinâmica.

A qualidade do corpo docente é outra característica marcante da instituição, com mais de 97% dos professores com titulação de mestres e doutores.

O apoio aos estudantes não se limita apenas à sala de aula, mas se estende ao desenvolvimento de suas carreiras. O Núcleo de Estágios e Carreira Vida & Carreira oferece suporte desde o início da jornada acadêmica até o avanço profissional, auxiliando os estudantes a alcançarem seus objetivos.

A excelência dos cursos oferecidos é comprovada por diversos reconhecimentos, como o Selo de Qualidade OAB Recomenda, conferido ao curso de Direito das unidades Mooca e Butantã. Além disso, a instituição conta com mais de 150 laboratórios equipados com tecnologia de ponta, proporcionando aos alunos uma formação prática e atualizada em suas respectivas áreas de estudo.

Unidade Butantã. Fonte: Universidade São Judas Tadeu

Modalidades de ensino na São Judas Tadeu

A São Judas oferece quatro modalidades de ensino. Assim, é possível escolher a mais adequada, de acordo com as suas preferências e possibilidades:

  • Presencial
  • Semipresencial
  • São Judas Live
  • Ensino a Distância

Como saber se a São Judas Tadeu é boa pela avaliação do MEC

Para verificar o reconhecimento do Ministério da Educação de qualquer instituição de ensino superior é fácil! Basta acessar o Sistema e-MEC e fazer a sua pesquisa. No mesmo endereço, é possível conferir a nota individual dos cursos de graduação ou de especialização. 

Confira o passo a passo:

  1. Entre em https://emec.mec.gov.br/.
  2. Clique na opção “Instituição de ensino superior”.
  3. No campo seguinte, “Nome, Sigla ou Código da Instituição”, preencha com o nome da faculdade. 
  4. Em UF, digite o estado onde fica o campus. 
  5. O site vai carregar a lista de municípios do estado.
  6. Todos os campos seguintes são opcionais, mas quanto mais informações forem preenchidas, mais refinada será a sua pesquisa. 
  7. Por último, digite o código que vê na imagem, para atestar que você não é um robô e clique em “Pesquisar”.

Os resultados aparecem no fim da página, logo após os campos que você preencheu, e mostram três índices:

  • IGC: Índice Geral de Cursos – É uma média das notas (CPC) de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos em uma instituição de ensino. A divulgação é anual.
  • CI e CI-EaD: Conceito Institucional – Conceitos definidos após visita presencial do MEC para avaliar instalações físicas da instituição, políticas de gestão e plano de desenvolvimento.
  • Resultados da busca – nota de um curso específico da instituição.

Para saber as notas de um curso, é só clicar no menu superior, em “graduação” e consultar a lista de todos os cursos oferecidos por esta instituição de ensino. 

Entenda o que significam os índices:

  • Enade: nota da avaliação que mede o conhecimento dos alunos que se formam naquele curso. Cada graduação recebe essa avaliação de 3 em 3 anos.
  • CPC: nota que considera o desempenho dos alunos no Enade, qualificação do corpo docente e recursos didático-pedagógicos (como laboratórios).
  • CC: Se um curso tirar 1 ou 2 (desempenhos insatisfatórios) no CPC, deverá receber uma visita presencial de representantes do MEC, para que uma nova avaliação seja feita, de forma definitiva (que leva ao Conceito de Curso – CC). Quando, mesmo depois desta segunda chance, a nota continua baixa, o curso é descredenciado.
  • IDD: O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado representa a diferença entre o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem) de um curso.

É importante lembrar de verificar o índice mais recente, combinado? 

Notas da São Judas Tadeu na avaliação do MEC

As notas do MEC para a Universidade São Judas Tadeu são:

  • IGC: 4
  • CI: 4
  • CI-EaD: 5

A avaliação com nota 4 em Conceito Institucional (CI) indica que a São Judas Tadeu é boa e atende integralmente a todos os requisitos do MEC, inclusive, para a modalidade EaD a instituição recebeu a nota máxima, com 5 pontos. Já a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) demonstra que o nível geral dos cursos é avaliado como ótimo pelo Ministério.

Unidade da Mooca. Fonte: Universidade São Judas Tadeu

5 cursos mais bem avaliados da São Judas Tadeu

A São Judas Tadeu tem uma excelente avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do MEC. Este indicador avalia os cursos de graduação no ano seguinte ao da realização do Enade. 

Dos cursos avaliados se destacam: 

  1. Direito
  2. Jornalismo
  3. Administração
  4. Ciências Econômicas
  5. Publicidade e Propaganda

Além disso, a avaliação da CAPES apontou aumento na pontuação para os cursos de Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional, com notas 4 e 5: 

  • Engenharia Civil (Mestrado Profissional): 4
  • Educação Física (Mestrado e Doutorado): 5
  • Arquitetura e Urbanismo (Mestrado e Doutorado): 5
  • Ciências do Envelhecimento (Mestrado): 5

Como é estudar na Universidade São Judas Tadeu? 

Nada melhor do que saber o que pensam os estudantes de uma universidade para saber se ela é realmente boa, concorda? Separamos alguns depoimentos de alunos que demonstram satisfação e reconhecimento da qualidade do ensino na São Judas Tadeu. 

Voltei a estudar depois de alguns anos e optei por ensino a distância. Dentre todas plataformas que conheci esta é de longe a melhor, mais funcional e intuitiva. Além de um design lindo, que facilita a concentração. A grade do curso é completa e muito bem explicada desde o início. Os conteúdos estão muito bons até o momento. Eu recomendo, principalmente pelo custo benefício com o convênio. Vale super a pena.

Arlindo Neto

Estou no primeiro semestre e já estou fazendo um projeto prático que envolve montagem com madeira, e a universidade oferece todas as ferramentas de boa qualidade, desde serras tico-tico à furadeiras de bancada. As aulas práticas se encaixam bem com as teóricas, já começamos aprendendo a utilizar paquímetro, micrômetro, o conceito do “pi” na prática, entre outras coisas. 

Ricardo Cunha

No começo é tudo novo, totalmente diferente das escolas, um ambiente onde há lugar para todos! Muitas coisas não faziam sentido, até que comecei realmente a fazê-las na prática, e descobri que realmente o método usado pelos professores dá super certo! Gostei muito das atividades, pois me sinto evoluída em relação ao começo do curso, não só profissionalmente mas como uma pessoa melhor.

Sara Cruz

Unidade São Judas, Campo Unimonte. Fonte: Universidade São Judas Tadeu

Como conseguir uma condição exclusiva para estudar na São Judas Tadeu

E então, ficou empolgado de saber que a São Judas Tadeu é boa? Então, temos uma notícia que você vai gostar ainda mais: existem diversas formas de ingresso com condições exclusivas pelo Vai de Bolsa. Descubra qual é a melhor opção para você! 

Enem

Utilize sua pontuação do Enem dos últimos 10 anos para conquistar uma condição exclusiva de estudos na São Judas Tadeu.

Entrada Simplificada

Participe deste processo acessível, que dispensa o vestibular. Basta redigir uma redação sobre um tema determinado e enviá-la para o Vai de Bolsa, demonstrando suas habilidades de escrita e argumentação.

Vestibular Digital

Realize uma prova rápida e online para avaliar seu conhecimento e descobrir as oportunidades de estudo com base em seu desempenho, tudo de forma prática e sem a necessidade de comparecer pessoalmente.

Transferência

Aproveite disciplinas cursadas em outra instituição para ingressar na São Judas Tadeu com condições especiais, podendo chegar a 100% de aproveitamento, garantindo flexibilidade no percurso acadêmico.

Segunda Graduação

Ingresse na São Judas Tadeu para uma segunda graduação, aproveitando disciplinas cursadas anteriormente e desfrutando de condições especiais até a conclusão do novo curso, economizando tempo e recursos financeiros.

Certificado do Ensino Médio

Comece seus estudos sem a necessidade de realizar provas, enviando seu certificado de conclusão do ensino médio para ingressar diretamente no curso desejado, oferecendo uma alternativa direta para quem não fez o Enem ou busca uma entrada mais simplificada.

Agora que você já sabe que a Universidade São Judas Tadeu é boa, 

inscreva-se gratuitamente e explore as diversas oportunidades de ingresso oferecidas pelo Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.