Um papel em branco e mais um desafio: escrever. Para alguns, a sensação é quase desesperadora. Formular palavras, frases e parágrafos costuma ser uma tarefa difícil. A pressão também é grande. Afinal, a redação costuma ter um peso importante na nota do vestibular. No entanto, para driblar tudo isso, nós vamos dar algumas dicas de como estudar redação.
É preciso conhecer os diferentes estilos de texto: dissertativo-argumentativo, explicativo, narrativo, informativo, descritivo e injuntivo. Além disso, para saber como estudar redação é preciso entender a estrutura do texto. Construir o início, o meio e o fim.
Escrita no Brasil
Antes de se culpar por não ser o melhor de todos os escritores, leve em consideração o contexto social. O Brasil ainda é um país de analfabetos. A população, de forma geral, tem ganhado mais autonomia e oportunidades, mas ainda está em evolução. Assim como aprendemos a construir grandes empresas, a usar a tecnologia com mais inteligência, é preciso saber como estudar redação. Essa é uma prática.
Para se ter uma ideia, em 2018, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram um déficit no país. Mais de 11,3 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não sabiam ler e escrever. Esse número representa uma taxa de analfabetismo de 6,8%.
O número é alto e tem um reflexo na realidade das famílias que já saíram dessa etapa e já foram alfabetizadas. Significa que a inteligência dissertativa ainda é recente na nossa sociedade. Estamos amadurecendo e compreendendo a arte da escrita e como ela pode ser melhorada e adaptada ao nosso cotidiano. Então, como estudar redação sem deixar de lado essa referência?
A resposta é ultrapassando limites, mas respeitando diferenças. Para aprender a escrever as pessoas precisam ler com mais frequência. Além disso, precisam saber por onde começar e quais conteúdos consumir.
Tipos de redação
Já que a proposta é saber como estudar redação, vamos aprender primeiro os tipos de textos existentes. São muitos, cada um com um objetivo e um estilo de escrita. É preciso entender para escrever. Conheça:
Dissertativo-argumentativo
É preciso conhecer e dominar o conteúdo do texto para conseguir escrever um material dissertativo-argumentativo. Afinal, a proposta desse conteúdo é expor ao leitor alguns materiais para convencê-lo de um fato ou ideia.
Para saber como estudar redação de um texto dissertativo-argumentativo, lembre-se que ele também tem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Você precisa organizar as ideias em uma lógica. Para se aprofundar nesse estilo, vale prestar mais atenção em matérias como artigos, resenhas, cartas de opinião, editoriais jornalísticos, ensaios e dissertações. Esses são só alguns exemplos de materiais.
Dissertativo-explicativo
Para entender como estudar redação de um texto dissertativo-explicativo, além de dominar o conteúdo é preciso ter vocabulário. Sua missão aqui será explicar os fatos e, para isso, vai precisar ter uma boa capacidade de conceituação, comparação e descrição.
Para ficar mais fácil de entender, separamos alguns exemplos de texto dissertativo-explicativo: trabalhos acadêmicos, matérias jornalísticas, palestras, seminários, entradas de enciclopédia. Leia com mais atenção esses materiais. Veja e analise a narrativa. Identifique diferenças entre os textos e assim você saberá como estudar redação.
Narrativo
Essa é outra possibilidade da escrita. O texto costuma ser um pouco mais complexo. Por isso, exige também mais atenção para saber como estudar redação no estilo narrativo. Esse material costuma apresentar personagens e descreve suas histórias em determinado tempo e espaço. Assim, os conteúdos estão sempre relacionados e em uma ordem lógica.
Existem alguns exemplos do estilo narrativo. Separamos alguns: conto, crônica, novela, romance, fábula e lenda.
Informativo
Para saber como estudar redação, você já viu até aqui que existem muitos estilos e possibilidades. O texto informativo é mais uma delas. Para isso, saiba que esse formato não exige um profundo grau de conhecimento sobre o assunto ou o tema abordado. A proposta é fazer uma escrita rápida e sem muito aprofundamento do tema. A principal missão é informar. Então, os fatos costumam ser desmembrados e só entram em um mesmo texto se eles têm alguma relação.
Conheça os principais exemplos desse estilo: verbete de dicionário, entrevista, notícias jornalísticas.
Descritivo
Existe mais uma possibilidade de como estudar redação no estilo descritivo. Esse texto costuma apresentar fatos, objetos, lugares ou pessoas. A proposta realmente é descrever o conteúdo. Para conhecer melhor essa opção de escrita, seguem os exemplos que merecem a sua atenção: diário, cardápio, relato, depoimento, anúncio de classificados, biografia, currículo.
Injuntivo
Esse é um estilo um pouco mais complexo. Exige certo grau de atenção, conhecimento e entendimento de como estudar redação. O estilo injuntivo costuma orientar, persuadir ou instruir o leitor. A proposta principal é trabalhar com verbos imperativos. Para isso, conheça os exemplos: regulamentos, manuais de instrução, bula de remédio, receita culinária, prescrição médica, propaganda.
Avaliação e resultados de uma redação
Agora que você recebeu mais informações sobre os estilos de texto e sabe como estudar redação, veja como está o resultado dos concorrentes. Segundo a imprensa, levando em consideração a realidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o número de estudantes com nota mil subiu pela primeira vez desde pelo menos 2014. Ou seja, as pessoas estão se preparando melhor e conhecendo mais sobre o tema. Para você ter uma ideia, a quantidade de redações com nota zero sofreu uma redução de dois terços, de 309.157 para 112.559.
Assim, dá para perceber que a concorrência aumentou bastante. Saiba que, das 4,1 milhões de redações corrigidas, 112.559 tiveram nota zero. Em 1,12% dos casos, o motivo da nota zero foi o participante ter entregado a prova em branco. Então, apesar de tudo, não significa que os estudantes não sabem escrever. Podem apenas ter se atrapalhado com o tempo de resposta da prova e deixado de preencher a redação.
Quer saber como se destacar nesse montante? Separamos mais algumas dicas para você saber como estudar redação.
Siga as dicas
Existem muitas possibilidades para você estar atento e saber como estudar redação. Aqui, separamos dicas fáceis para você começar nesse desafio.
Acompanhe as notícias
Esteja sempre informado. Pode ser pelo site, impresso ou redes sociais O importante é saber das principais notícias que acontecem no Brasil e no mundo. Ter conhecimento e informação é a base para você começar uma boa escrita. É preciso dominar assuntos para conseguir argumentar e construir um texto. Então, esteja atento.
Explore a internet
Além de conseguir mais informação, a internet pode apoiar você na busca por novas formas de aprender como estudar redação. Existem muitos vídeos e textos disponíveis de forma gratuita para apoiar você nessa missão.
Leia resenhas críticas
Ler outros conteúdos, diferentes do seu dia a dia, é uma ótima solução. Ajuda você a sair da zona de conforto e perceber como os estilos de texto se complementam.
Analise os temas dos anos anteriores
Se a sua proposta é aprender a escrever para passar em um vestibular, por exemplo, estude as últimas provas. Revise temas de redações anteriores. Faça muitos testes.
Faça reflexões pessoais sobre os fatos
Antes de colocar o conteúdo no papel, revise o assunto. Faça uma reflexão. Fale em frente ao espelho e explique para si mesmo o conteúdo. Isso pode facilitar a sua escrita. Vai organizar suas ideais.
Fique atento às polêmicas
Além de saber sobre as notícias, é preciso identificar as mais relevantes. O que gera polêmica pode ser o seu próximo assunto de prova.
Troque suas redações com seus amigos
Se você tem um grupo de amigos, troque redações. Assim, você pode receber feedbacks de como está escrevendo e também pode analisar como outra pessoa desenvolveu a mesma ideia.
O que o Enem cobra de uma redação
Já que estamos falando de como estudar redação, vamos deixar aqui um exemplo da principal prova do Brasil, o Enem. Veja o que você precisa saber para se dar bem:
- Demonstrar domínio da língua portuguesa.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Aproveite e veja no nosso blog dicas de como fazer uma boa redação no Enem e a nossa listas de séries que podem contribuir com a redação do Enem.