O que aconteceu com o Telecurso 2000? Na verdade, foram 37 anos na grade matinal da programação da TV Globo e não é à toa que o Telecurso 2000 virou sinônimo de ensino pela televisão! Ele não é mais exibido pela Rede Globo, mas continua indo ao ar na Canal Futura em diversos horários e também está disponível na internet.
Todos os episódios das disciplinas do Ensino Fundamental (anos finais, do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio estão disponíveis, gratuitamente, no canal do Telecurso 2000 no YouTube. As teleaulas estão organizadas de acordo com o nível de ensino e a disciplina, e todos podem conferir ainda as matérias especiais, como as dedicadas à redação, por exemplo.
Além disso, o Telecurso 2000 Profissionalizante oferece diversos cursos técnicos e profissionalizantes, vários deles em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP).
Quer saber mais sobre o programa, como funciona a conclusão do ensino médio pelo Telecurso 2000, como acompanhá-lo e qual a sua história? Então vem com a gente!
E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse, inclusive na modalidade a distância, nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.
Saiba mais: Revisão para o Enem: o que fazer nos últimos dias antes da prova
O que era Telecurso 2000?
O que chamamos de telecurso é uma tecnologia educacional reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Muito utilizado em diversas salas de aula espalhadas pelo país, tem nas teleaulas seus conteúdos mais acessados.
Já o Telecurso 2000 profissionalizante é considerado um dos maiores projetos de educação a distância no Brasil. Atualmente, ele pode ser acompanhado pela televisão ou pela internet. Seu foco principal é atuar na solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.
Ou seja, o Telecurso 2000 foi desenvolvido para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou tiveram que interromper os seus estudos.
Além de atuar no ensino remoto nas casas dos brasileiros, o Telecurso 2000 também foi implementado em salas de aula em todo o Brasil, por meio de parcerias com prefeituras, governos e instituições públicas e particulares. Desde então, mais de 1,6 milhão de estudantes já concluíram o Ensino Fundamental e Médio por meio do telecurso.
Além disso, desde 2001, o Telecurso 2000 é currículo de referência para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Encceja
Como acompanhar
O portal telecurso.org.br dá acesso às teleaulas, material didático e orientações para estudar em sala de aula ou por conta própria.
Na internet, todos os episódios das disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio estão disponíveis no canal do Telecurso no YouTube. Já no site do Telecurso as teleaulas estão organizadas de acordo com o nível de ensino e a disciplina.
Os vídeos podem ser assistidos nos smartphones, tablets e computadores com acesso à internet. Quem possui dispositivos como Chromecast ou EZCast pode espelhar o conteúdo da tela dos dispositivos na TV.
Na televisão, você pode acompanhar os conteúdos através das seguintes emissoras:
- TV Cultura: de segunda a sexta, às 5h45, as aulas disponíveis são de Ciência, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia, disciplinas do Ensino Fundamental.
- Canal Futura: de segunda a sexta, às 8h, às 13h e às 18h15, nas principais operadoras do país pelos canais: Sky – 434 HD e 34; Net e Claro TV – 534 HD e 34; Oi TV – 35 e Vivo – 68HD e 24 fibra ótica. Na TV aberta (pela rede de TVs universitárias) e no Futura Play.
- A TV Brasil e as emissoras TV Aparecida e Rede Vida também transmitem o programa.
Quais disciplinas estão disponíveis
Como já mencionamos, o Telecurso 2000 traz teleaulas para os anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano; Ensino Médio; profissionalizante e técnico. Cada aula tem duração média de 15 minutos e ao final é feita uma revisão do conteúdo assistido. No caso dos cursos técnicos, cada curso é constituído por 800 horas-aula, divididas em três módulos, cada um com 16 semanas de duração.
Confira a seguir quais são as matérias e curso disponíveis. Você pode acessá-los em www.telecurso.org.br. Não faltam opções!
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- Geografia;
- Língua portuguesa;
- História;
- Inglês;
- Matemática;
- Ciências.
Ensino Médio
- Geografia;
- Língua Portuguesa;
- História;
- Inglês;
- Matemática;
- Biologia;
- Física;
- Química;
- Filosofia;
- Sociologia;
- Artes Plásticas;
- Teatro;
- Música;
- Espanhol.
Profissionalizante
- Universo da Mecânica;
- Organização do trabalho;
- Normalização;
- Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico;
- Cálculo técnico;
- Metrologia;
- Processos de fabricação;
- Materiais;
- Ensaios de materiais;
- Elementos de máquinas;
- Tratamento térmico;
- Tratamento de superfície;
- Manutenção;
- Automação;
- Higiene e segurança no trabalho;
- Qualidade ambiental;
- Qualidade;
- Gestão de pessoas;
- Administração da manutenção.
Técnico
- Administração Empresarial;
- Gestão de Pequenas Empresas;
- Secretariado e Assessoria.
Saiba mais: Curso profissionalizante: 5 cuidados na hora de optar por um
Quando iniciou o Telecurso 2000?
O precursor do Telecurso 2000 foi o Telecurso 2º Grau, lançado em 1977 a partir de uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, e a Fundação Roberto Marinho, da TV Globo). Por isso, era exibido na TV Cultura e na TV Globo. O programa era voltado para pessoas com mais de 21 anos que pretendiam fazer os exames supletivos oficiais para obter certificado de conclusão do antigo 2º grau, hoje Ensino Médio.
Em 1981 foi criado o Telecurso 1º Grau. Já em 1986 a Fundação Roberto Marinho criou o Novo Telecurso 2º Grau, em parceria com a Fundação Bradesco, que obteve autorização para avaliar e certificar o curso com validade para prosseguimento de estudos em todo território nacional, em escolas e classes montadas em empresas.
Em 1995, a Fundação Roberto Marinho e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançaram o Telecurso 2000. Ele é dirigido a uma parcela da população que não completou o ensino fundamental ou o médio.
Junto com ele também foi criado o Telecurso 2000 Profissionalizante. O Telecurso 2000 se popularizou na Rede Globo, que transmitiu o programa aos fins de madrugadas durante a semana, objetivando que trabalhadores pudessem assistir o telecurso antes da sua jornada de trabalho.
Em 14 de novembro de 2014, após 37 anos, o Telecurso 2000 deixou de ser exibido na Rede Globo. A Fundação Roberto Marinho levou o Telecurso na íntegra para um novo portal gratuito na Internet, com todas as teleaulas completas e legendadas. A exibição diária foi mantida nos demais canais – TV Cultura, Canal Futura, TV Brasil, TV Aparecida e Rede Vida.
Telecurso 2000 durante a pandemia
Durante a pandemia, os alunos do Ensino Fundamental e Médio podem frequentar salas de aula online, com a orientação de professores, oferecidas gratuitamente pelo projeto Classes Abertas, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho.
As inscrições são gratuitas pelo site telecurso.org.br. Na página também há dicas para pais e alunos organizarem o estudo em casa durante a pandemia do coronavírus.
As aulas de reforço escolar do Classes Abertas seguem, na internet, a grade da programação do Canal Futura. A faixa Estude em Casa traz um conjunto de conteúdos educativos para ajudar quem teve sua rotina escolar alterada por causa da prevenção à Covid-19.
Opções de cursos tecnólogos EAD
Se você sempre gostou do Telecurso 2000 e tem afinidade com capacitações e cursos a distância, pode se interessar também por uma graduação na modalidade tecnólogo e a distância (EAD). Na plataforma Vai de Bolsa há várias opções para você. Confira abaixo alguns cursos disponíveis e aproveite as facilidades na matrícula direto na plataforma:
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
- Tecnologia em Segurança Pública
- Gestão da Tecnologia da Informação
- Tecnologia em Turismo
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica
- Tecnologia em Comércio Exterior
- Tecnologia em Gastronomia
Se você gostou desse conteúdo e se interessa por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!