Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso profissionalizante: 5 cuidados na hora de optar por um

Uma das melhores maneiras de ingressar no mercado de trabalho é buscar uma qualificação profissional. Sendo assim, uma opção interessante para isso pode ser buscar um curso profissionalizante. Além de diversos benefícios, ele pode agregar um grande diferencial em sua carreira profissional. Embora seja muito vantajoso optar por essa modalidade de formação, nem sempre é muito fácil escolher qual a melhor área para se estudar. Mas tem solução para isso.

Saiba que uma escolha errada pode fazer você perder tempo e dinheiro e fazer com que a carreira profissional não transmita nenhuma motivação para você.

Para isso, uma das melhores formas para escolher um curso profissionalizante pode ser encontrar bons motivos para se dedicar a essa formação. Veja a seguir e confira 5 motivos relevantes para optar por um curso profissionalizante e fazer com que a carreira profissional não seja um peso para você.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

5 quesitos importantes na hora de fazer um curso profissionalizante

Uma das verdades do mercado de trabalho atual é que aquele que não tiver uma qualificação, dificilmente terá espaço em uma empresa ou destaque na profissão. Ficar fora do mercado pode gerar muitas vezes um sentimento de frustração. Afinal de contas, estudar pode ser a única saída possível para melhorar de vida ou de carreira. Um curso profissionalizante é uma boa alternativa para que você consiga uma qualificação profissional.

Além disso, buscar esse tipo de formação pode ser útil se você também deseja fazer uma transição na carreira. Sendo assim, tem uma forma de ensino mais prática, completamente voltada para o rápido ingresso no mercado. Ao fazer isso, capacita alguém a ter uma profissão reconhecida, o que permitirá que exerça uma atividade específica, condizente com a formação escolhida.

Para saber como escolher o curso certo, confira 5 bons motivos para fazer uma decisão sábia e garantir uma carreira de sucesso:

1- Conheça os seus objetivos e determine o seu foco profissional

A primeira dica para escolher um curso profissionalizante é a de você fazer uma autoavaliação e buscar ou autoconhecimento. Certamente isso ajudará você a determinar os seus objetivos profissionais.

Tenha em mente uma coisa muito clara: o curso profissionalizante é uma boa opção de formação se você tem pressa para ingressar no mercado de trabalho. Nesse caso, ele é adequado se você busca uma profissionalização em um curso com uma base teórica bastante enxuta.

A grande vantagem desse tipo de formação é também a possibilidade de conhecer muito de uma profissão. Isso com o mínimo de tempo possível e um baixo investimento. Além disso, o curso profissionalizante permite que você aprenda mais sobre as especificidades de uma carreira se já possui conhecimento ou formação em alguma área.

Como a escolha certa de uma profissão depende muito do grau de afinidade, não deixe de colocar no papel aquilo que você mais gosta. Dificilmente você será um profissional realizado se não gosta da área que atua.

Ao fazer uma lista de suas preferências, você terá um bom apanhado de atuações possíveis. Isso ajudará você a determinar seus objetivos profissionais, alinhados à formação que escolheu.

2- Entenda qual o seu perfil profissional

A escolha de um curso profissionalizante certo depende muito do seu perfil. As pessoas são únicas no mundo e cada um tem uma área de preferência. Um bom exemplo disso é se você tem afinidade com a área das exatas ou não gosta de ler. Sendo assim, é muito pouco provável que vá gostar de um curso da área das humanas.

Outras pessoas gostam de gestão, financeira, de realizar atividades que exijam técnica apurada, têm afinidade com atendimento ao público, entre outras.

Portanto, entender sobre a sua vocação pode ser fundamental e fazer de você um profissional bastante diferenciado. Para isso avalie quais são as possibilidades dentro daquilo que você gosta e tente visualizar se essa profissão trará satisfação profissional.

3- Pesquise sobre o curso

De nada adianta você conhecer suas habilidade e preferências se não fizer um bom garimpo das possibilidades de cursos profissionalizantes ofertados. Para isso, faça pesquisa sobre as instituições de ensino, quais são prestigiadas e quais oferecem cursos que se encaixam no seu perfil.

Atualmente, não é muito difícil pesquisar sobre cursos. Você pode fazer isso utilizando a internet ou conversando com amigos e conhecidos que tenham estudado em alguma instituição. Isso pode ser muito útil para saber como é qualidade do ensino oferecido nesses cursos.

Ao realizar essas pesquisas, isso trará um amadurecimento nas escolhas. Assim, dificilmente escolherá uma instituição de ensino com uma qualidade ruim de ensino. Além disso, você poderá conhecer sobre as possibilidade que que o curso pode oferecer, como instalações, metodologia pedagógica, corpo docente, entre outras.

Ao pesquisar sobre o curso, você também poderá conferir as mensalidades cobradas. Verificar, assim, se elas cabem ou não no seu bolso. Isso será muito eficiente na hora de fazer um planejamento financeiro para cobrir os estudos.

4- veja as possibilidades de atuação no mercado

Para escolher um curso profissionalizante, saiba que nem tudo se trata dos objetivos pessoais. É importante avaliar como está a oferta de empregos dentro da área que você deseja atuar. Se a área estiver em baixa, você terá dificuldades em encontrar emprego ao se formar.

Além de ser um transtorno econômico, pode ser uma frustração bem grande ao ter dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Para decidir e avaliar as possibilidades de atuação na carreira que deseja escolher, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Ofertas de vagas;
  • Opções de carreira;
  • Se o mercado está aquecido ou em baixa;
  • Se a área escolhida está expandindo;
  • Se existe a opção de plano de carreira;
  • Se existe a possibilidade de trabalhar em outras cidade, caso você tenha interesse em se mudar;
  • Se a carreira para a profissão escolhida é estável;
  • Qual a faixa salarial para quem exerce a profissão da carreira que escolheu.

Portanto, ao levar em conta todos esses quesitos, você terá condições de fazer uma boa avaliação da profissão que deseja escolher. Além de decidir sobre outra área correlata, caso a área pretendida não atenda as suas expectativas.

5- Entenda mais sobre as modalidades de ensino que podem ser encontradas

Para escolher uma profissão adequada, você deve entender que encontrará alguma formações possíveis. Para isso, você precisa verificar qual é o momento em que você está. Isso envolve saber se quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Ou se deseja se aprofundar em conteúdos teóricos, e essa formação somente uma graduação poderá oferecer.

Veja a seguir as modalidades de formação que encontrará para se formar em uma carreira:

  • Curso profissionalizante;
  • Ensino Médio Técnico;
  • Curso Tecnólogo;
  • Curso Superior.

Saiba que cada uma dessas opções levará você a destinos profissionais diferente. Isso não quer dizer que terá mais realização na carreira ou menos. É preciso saber apenas quais são os seus objetivos profissionais e qual carreira deseja seguir.

Conclusão

Agora você conhece mais sobre o que deve ser considerado na hora de começar a fazer um curso profissionalizante. Com certeza, saberá escolher com mais sabedora a sua futura formação profissional. Saiba que mesmo após formado, sempre é importante ir buscando atualizações na carreira para que seu currículo e atuação profissional não sejam obsoletos.

Ao fazer isso, você irá garantir estabilidade na atividade que exerce. Além disso, será um profissional diferenciado para o mercado de trabalho ou para a empresa que você colabora.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.